Cada vez mais cobiçado, o espaço gourmet é um ótimo local para curtir os momentos de lazer com amigos e familiares. Ao apostar em uma área de churrasco, por exemplo, você ganha um cantinho especial para aproveitar com qualidade aqueles dias em que não pretende sair de casa.

Mas não para por aí, já que esse ambiente pode ser criado em locais grandes e pequenos. Gostou e quer saber como montar uma área gourmet com churrasqueira na sua casa? Confira, abaixo, algumas sugestões que o Eblog preparou para você!

Escolha uma boa churrasqueira

Um dos itens que não podem faltar na área de churrasqueira é o acessório que dá nome ao espaço. Para isso, verifique se o tamanho do lugar permite um modelo que já vem pronto para instalar ou precisará de versões feitas sob medida.

Entre as mais comuns, estão as de tijolinhos, pois, elas garantem um ar rústico, proporcionando maior comodidade. Essa opção pode ser adquirida pré-montada e sua principal diferença, em comparação a anterior, é a produção em concreto refratário.

Caso queira montar a decoração da área de churrasco com o modelo tradicional, você precisará contar com a mão de obra especializada. Visando o funcionamento correto da peça, o profissional terá que redimensionar altura e largura, utilizando uma argamassa adequada para que o projeto fique seguro.

Conte com um armário

Depois de escolher um estilo de churrasqueira apropriado para a sua área externa, o próximo passo é pensar nos móveis que irão compor o espaço. Isso dependerá basicamente do tamanho da área de churrasco e da quantidade de itens que você pretende guardar por lá.

Para isso, você pode apostar tanto em um armário suspenso simples, quanto em um gabinete embaixo da pia. Apesar de muito usados em diferentes tipos de áreas gourmet, os dois modelos são ótimas opções para lugares pequenos, que precisam de uma maior otimização do espaço.

Agora, se você quer que sua proposta decorativa siga uma linha mais rústica, os nichos e as prateleiras podem fazer toda a diferença. Com eles, a atmosfera do ambiente ganha um aspecto mais campestre, sem perder a funcionalidade.

Adicione mesas e cadeiras

Assim como na cozinha e na sala de jantar, as mesas e as cadeiras são itens indispensáveis na área de churrasco, seja ela grande ou pequena. Afinal, é por causa delas que o ambiente fica ainda mais acolhedor, receptivo e confortável.

Uma boa opção de acabamento para a área de churrasqueira simples é a madeira, já que ela potencializa a sofisticação e o aconchego local. Contudo, itens produzidos em outros materiais, como a fibra sintética, também são bem-vindos, pois destacam a decoração e contam com uma excelente vida útil.

Aposte no balcão

Um balcão para churrasqueira, daquele parecido com o da cozinha americana, cai muito bem na decoração da área externa. Perfeito para auxiliar no preparo dos alimentos, ele pode cumprir a função de apoio para copos, utensílios de cozinha, petiscos e bebidas.

A madeira e as pedras, como granito, ardósia e mármore, são as mais indicadas para compor a estrutura do balcão. Isso porque esses materiais possuem maior resistência e são fáceis de limpar.

Defina um estilo decorativo

Após certificar-se de que tudo ficará organizado e funcional, garantindo conforto e praticidade, é hora de decidir qual será o estilo decorativo. Para te ajudar nessa missão, confira, abaixo, algumas dicas especiais.

Decoração clássica

A decoração tradicional, geralmente, conta com elementos voltados para o estilo rústico, como os revestimentos em madeira e tijolinhos. O balcão de mármore e o piso de cimento queimado ou a madeira envernizada também são muito comuns.

Decoração moderna

Para quem busca uma alternativa moderna e atual, as opções que fogem do padrão são perfeitas. Um exemplo disso são as linhas retas, os revestimentos coloridos e brilhosos, além dos itens decorativos, como quadros e painéis.

Decoração clean

Caso você more em um apartamento ou em uma casa pequena, vale optar por cores claras, que aumentem a sensação de amplitude do local. Outras dicas são diminuir a quantidade de itens decorativos e contar com móveis de jardim compactos, que possam ser guardados após o uso.

Encontre os móveis dos sonhos no Ecadeiras!

Gostou de saber como decorar sua área de churrasco e quer conferir outros conteúdos como esse? Continue navegando pelo Eblog. Por aqui, você fica por dentro de técnicas que valorizam a área externa, interna e muito mais.

Aproveite para dar uma olhadinha nas opções disponíveis no E-cadeiras, uma das maiores lojas on-line de móveis do país. Ao acessar o site, em poucos cliques, você encontra condições especiais e diferentes formas de pagamento. Confira!