Você sabia que a decoração vintage é uma tendência no mundo todo? É uma boa aposta de decoração que com certeza vai permanecer por muitos anos. Qualquer ambiente pode ser estilizado seguindo essa linha, desde cômodos menores aos maiores, mostrando o quanto essa decoração é versátil.

O estilo vintage decoração é famoso tanto na moda quanto no design de interiores, faz referência ao passado, entre as décadas de 20 e 80. Atenção: não confunda retrô com vintage, existe uma diferença entre ambos, calma que a gente explicar!.

As diferenças da decoração vintage e retrô | E-cadeiras

Decoração vintage

O vintage decoração está diretamente relacionada com peças e objetos autênticos que pertenceram ao passado, ou seja, foram produzidas e utilizadas naquela época. Por um motivo ou outro, sobrevivem e continuam ocupando seu espaço na decoração dos tempos atuais.

Peças originais

As peças na decoração vintage devem ser originais com a essência de um mobiliário mais antigo e valioso, geralmente das décadas de 20 à 60. Pode-se dizer que seriam peças de uma tendência da moda, ou objetos utilizados em momentos importantes no contexto histórico.

Estilo X Romantismo

O estilo vintage não busca ostentação e sim romantismo, nostalgia, originalidade e charme, são peças que se tornaram grande influências para a decoração vintage. Itens como abajures, cabeceiras, móveis e paredes em tons pastéis são características marcantes desse estilo de decoração.

Decoração para quarto vintage

É uma ótima opção para renovar o ambiente. Reaproveite móveis com aspectos antigos, reutilize objetos decorativos, cortina e quadros. Assim, você tem um quarto vintage novinho com aparência que lembra o passado, deixando o ambiente mais aconchegante, perfeito para um local de descanso.

As diferenças da decoração vintage e retrô | E-cadeiras

Decoração retrô 

Com a decoração retrô, você tem a releitura de objetos com a aparência do passado e a tecnologia dos dias atuais, como móveis e eletrodomésticos. O retrô é uma tendência que está se tornando cada vez mais atual, transformando o antigo em uma forma mais lúdica e despojada.

Peças com design retrô

Peças que remetem às décadas de 50 à 80, como enfeites retrô, trazem a modernidade, permitindo que objetos e móveis sejam parte da decoração retrô.

Estilo x Funcionalidade 

Optando por este estilo na sua decoração, aposte em estampas abstratas e geométricas, florais e xadrez, texturas como veludo, plástico e vinil. Lembrando que a principal característica de peças no estilo retrô, é a funcionalidade, elas devem ser além do que apenas peças decorativas.

Decoração retrô sala

No estilo retrô, detalhes são a peça chave, invista em móveis com linhas simples e retas, de preferência com pés palitos que são muito charmosos. Outros bons investimentos são os sofás longos, com acabamento liso e brilhante, móveis baixos e poltronas arredondadas.

 

Como decorar com elementos retrô e vintage?

Mesclando os dois estilos, adicione ao mesmo tempo objetos e móveis que tenham o estilo retrô e vintage. Por exemplo, antiguidades e eletrodomésticos retrô, com uma proposta nostálgica de decoração com um toque discreto ao ambiente.

 

Complemente com o uso de tons pastéis ou cores predominantes da época, sendo nas paredes ou na escolha dos móveis, mesmo que eles tenham uma linha mais moderna.

Agora você já está preparado(a) a para decorar sua casa com os estilos retrô e vintage, deixando-a mais moderna e despojada. Uma tendência que não para de atrair adeptos todos os dias. Invista!

Adquira o melhor do design no E-cadeiras!

Após saber tudo sobre decoração vintage e retrô, comece já a sua decoração com o E-cadeiras. Aqui você encontra diversos modelos design que vão te ajudar nessa nova fase e você ainda conta com atendimento personalizado. Acesse e aproveite!