Assistir a um filme com os amigos e os familiares é um dos programas favoritos de muitas pessoas. Ainda mais quando você pode fazer isso no conforto do seu lar. Mas, para que esse tipo de lazer seja feito da melhor maneira, saber como montar uma sala de cinema em casa é essencial.

Seja para assistir a séries e esportes ou até mesmo jogar videogame, um sofá confortável e um bom sistema de som e imagem fazem toda a diferença. Caso você não saiba por onde começar, não se preocupe, pois o Eblog preparou dicas incríveis sobre como montar uma sala de cinema. Confira!

1) Invista em uma televisão

Com o avanço tecnológico, os televisores que mais chamam a atenção são as smart TVs. Isso porque, além de se conectarem à internet, elas dão acesso a aplicativos de redes sociais e streaming, ampliando as possibilidades de conteúdo para consumo.

Por isso, na hora da aquisição de um televisor, é muito importante se atentar às suas características e principais funcionalidades. Até porque há modelos que se conectam à internet por meio do Wi-Fi, enquanto outros precisam do auxílio de cabos apropriados.

Agora, se você tem um aparelho convencional e quer contar com essas vantagens, mas gostaria de evitar gastos, saiba que, com um transformador, como o chromecast, isso pode ser resolvido. Com ele, é possível adaptar a TV para conteúdos de plataformas on-line, ouvir músicas e até mesmo reproduzir páginas do navegador.

A resolução é outro fator que precisa ser levado em conta, afinal, ela é responsável por criar a atmosfera do cinema na sala de casa. A boa notícia é que não vão faltar modelos para escolha, já que as smart TVs possuem opções em 4K, full HD e muito mais.

2) Escolha um sistema de som

Com o televisor escolhido, o próximo passo é a aquisição de um sistema de som para potencializar sua sala de cinema em casa. Para isso, o home theater pode ser um excelente aliado. Contudo, se o seu ambiente for muito pequeno, um aparelho menos potente é o ideal.

No minicinema em casa, um sistema 5.1 — aquele que possui cinco caixas e um subwoofer — é mais do que suficiente. Já uma sala maior precisa de um equipamento 7.1, que conta com sete caixas e um subwoofer.

Independentemente do tamanho do espaço, as caixas devem ser espalhadas pelo cômodo e podem ser fixadas no teto. Já na acústica do cinema em casa, itens como mesas de madeira, sofás estofados e tapetes, são excelentes isolantes. Por outro lado, vidros e espelhos prejudicam a qualidade do som.

3) Opte por poltronas e sofás confortáveis

Uma das maiores vantagens da sala de cinema residencial é a liberdade decorativa que ela possui. Por ser um ambiente dentro da sua própria casa, você fica à vontade para apostar em móveis mais confortáveis, em diferentes cores, formatos e funções.

Para quem quer criar uma sala de sistema particular, as poltronas, as banquetas, as cadeiras e os puffs são ótimas opções. Extremamente bonitos e charmosos, esses móveis acomodam bem todas as suas visitas e, quando posicionados da forma correta, deixam o cômodo sofisticado e aconchegante.

Se a sua ideia é criar um ambiente que também funcione como sala de estar, uma boa solução é escolher um sofá retrátil ou reclinável. Isso porque ele ajuda a otimizar o espaço, conta com designs modernos, é macio e pode ter seu encosto ajustado.

4) Aposte em uma boa iluminação

O escurinho na sala de cinema em casa é essencial para que a experiência fique completa. Em ambientes claros demais, as cortinas blecaute são ótimas opções para controlar a claridade. Mas suas vantagens não param por aí, já que o escuro que elas oferecem ajudam a TV a entregar sua qualidade total.

Uma boa sala de cinema também pede iluminação indireta, que facilita a acomodação e o manuseio de bebidas e alimentos. A solução para isso é instalar spots no teto e nas paredes ou apostar em abajures e luminárias de chão direcionados para as laterais do cômodo.

Outra dica é pintar o local ou apenas a parede da TV em um tom mais escuro, pois isso potencializará a imersão durante a sessão caseira. Para completar a experiência, não se esqueça de deixar por perto algumas comidinhas, como pipoca, doces, sucos e refrigerantes.

Confira os estofados do Ecadeiras!

Depois de descobrir como montar uma sala de cinema em casa, que tal conferir os estofados do E-cadeiras? Aqui, você encontra móveis exclusivos com preços incríveis, condições especiais e diferentes modalidades de pagamento. Aproveite!