Na hora de fazer o projeto de uma casa, muitas pessoas preocupam-se com a disposição dos móveis e acabam deixando os tipos de iluminação em segundo plano. Contudo, é muito importante ressaltar que, assim como a mobília, as luzes também são essenciais na composição de um ambiente.

Para conseguir bons resultados, conhecer o funcionamento de todos os tipos de iluminação para o ambiente é essencial. Dessa forma, você consegue discernir com clareza a opção que melhor atende às suas necessidades, deixando o espaço bem mais agradável. Abaixo, veja seis opções diferentes!

Entenda a importância da iluminação

A iluminação é um ponto fundamental no projeto da sala, da cozinha, do quarto e das áreas externas. Afinal, é por meio dela que conseguimos deixar o ambiente bem mais aconchegante para os moradores do local. Outras vantagens são a funcionalidade, a beleza, o bem-estar e a economia de energia que ela pode proporcionar.

Além disso, um planejamento bem feito de iluminação opta por recursos sustentáveis, sem desperdiçar energia, e menor quantidade possível de lâmpadas. Com elas, você consegue manter a estética e o conforto de forma mais consciente com as questões ambientais.

A iluminação geral da casa é desenvolvida conforme a função de cada cômodo, indo das atividades realizadas ali até o estilo de quem mora na residência. Por isso, é muito importante saber sobre esse assunto e as variantes dele antes de começar um novo projeto ou uma reforma.

Saiba quais são os 6 tipos de iluminação

Conhecer os tipos de iluminação é essencial para quem quer entender melhor qual é a vantagem que cada um deles pode oferecer para os cômodos. No entanto, vale lembrar que, antes de tomar qualquer decisão, o ideal é contar com a ajuda de um profissional da área.

1) Iluminação direta

Como o nome já diz, a iluminação direta conta com luzes direcionadas a algum ponto específico. Essa opção é muito comum em locais que precisam de focos de luz em um determinado objeto, como acontece em escritórios, salas de estudo e consultórios médicos.

Em geral, essa opção é planejada com abajures, pendentes com lâmpadas de LED (itens que permitem o direcionamento da luz) e spots. Como esses itens não esquentam nem alteram a cor dos nossos móveis e dos objetos, são ótimos para melhorar nossa concentração, aumentando o rendimento.

2) Iluminação indireta

Aqui, apesar de a luz não ser o ponto principal, ela ajuda a destacar peças e objetos. Para fazer a iluminação indireta da sala, você pode apostar em luzes no chão, nos forros de gesso, nas sancas, etc. Lembrando que o ideal é que a superfície refletora delas seja clara, a fim de distribuir a luminosidade de um jeito mais íntimo.

3) Iluminação difusa

Um projeto feito com esse modelo tem a intenção de iluminar a sala de estar, o quarto ou a cozinha com suavidade, sem gerar sombras ou contraste com os móveis. O efeito é conquistado por meio de um filtro aplicado na lâmpada, que pode ser uma peça de acrílico ou vidro.

4) Iluminação linear

Este é um dos tipos de iluminação em que o projeto é feito por meio de linhas contínuas de luz. Quando essa versão é elaborada de forma equilibrada e bem distribuída, o resultado é uma estética interessante e moderna. É por causa desse motivo que essa opção é bastante utilizada em espaços funcionais.

5) Iluminação de orientação

Ambientes com iluminação de orientação são feitos para guiar as pessoas ao longo da transição pelo lugar. Geralmente, esse tipo é leve, mas constante. Os locais mais propícios para receber essa opção são as escadas, os corredores, os jardins e as piscinas. Para melhorar a segurança, as lâmpadas podem ser embutidas.

6) Iluminação de destaque

A iluminação de destaque ajuda a realçar pontos específicos da decoração. Nesse caso, utiliza-se uma luz mais concentrada, que ajuda a iluminar espaços dedicados ao paisagismo, fachadas e até mesmo a decoração da sala de estar. No entanto, é importante ter cuidado na hora de iluminar para não estragar objetos decorativos.

Conte com os móveis do Ecadeiras!

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de iluminação, que tal dar uma olhadinha nos móveis do E-cadeiras? Com eles, você consegue deixar os cômodos da sua casa muito mais bonitos. Acesse nosso site para conferir todas as nossas promoções e novidades!