Quando o assunto é quarto preto, a primeira coisa que vem à cabeça é um lugar sombrio e obscuro. Contudo, se a composição for feita com equilíbrio, o resultado será um ambiente muito bonito e elegante.

Gostou da ideia e quer levar essa proposta para os cômodos da sua casa? Continue navegando pelo Eblog e confira dicas de como fazer uma decoração de quarto preto sofisticada e harmoniosa.

Use o preto como condutor do processo

Pode parecer óbvio, mas se a intenção é fazer um quarto todo preto, esse tom precisa ser definido como foco principal do projeto. Isso porque é a partir dele que os próximos detalhes serão escolhidos.

Apesar de o preto ser versátil e combinar com qualquer outra cor, a proposta precisa ser feita com cautela. Assim, fica mais fácil criar uma atmosfera moderna e que atenda a todas as suas necessidades diárias.

Avalie o tamanho do espaço

Antes de começar o processo decorativo, é preciso conhecer bem o espaço. Para isso, o ideal é medir todas as suas extremidades. Em seguida, você deverá definir onde o preto estará presente e qual será a posição de cada móvel.

Vale lembrar que tanto a quantidade quanto a localização do tom podem variar de acordo com o gosto dos moradores. Embora o mais comum seja a utilização do preto no piso, na parede e nos móveis decorativos, ele também pode ser utilizado no teto.

Defina as funções do quarto

Assim como os demais ambientes da casa, o quarto preto precisa ter uma definição prévia sobre quais serão suas funções. Caso você estude ou trabalhe em casa, contar com um lugar especial para essas tarefas é fundamental.

Se o seu cômodo for amplo, aproveite para incrementar novas funcionalidades, como o cantinho de leitura com uma poltrona adequada e uma estante. Também vale adicionar puffs para receber os amigos.

Invista na iluminação

Essencial na decoração de qualquer ambiente, a iluminação proporciona amplitude, aumentando o conforto e o aconchego. Isso não seria diferente no quarto com parede preta, já que ela revela todos os pontos interessantes do espaço.

No entanto, para que isso aconteça da melhor forma, o ideal é que você mescle a iluminação natural com a artificial. Assim, evita o uso excessivo de energia durante o dia e mantém o cômodo iluminado na parte da noite.

Apostar em luzes de led também é uma ótima solução para economizar. Isso porque elas são mais sustentáveis, possuem baixa emissão de calor, funcionam com pouca voltagem e são encontradas em diversos tons.

Aposte em cores complementares

Basicamente, existem duas formas de utilizar cores no quarto pintado de preto. O primeiro é o tom sobre tom. Perfeito para as propostas clean e minimalistas, ele possibilita um degradê que vai da tonalidade mais clara até a mais escura.

Outra possibilidade é o tom oposto ao do quarto preto. As cores como vermelho, amarelo e rosa, por exemplo, são ótimas opções. Afinal, elas geram contraste na medida certa, trazendo personalidade ao local.

Amplie o espaço com espelhos

Está com medo de ousar e quer garantir que seu quarto de casal preto não fique menor do que realmente é? Os espelhos podem ser excelentes aliados, pois ampliam o espaço e colaboram com a sofisticação.

Estilosos e atemporais, eles combinam com diferentes propostas decorativas, unem beleza à funcionalidade e possuem diferentes designs. Mas não para por aí, já que eles são ótimos acessórios para as pessoas vaidosas e que amam retocar o visual.

Aumente a elegância do cômodo

Além dos espelhos, objetos como as cortinas, os lustres e os quadros podem ser utilizados para potencializar a elegância do quarto. Além disso, suas cores influenciam diretamente na personalidade do ambiente, proporcionando bem-estar.

Adicionar os móveis amadeirados à decoração é outra opção de sucesso. Responsáveis pela criação de uma atmosfera confortável e aconchegante, eles são perfeitos para ampliar o isolamento térmico e acústico do local.

Veja as opções do Ecadeiras!

Agora que você já sabe tudo sobre a decoração do quarto preto, confira os demais conteúdos do Eblog. Por aqui, você fica por dentro de tudo sobre decoração e organização de ambientes comerciais e residenciais.

Ainda não sabe onde encontrar seus móveis? No Ecadeiras, em poucos cliques, você encontra um catálogo repleto de opções em diferentes tons, tamanhos, acabamentos e formatos. Aproveite!