Quem nunca se deparou com uma mancha de copo em um móvel e ficou sem saber o que fazer para resolver esse problema? Dependendo do material da peça, muitas outras surpresas podem surgir. Para evitar situações como essas, saber como limpar móveis de madeira é essencial.

Vale lembrar que a conservação de um móvel de madeira está diretamente ligada ao tipo de utilidade que você quer dar a ele. Caso deseje uma proposta decorativa mais rústica, por exemplo, as marcas do tempo talvez não incomodem tanto. Afinal, elas ajudam a trazer uma atmosfera vintage ao espaço.

Contudo, se essa não for a ideia, seu nível de preocupação deve ser um pouco mais elevado. Apenas dessa forma será possível manter a mobília sempre bonita e brilhante. Confira abaixo algumas dicas que o Eblog separou sobre como limpar móveis de madeira!

Recorra aos limpadores de madeira

Na hora de limpar móveis MDF ou de madeira, o mais indicado é contar com um limpador de madeira para remover a sujeira. Com ele, você consegue fazer a higienização das peças de forma segura e evita danificações.

Para isso, coloque um pouco do produto em um pano macio e esfregue por toda a extensão do móvel. Outro excelente aliado é o bom e velho pano úmido com água, pois como não possui propriedades químicas, evita possíveis manchas.

Use detergente neutro

Não tem um limpador específico e o pano úmido não foi suficiente para remover a sujeira? O detergente neutro pode ser uma ótima solução. Esse produto ajuda a remover manchas, gorduras e outras sujeiras que ficam impregnadas no móvel.

Mas como limpar móveis de MDF ou madeira com ele? Pegue um pano umedecido ou o lado macio de uma esponja, coloque algumas gotas do detergente neutro e esfregue a peça.

Em seguida, passe um pano seco para retirar todo o excesso de produto e, assim, ressaltar o brilho da peça. Esse cuidado também vai ajudar a evitar estragos, já que a água pode causar infiltrações da madeira.

Prepare uma solução para limpeza

Você também pode limpar os móveis de madeira com vinagre ou fazer uma solução mais elaborada com água, sabão e álcool.

Na primeira opção, misture três colheres de sopa do produto com uma xícara de chá de água filtrada. Para evitar que os móveis fiquem com cheiro de vinagre, coloque um pouquinho de detergente normal na mistura. A vantagem dessa maneira de como limpar guarda-roupa MDF, cadeira e mesa é sua eficácia.

Na segunda opção de como limpar móveis de madeira, separe um balde e coloque um litro de água. Feito isso, incremente com duas colheres de sopa de álcool, duas colheres de sopa de sabão líquido e misture bem os ingredientes.

Mergulhe um pano limpo, torça-o para tirar o excesso de produto e aplique na mobília. Depois, esfregue os itens para que seja retirada toda a sujeira e finalize com uma flanela seca e macia.

Conserve o brilho com óleo de jatobá

Após aprender como tirar manchas dos móveis, nada melhor do que dar brilho a eles, não é mesmo? Uma excelente forma de fazer isso é investir no óleo de jatobá para madeira.

Isso porque além de conceder brilho, ele garante maior durabilidade ao material. Entretanto, é importante lembrar que o ideal usá-lo apenas uma vez ao mês, já que o excesso de produto pode prejudicar a aparência da mobília.

Confira os móveis de madeira do Ecadeiras!

Já sabe qual é a melhor forma de como limpar móveis de madeira? Confira as opções disponíveis no E-cadeiras, uma das maiores lojas de móveis on-line. Por lá, você encontra modelos para todas as personalidades e estilos decorativos com condições especiais. Aproveite nossas modalidades de entrega!