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25 jul 2021


Passamos grande parte do dia sentados e precisamos ter cuidados com a postura. Quando algumas regras básicas não são levadas a sério, problemas como distensão dos ombros pescoço, dores de cabeça e dores crônicas são os primeiros sintomas a pequeno prazo que acarretam em nossa saúde.
As curvas da coluna precisam ser preservadas em qualquer posição, seja em pé, sentado ou deitado.
Quando sentado, o princípio básico é manter as costas e os ombros necessariamente apoiados no encosto.
Os pés devem estar sempre apoiados no chão. Escolha sempre uma cadeira com a opção de ajuste de altura. Se o seu ambiente de trabalho não disponibiliza uma cadeira com esta função, use livros ou qualquer outro tipo de apoio para colocar sob os pés.
Se você senta “escorregando” na cadeira, as suas curvas fisiológicas ficam invertidas. O ideal é que a lombar fique junto ao encosto da cadeira, devolvendo as curvaturas fisiológicas da sua coluna. Se você achar mais confortável, use almofadas para relaxar mais ainda a curvatura e os músculos.


 
Os cotovelos devem estar bem apoiados, num ângulo de 80°. Essa posição deixa a digitação bem mais confortável. Os apoios de pulsos ajudam a manter uma posição mais relaxante e servem para descansar as mãos nos intervalos.
Um exercício fácil que você pode realizar em qualquer lugar e em qualquer momento é fazer o alongamento da sua mão, puxando os seus dedos para cima, usando movimentos de resistência para trás. Faça em torno de 15 repetições para cada lado, pelo menos seis vezes por dia. Este exercício vai impedi-lo de desenvolver problemas no futuro. Mesmo se você não tem nenhum problema agora, você pode prevenir a dor futuramente.
A cada uma hora sentado, é importante levantar para fazer uma pausa de pelo menos 10 minutos levantado, para diminuir a sobrecarga e aumentar a circulação sanguínea do corpo,
Sentando da maneira correta e com a postura correta, você evita os desgastes desnecessários da sua coluna.