O conceito de jardim moderno vai muito além da aparência: é necessário que este espaço tenha móveis funcionais, tornando o ambiente acolhedor e convidativo. Para isso, é preciso pensar na escolha das plantas, na disposição dos móveis e na iluminação.

Para te ajudar a criar o ambiente perfeito, vamos dar algumas dicas de como fazer um jardim moderno e bonito, seja para você relaxar após um longo dia de trabalho ou receber visitas.

Principais atributos de um jardim moderno

Os jardins estão se tornando cada vez mais comuns, mesmo em locais com menos espaço. Isso porque, além de deixarem o ambiente mais bonito, eles proporcionam contato com a natureza, trazendo boas energias para o dia a dia e até para a saúde.

O jardim moderno deve proporcionar essa sensação de paz que a natureza é capaz de levar a qualquer lugar em que esteja. Desse modo, é possível criar um espaço de socialização para receber amigos ou ter momentos de relaxamento.

Assim como os jardins, as hortas em apartamentos ou casas são formas de trazer o verde para sua vida. Além disso, as plantas podem ser incluídas na decoração, tanto no jardim, quanto em vasos espalhados pela residência.

Vale lembrar que, ao escolher plantas para a casa, é preciso levar em conta o seu tempo disponível para se dedicar a elas, assim como quais cuidados cada espécie necessita. Dessa forma, elas ficarão sempre saudáveis e bonitas no espaço.

Dicas para criar um jardim moderno e aconchegante

Ter um cantinho acolhedor e especial no lar proporciona momentos relaxantes e memoráveis. Por isso, os jardins modernos para casas precisam ter o seu toque pessoal. Confira algumas dicas importantes.

Selecione as plantas

Primeiro, você precisará selecionar as plantas para jardim que vão fazer parte do seu cantinho. Para isso, é necessário saber qual é o espaço que você tem disponível, decidindo a quantidade e o tamanho das plantinhas.

Também é essencial pensar se o local onde o jardim ficará recebe sol por muito tempo ou não, pois esse fator afetará o tipo de planta que poderá ficar ali. Algumas espécies precisam da luz solar constantemente, enquanto outras podem morrer caso estejam muito expostas.

Combine plantas diferentes

Para que seu jardim moderno fique ainda mais bonito, procure selecionar plantas diferentes: grandes, pequenas, com flores e folhagens abundantes. O importante é que todas estejam em harmonia para que o ambiente fique equilibrado e passe uma sensação agradável.

Você pode escolher plantas de duas ou três cores diferentes, dispondo-as de modo que o local fique bem colorido. Se for um jardim moderno pequeno, procure colocar menos vasos, para evitar que o espaço fique abarrotado e não sobre espaço para nenhum móvel. Você também pode pendurar algumas plantas, como a samambaia, dando um visual mais interessante.

Escolha os móveis

Após escolher as plantas, chega a hora de mobiliar seu jardim moderno com móveis para área externa, que sejam resistentes ao sol e à chuva. Peças como mesas de ferro, ombrelone, sofás e banquinhos são perfeitos para esse espaço, além dos itens decorativos como vasos ornamentados e esculturas.

Os móveis e as peças de decoração compõem o jardim de modo que ele fique mais convidativo e confortável para que você sente e aprecie o contato com a natureza, lendo um livro ou simplesmente conversando. Também se lembre de harmonizar as peças do espaço com o restante da decoração da casa.

Encontre sua mesa de jantar no Ecadeiras!

Após saber mais sobre como montar um jardim moderno, basta colocar a mão na massa e começar a fazer o seu. Aproveite e acesse nosso site para escolher os móveis e a decoração que fará parte desse espaço tão especial da sua casa!