Qualquer tipo de mancha que aparece nos tecidos já é motivo para preocupação, não é? Saber como limpar tapete, seja removendo a sujeira comum ou as manchas mais intensas, é essencial para a manutenção desse item.

A limpeza constante do tapete é importante para evitar o acúmulo de bactérias que podem fazer mal à saúde, além de garantir que nenhuma sujeira fique grudada permanentemente. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar danificar a peça. Entenda mais sobre como higienizar tapete da forma adequada.

Como limpar tapete com técnicas adequadas

Existem muitas formas de limpar tapete, porém, nem todas garantem a integridade da peça. Para que você conserve seu tapete por muito tempo, procure utilizar técnicas que higienizam o item sem causar danos. Veja, a seguir, algumas dicas.

Limpeza a seco

Saber como limpar tapete a seco pode ser o segredo para higienizar a peça de modo simples e eficaz. Para isso, você pode utilizar uma receita caseira, que leva bicarbonato de sódio e amido de milho. Basta misturar esses dois ingredientes e espalhar por todo o tapete.

Deixe agir por dez minutos e, depois, limpe tudo com a ajuda de um aspirador de pó. Essa mistura tem a capacidade de absorver a sujeira impregnada nas fibras do tecido e deixá-lo devidamente higienizado, sem causar nenhum dano, além de ser um método simples de como limpar tapete.

Limpeza com vinagre

Se você quer aprender como tirar mancha de tapete, deve saber que utilizar o vinagre na limpeza pode ser uma solução bastante eficaz, eliminando bactérias. Para usar essa técnica, será preciso água morna, detergente neutro e vinagre branco. Misture o detergente em um balde com água morna e adicione três xícaras de vinagre.

Você pode utilizar um pano limpo, umedecendo-o na mistura para, em seguida, esfregar o tapete, principalmente, no ponto em que a mancha está. Porém, faça isso com delicadeza, tomando cuidado para não danificar as fibras do tecido.

Limpeza de tapete peludo

Outra dúvida bem comum é como limpar tapete peludo. Para isso, você pode contar com amaciante de roupas. Nesta técnica, você vai precisar de detergente neutro, água e amaciante. Misture esses três ingredientes em um borrifador e aplique por todo o tapete.

Utiliza uma escova macia para pentear as fibras do tapete, fazendo com que ele mantenha sua maciez e ainda fique com um cheirinho bom. A solução também ajuda a eliminar bactérias, podendo ser utilizada para limpar outros tipos de tecido, como poltronas e sofás, por exemplo.

Limpeza de tapetes antigos

Geralmente, tapetes com mais idade já exalam um cheiro forte, além de serem um tanto delicados. Por isso, o ideal é usar uma técnica de limpeza que não exija esfregá-los. Sendo assim, o melhor a se fazer é utilizar a lavagem a seco, como limpar o tapete com bicarbonato de sódio.

Para isso, você pode misturar o bicarbonato com outro ingrediente em pó que tenha um cheiro que te agrada. Espalhe a mistura por todo o tapete e aguarde alguns minutos para que faça efeito. Depois, é só usar um aspirador de pó para retirar tudo. Assim, o tapete não terá mais o mau odor.

Limpeza de tapetes claros

Esta receita é especialmente eficaz em tapetes brancos, que podem escurecer facilmente com o tempo. Basta misturar bicarbonato com água oxigenada até que se torne uma solução efervescente.

Depois, espalhe por todo o tecido e deixe agir por alguns minutos. Após o tempo de ação, basta retirar a mistura com papel ou pano limpo. Essa técnica de como limpar tapete devolverá a tonalidade clara ao item sem danificá-lo.

Limpeza do dia a dia

Já para a limpeza diária, é preciso utilizar métodos mais simples, como, por exemplo, o uso do aspirador de pó ou até de uma vassoura e pano úmido. Ao utilizar tapetes em locais de muita circulação, como a sala, o ideal é que a higienização seja feita com frequência, evitando o acúmulo de pó, assim como nos demais móveis da casa.

Caso o tapete manche, procure limpá-lo com a técnica citada acima o mais rápido possível, para evitar que seja difícil retirar a mancha e o item possa retornar ao seu estado anterior.

Agora que você já sabe como limpar tapete, continue acompanhando o blog do E-cadeiras para se manter informado sobre decoração, cuidados com móveis e muito mais!