Assim como a moda, o design e a arquitetura trazem tendências e novidades para o mercado. Para isso, peças e produtos, como o backsplash, são reinventados para atender às necessidades que surgem nos cuidados com a casa.

Se você não sabe o que é backsplash, não se preocupe. A equipe do Eblog preparou um artigo especial explicando todas as vantagens que ele pode oferecer em ambientes que têm contato direto com a água. Confira a seguir!

O que é backsplash?

Embora seja usado há algum tempo, o termo backsplash ainda gera muitas dúvidas entre as pessoas. Contudo, o conceito é bem simples, pois esse é o nome dado à área localizada logo atrás da pia. O splash em sua nomenclatura faz referência ao local onde a água espirra, enquanto uma pessoa utiliza a região.

No Brasil, é muito comum a utilização do azulejo para cozinha que vai do piso ao teto. Isso porque o consumo de alimentos gordurosos é um hábito na cultura do país, exigindo maior proteção à parede traseira da pia. O mesmo acontece nos banheiros, nas áreas de serviços e nos lavabos.

Com a importação do termo dos EUA, houve também um aumento nas diversas possibilidades de renovar a cozinha, deixando-a mais moderna e prática. Afinal, ele pode ser feito com diferentes tipos de revestimentos, como a madeira, o mármore e a pedra. Ele também é usado para modernizar diversos outros ambientes.

Quais são seus benefícios?

Assim como os móveis para sala de estar fazem toda a diferença na beleza do espaço, um backsplash requintado causa o mesmo efeito na cozinha. O melhor é que os benefícios não param por aí. Acompanhe abaixo as principais vantagens que esse revestimento pode causar no seu lar!

Economia

Sem dúvidas, aplicar um revestimento de cozinha somente na área molhada, ou seja, aquela que tem contato direto com a água, deixará a obra muito mais barata. Até porque fazer a aplicação em toda a extensão do espaço pode gerar um gasto dez vezes maior na quantidade de material.

Essa característica torna o backsplash de cozinha uma ótima alternativa para pessoas que desejam dar uma cara nova ao ambiente sem gastar muito. Contudo, é importante lembrar que, apesar dessa vantagem, o valor pode variar de acordo com o revestimento escolhido.

Facilidade na limpeza

As pastilhas para cozinha são outro ponto no qual deve ser pensado na hora de construir essa região. Afinal, elas precisam ser adequadas para a área molhada, facilitando a limpeza do espaço.

Design

Como falamos anteriormente, existem diversos tipos de materiais que podem ser utilizados nesse local. Com uma simples troca de revestimento, você consegue transformar o espaço, deixando-o moderno, clássico, aconchegante ou rústico.

Como definir o que será usado no backsplash?

Depois de descobrir o que é e quais são os principais benefícios dessa técnica, o próximo passo é definir o que será utilizado. Para isso, veja algumas dicas que preparamos para você.

Escolha a área

É normal que, em algumas casas, sejam feitas mais comidas gordurosas do que em outras. Por isso, antes de escolher uma pastilha de vidro, é preciso definir e medir a área coberta. Vale lembrar que o ideal é levar em conta a quantidade de moradores e a frequência em que são cozinhadas as refeições.

O mesmo vale para cômodos como o banheiro, a lavanderia e outras áreas molhadas, lembrando que o indicado é colocar o material atrás das pias. Já dentro do box, é recomendado revestir todas as paredes, a fim de minimizar problemas como a infiltração e o mofo.

Selecione um revestimento fácil de limpar

É essencial que o revestimento seja fácil de limpar, principalmente se o backsplash for adicionado na cozinha. Afinal, ele estará em contato direto com molhos, respingos de fritura e substâncias que facilitam as manchas.

Contar com opções resistentes também faz toda diferença. Isso porque, apesar dos produtos de limpeza não agredirem o revestimento, a frequência da higienização pode desgastar os materiais mais delicados.

Pense no estilo decorativo

Entre as possibilidades de uso dessa técnica, é fundamental que o produto escolhido siga o estilo dos móveis e dos eletrodomésticos presentes no local. Desse modo, o cômodo ganha um visual bonito e harmonioso.

Veja as oportunidades do Ecadeiras!

Agora que você já sabe tudo sobre o backsplash, que tal aproveitar para aprender métodos de organização da cozinha? No Eblog, você encontra artigos exclusivos sobre tendências de decoração, planejamento de ambientes e muito mais.

Aproveite para conhecer os móveis disponíveis no E-cadeiras também. Com uma plataforma 100% segura, o site oferece móveis de qualidade com preços incríveis e condições especiais. Confira todas as novidades!