Toda casa precisa de cuidados para se manter bonita e em bom estado, certo? Confira as nossas dicas para cuidar bem dos seus móveis no dia a dia sem estresse.
1- Sol
A luminosidade no ambiente é importante por ajudar a matar ácaros, fungos e outros organismos inconvenientes que podem surgir na nossa casa, mas é preciso cuidado. Sol intenso e direto pode danificar alguns móveis, além de diminuir sua vida útil e manchar tecidos e madeira. Por isso, tome cuidado e nunca deixe móveis expostos à luz do sol.
2- Água
A água serve para limpar, correto? Nem sempre. Alie umidade com calor e você terá um ótimo local para proliferação de mofo e ácaros. Passe água apenas quando o fabricante do móvel sugerir, caso contrário, nada de água.
3- Poeira
A poeira é sempre o maior inimigo da limpeza diária. Basta uma leve camada para dar um ar “desleixado” à casa. Para remover a poeira, use apenas um pano levemente umedecido e depois um pano seco ou use e abuse do aspirador de pó. Espanadores não removem a sujeira, apenas jogam a poeira pelo ar, logo depois o mesmo pó vai cair no chão ou sujar outros móveis.
4- Produtos químicos
Cuidado com o que você utiliza para limpar a casa. Às vezes basta uma passada de pano com um produto inadequado e pronto, manchou o sofá ou a mesa de madeira. Leia sempre o rótulo dos produtos e use sempre de acordo com a orientação do fabricante. Em caso de dúvidas, não use. Cuidado também com os produtos caseiros que podem ser fáceis, baratos e aparentemente eficazes, mas em longo prazo pode destruir o tecido, manchar a madeira ou oxidar as estruturas de ferro.
5- Pets
Os pets viraram parte da família, mas é preciso cuidado com eles. Treine seus cachorros para não arranharem o sofá e tenha um bom arranhador para seus gatos. É comum diminuir a vida útil dos móveis por causa dos bichinhos, mas não tenha medo. Não é o caso de “ou ele ou o conjunto de cadeiras estofadas da sala de jantar”, basta um pouco de carinho e treino para os bichanos.
 
2863-sala-de-estar-brooklin-eunice-fernandes-viva-decora