A decoração de quarto infantil é um dos melhores recursos para repaginar o cantinho do pequeno. Afinal, conforme os anos vão passando, eles começam a ter seus próprios gostos e preferências. Por isso, se esse for o caso, a ajuda da criança pode deixar a tarefa ainda mais divertida.

Vale lembrar que, além de refletir o mundo infantil, o quarto de criança deve ser organizado de uma forma que facilite a arrumação. Pensando nisso, o Eblog separou algumas dicas de decoração para quartos de meninos e meninas. Confira abaixo e escolha a opção que melhor atende à necessidade dos seus filhos!

1) Quarto branco infantil

Uma das melhores opções de decoração de quarto infantil é aquela que segue uma linha mais clean, sendo perfeita para quem tem bebê em casa. Isso porque ela potencializa a sensação de tranquilidade, ajuda a deixar o ambiente mais amplo e aumenta a luminosidade.

Para montar o quarto branco, é preciso contar com paredes e móveis nesse tom. Mas não se preocupe: apenas os principais itens, como a cama, o guarda-roupa e a cômoda, precisam seguir essas instruções. Afinal, eles são o suficiente para trazer sofisticação e harmonia para o ambiente.

Como esses móveis são mais neutros, eles são ótimas opções a longo prazo, já que podem acompanhar a criança ao longo do crescimento. Para aumentar ainda mais essa durabilidade, invista em móveis para quarto infantil com acabamento em madeira ou MDF esmaltado.

Contudo, não é porque as principais peças são claras que você tem que abdicar dos tons coloridos. Os itens decorativos, por exemplo, são ótimas formas de incrementar o quarto infantil e trazer uma atmosfera lúdica para o ambiente. Para isso, adicione quadros, livros e potes, em diferentes cores e formatos.

2) Quarto infantil pequeno

Apesar dos ambientes pequenos limitarem a escolha do mobiliário, quando organizados da maneira correta, não prejudicam a decoração de quarto infantil. Nesses casos, móveis com tamanhos compactos e tons claros são ótimas opções para ampliar a sensação de espaço visual.

Antes de adquirir qualquer móvel para decorar quarto infantil, uma boa dica é medir todo o espaço e planejar onde cada um vai ficar. Assim, você consegue ter uma visão mais consciente sobre qual é melhor opção, visando a comodidade e a circulação pelo ambiente.

Contar com móveis funcionais, como a cama infantil com gaveteiro ou a cômoda com apoio para TV, também faz toda a diferença. Dessa forma, é possível otimizar o ambiente, unindo beleza e praticidade. Outra vantagem é a facilidade que eles podem oferecer para as atividades diárias das crianças.

3) Quarto feminino X quarto masculino

Muitas meninas desejam que a decoração do quarto reflita suas preferências e personalidade. A boa notícia é que, com um pouco de pesquisa, isso é possível. Não sabe por onde começar? As opções temáticas podem ser uma excelente alternativa. Para isso, atente-se aos gostos da sua filha.

Além disso, se a intenção é criar um quarto versátil e que ofereça uma área para diversão, adicione um escorregador na cama. Já a escrivaninha é uma peça que não pode faltar no quarto de meninas que estão na fase escolar. Com ela, é possível aumentar a concentração e o conforto durante os estudos.

Na decoração quarto infantil masculino, o azul, o vermelho e o verde são as cores mais aplicadas no acabamento das paredes e dos móveis. Isso porque elas deixam o ambiente com um aspecto muito mais divertido, impulsionando a criatividade no dia a dia dos pequenos.

Nessa opção, vale ficar de olho nos gostos do seu filho, caso ele não seja mais um bebê. Isso irá te ajudar a abrir o leque de ideias sobre quais itens não podem faltar na decoração de quarto infantil. Além do mais, assim como as meninas, essa opção precisa de um cantinho especial para os estudos.

4) Quarto montessoriano

Você já ouviu falar sobre o quarto montessoriano? Criado pela educadora italiana Maria Montessori, por 1907, a intenção deste cômodo é atender às necessidades das crianças, e não dos adultos. Ou seja, esse quarto é projetado para oferecer elementos que estimulem a autoeducação e o desenvolvimento infantil.

Para isso, em vez de camas altas, os colchões são dispostos no chão, oferecendo maior liberdade para o bebê, que pode deitar e levantar quando quiser. Os brinquedos devem ficar dispostos em uma altura alcançável e, para melhor aproveitamento, os especialistas indicam que sejam trocados a cada 15 dias.

Confira os móveis do Ecadeiras!

Gostou de saber um pouco mais sobre a decoração de quarto infantil e quer conferir mais conteúdos como esse? Continue navegando pelo Eblog para descobrir como montar um quarto de estudos e muito mais.

Aproveite para conhecer os móveis exclusivos do E-cadeiras também. Por lá, você faz suas compras em poucos cliques, ainda conta com diferentes formas de pagamento, atendimento especializado e preços imperdíveis. Acesse!