Sem dúvidas, o quarto é um dos ambientes mais importantes da casa, afinal, é dedicado ao relaxamento. Por essa razão, é preciso prestar atenção à mobília que será adicionada nele. Para isso, saber como organizar os móveis do quarto fará toda a diferença.

Na prática, o quarto ideal é aquele que tem uma disposição de móveis que visa o impacto visual e oferece boa circulação pelo espaço. Esse cuidado ajuda a evitar uma sensação claustrofóbica que ocorre em muitos cômodos pequenos. A mobília também deve criar uma atmosfera acolhedora.

Com base nessas premissas, o Eblog separou algumas dicas de organização de quarto para você melhorar questões como aparência e conforto. Confira abaixo nossas sugestões e transforme seu cantinho em um local prático, sem perder a personalidade decorativa!

1) Atente-se à disposição da cama no quarto de casal

Começar pela disposição da cama é uma das melhores formas de como organizar os móveis do quarto. Isso porque, por ocupar uma boa parte do espaço disponível no cômodo, essa peça necessita de uma atenção especial. Vale lembrar que essas regras também valem para cama de solteiro.

O ideal é que a cama seja implementada de frente para a porta, de modo que seja vista como o elemento mais importante do cômodo. Posicionar o móvel ao longo da maior parede do ambiente é outra forma para conquistar esse mesmo efeito na sua organização de quarto.

Não dispõe de espaço suficiente para acomodar o móvel no centro da parede oposta ou conta com portas e janelas que diminuem a amplitude do ambiente? Você pode colocá-lo no centro de uma outra parede ou em um ângulo, solução que, apesar de ocupar bastante espaço, é uma proposta decorativa original.

2) Considere a disposição da cômoda

Funcional em diferentes estilos decorativos, a cômoda é um complemento fundamental para que a composição dos móveis decorativos seja feita da forma correta. Contudo, assim como às demais peças, é preciso prestar atenção a alguns pontos antes de implementá-la no seu quarto.

Se as paredes do cômodo forem grandes, escolha uma opção baixa e larga, onde talvez você possa colocar uma TV para assistir confortavelmente da cama. Essa alternativa também pode ser utilizada como uma pequena biblioteca, o que deixa o ambiente chique e prático.

Agora, se você mora em apartamento e tem pouco espaço disponível, opte por modelos altos e estreitos. Com eles, é possível organizar o quarto pequeno e aproveitar o espaço na vertical. Essa disposição inteligente é fundamental na conquista de um ambiente mais confortável.

3) Verifique a distribuição dos objetos decorativos

Entre as dicas de organização de quarto, não poderiam faltar os móveis menores e os objetos decorativos. Após dispor as mobílias mais volumosas, como a cama, a cômoda e o armário, dedique um tempo especial para acomodar as peças pequenas. Afinal, elas também são responsáveis pelo resultado final.

Ter um lugar para acomodar itens, como o controle remoto ou o abajur, é ideal para aumentar a comodidade no dia a dia. Essa opção de como organizar os móveis do quarto mantém os itens ao alcance das mãos, quando você já estiver na cama. Para isso, as mesas de cabeceira são as melhores opções.

No entanto, atentar-se às diferentes formas e dimensões do móvel é essencial para fazer uma boa composição no seu ambiente. Às vezes, você pode preferir uma opção redonda, quando uma retangular faria um encaixe muito melhor, proporcionando maior conforto.

4) Leve em conta a posição dos móveis

Depois de colocar os móveis principais, avalie se há espaço suficiente para inserir outros, sem deixar de levar em conta suas necessidades. Caso precise de uma escrivaninha, você pode colocá-la debaixo de uma janela. Dessa forma, economiza espaço e ainda ganha um cantinho especial para os estudos ou o home office.

Possui um ambiente amplo e quer maior comodidade? Coloque um pequeno sofá ao pé da cama ou conte com uma poltrona em um canto do quarto. Outra alternativa é inserir uma estante pequena ao longo da parede. Com ela, é possível organizar seus livros e manter o ambiente ainda mais agradável.

Por fim, quando falamos do quarto pequeno e como organizar os móveis, o ideal é levar em conta a dimensão do cômodo. Para não errar nas escolhas, é essencial medir o espaço e adquirir móveis que se encaixem perfeitamente no seu ambiente.

Veja os móveis para quarto do Ecadeiras!

Após descobrir como organizar os móveis do quarto, aproveite para conferir os modelos disponíveis no E-cadeiras. Em nosso site, você encontra opções tanto para cômodos pequenos quanto grandes e ainda conta com condições especiais de pagamento. Confira nossos produtos e deixe a decoração do seu cantinho com a sua cara!