Tendência no mundo arquitetônico, o conceito de ambientes integrados é novidade para muita gente. Como este projeto demanda muito planejamento, é importante entender tudo sobre ele antes de decidir trazê-lo para a realidade. 

Pensando nisso, o Eblog preparou este artigo repleto de informações para te deixar por dentro do que isso significa, quais são as vantagens e como decorar ambientes integrados de uma forma prática e funcional. 

O que são ambientes integrados? 

Assim como o próprio nome diz, o conceito de ambientes integrados refere-se à união de dois ou mais cômodos na mesma área, de modo que cada um dos espaços integre inteiramente o outro. 

Inicialmente conhecido como loft norte-americano, esse estilo arquitetônico surgiu por meio da transformação de galpões desativados em ambientes residenciais e comerciais. Com essa mudança, a ideia foi se expandindo e, hoje, é uma tendência entre quem busca por modernidade e otimização para os imóveis.  

Independentemente do local, as opções de integração são diversas e podem ser feitas em qualquer cômodo. Você pode integrar os ambientes que desejar, seja uma cozinha, um quarto, uma sala de estar ou até uma área externa, deixando sua casa ainda mais aconchegante. 

Principais vantagens de investir em um ambiente integrado

Existem muitos benefícios em optar por apartamentos e casas com ambientes integrados. Pensando nisso, separamos as quatro principais vantagens desse estilo para você conferir! 

1. Amplitude nos espaços

Com a integração de dois ou mais ambientes, você otimiza espaços e garante mais amplitude para seu imóvel. Sem paredes ou divisórias, a sensação de uma superfície maior é evidente, e você consegue explorar cada parte dela. 

2. Praticidade para o dia a dia

Ambientes integrados facilitam a organização, a limpeza e até a circulação de pessoas. Com menos divisões, fica mais prático executar ações em cômodos que normalmente são menores, como cozinhas e escritórios. 

3. Iluminação e ventilação natural 

A ventilação e a iluminação em ambientes integrados são grandes vantagens desse estilo. Isso porque, com o ambiente livre, sem divisões, tanto a iluminação quanto a ventilação natural ficam mais intensas. Com isso, os cômodos passam a ter mais contato com a luz solar e melhor circulação de ar. 

4. Estimulação para o convívio 

Os ambientes integrados são ideais para quem procura por locais acolhedores, que aproximam as pessoas. Sendo áreas abertas e, geralmente, comuns na residência, como cozinhas e salas, os cômodos integrados estimulam a proximidade entre moradores e são excelentes para quem gosta de receber visitas.

Como fazer para integrar ambientes? 

Para integrar os ambientes, alguns fatores são imprescindíveis e devem ser pontuados antes de qualquer planejamento. No caso de locais em que a reforma é necessária, a dica inicial é contratar um especialista para que ele veja e informe toda a situação da área. 

Agora, se a ideia em questão for constituir um apartamento com ambientes integrados, é muito importante conversar com o síndico ou o responsável pelo condomínio para que as alterações sejam feitas sem gerar problemas. 

Depois de analisar todo o local e falar com quem precisa, você pode traçar um plano para começar a desenvolver a ideia. Nessa etapa, é muito importante pensar na rotina dos moradores do local, no orçamento disponível para a obra e na decoração que o ambiente vai ter, sempre tendo em mente a separação tênue dos cômodos. 

Após tomar todas as decisões sobre os fatores acima, basta colocar as ideias no papel e começar a integrar seus cômodos do jeito que quiser. Se o plano for criar um ambiente integrado sala e cozinha, a dica é delimitar os dois espaços com pisos diferentes, sendo um de madeira, para sala, e outro de porcelanato, para cozinha, por exemplo. 

Dicas práticas para decorar ambientes integrados

Na hora de decorar ambientes integrados, é importante pensar muito para não cometer grandes equívocos. Independentemente dos cômodos, ter cautela sobre alguns pontos de decoração pode garantir um local dos sonhos. 

Para começar, pensar na paleta de cores é essencial. Se você deseja um resultado agradável, a dica é buscar inspirações. Caso a ideia seja criar um local sofisticado, os tons neutros, como bege ou  cinza, são uma boa alternativa. Agora, se a intenção é obter um ambiente estimulante, apostar em tons mais escuros, como laranja e amarelo, é o melhor caminho. 

Da mesma forma, as cores dos móveis, como sofás e racks, e os tipos de pisos devem ser estudados para que o ambiente seja bem decorado. A sugestão é criar uma unidade visual, combinando cada detalhe e item do espaço. 

Se desejar incrementar com acessórios e elementos decorativos, a ideia é procurar os que conversem entre si. Seja em um ambiente integrado sala de estar, jantar, TV, com muita informação e objeto, peças harmônicas podem ajudar a delimitar cada cômodo e garantir mais elegância para o local. 

Transforme sua casa com os móveis do Ecadeiras!

Agora que você já sabe tudo sobre ambientes integrados, que tal aprender um pouco sobre como renovar o ambiente? Aqui, no Eblog, temos conteúdos recheados de informações para você ficar por dentro de todas as novidades. 

Se quiser, você ainda pode aproveitar e explorar opções de diferentes móveis para começar a planejar a transformação da sua casa. Basta acessar o E-cadeiras para conferir os produtos com preços e condições especiais.