Se você quer construir ou reformar os cômodos da sua casa ou apartamento, sabe quão importante é o planejamento para obter bons resultados. Quando se trata de ambientes funcionais, saber como organizar a lavanderia acaba se tornando essencial para dar conta das tarefas do lar de maneira eficiente e prática.

Mas você sabe por onde começar a organização da lavanderia? Onde colocar determinados itens, o que manter no espaço e quais mudanças fazer no ambiente são só algumas das possibilidades a se pensar. Com um pouco de planejamento, o resultado pode atender às suas necessidades da melhor forma possível.

Se estiver com dúvidas de como organizar a lavanderia, confira as sugestões que a equipe do Eblog preparou para você. Fizemos um passo a passo para facilitar o momento de arrumar móveis, eletrodomésticos e utensílios. Confira!

Separe o que você costuma usar na lavanderia

Caso você pretenda arrumar qualquer cômodo da casa e, principalmente, busca uma inspiração para organizar a lavanderia, é importante definir o que ainda é útil. Tire todos os itens de armários, prateleiras e nichos para saber se os amaciantes, os sabões e afins estão dentro da data de validade e em boa qualidade.

O que estiver vencido ou não puder mais ser aproveitado deve ser descartado. Para os itens que você pretende manter, o ideal é que o destino sejam caixas e prateleiras onde eles sejam agrupados por categoria e, depois, guardados.

Produtos para roupas, como sabão líquido e amaciante podem ficar em um compartimento, enquanto o desinfetante e a água sanitária têm como destino outro espaço. Isso já é um começo para encontrar o que precisa de um jeito fácil e manter a lavanderia organizada.

Coloque armários para guardar os itens no cômodo

Mais uma das dicas para organizar a lavanderia é adotar o uso dos armários no cômodo. Como comentamos acima, é importante que cada grupo de itens tenha seu devido espaço para facilitar a arrumação do espaço como um todo.

Você encontra uma boa variedade de modelos para usar de diferentes formas. Desde as sapateiras, que podem ficar no canto da área de serviço, até o conjunto para pendurar na parede, as possibilidades são diversas e te ajudam a resolver a questão de como organizar a lavanderia. Até fizemos dicas do que fazer para colocar o armário de cozinha em ordem, que também pode ser útil nesse caso.

É importante que, antes de comprar o móvel para lavanderia, você tenha anotado as medidas da área disponível. Assim, fica mais fácil acertar qual modelo é mais compatível com sua necessidade.

Use nichos e prateleiras para organizar e decorar a lavanderia

Uma opção que pode ser complementar aos armários ou até substituí-los, caso seu espaço seja pequeno, é o uso de nichos e prateleiras. Com os dois, a criatividade é quem manda ao colocar as ideias para organizar a lavanderia em prática, tanto na questão da organização do espaço quanto na distribuição dos itens.

Se você tem dúvidas sobre a escolha entre um ou outro, a proposta de ambos é basicamente a mesma, ou seja, deixar os produtos de limpeza e os objetos em posição de fácil alcance. A diferença é que, para organizar a lavanderia com os nichos, a separação por tipos de produtos se torna simples.

Em relação aos nichos, saber como organizar lavanderia com prateleiras segue basicamente a mesma ideia. Basta colocar itens nos espaços conforme a frequência ou tipo de uso. Com uma categorização simples, a rotina de lavar roupas ou limpar a casa se torna melhor, já que os produtos estarão em posição fácil de encontrar.

Aproveite objetos que você já possui para otimizar o espaço

Quem disse que a criatividade fica limitada ao decidir como organizar a lavanderia? Você pode aproveitar alguns itens com finalidades diferentes na sua área de serviço. Veja algumas sugestões fáceis de colocar em prática seguindo a essência do “faça você mesmo”.

  • Escada: quando pendurada no teto, pode servir como varal suspenso ou prateleira vazada. Para combinar com seu espaço, pinte-a com cores que criem harmonia;
  • Sapateira ou revisteiro: já pensou em ter um porta-objetos dentro do armário? A sapateira e o revisteiro são ótimas alternativas para quem busca opções de como organizar lavanderia pequena, pois podem servir para guardar os produtos de limpeza menores ou os objetos do dia a dia,
  • Pegboard ou grade: outra solução criativa e funcional para quem não sabe como organizar a lavanderia é o uso do pegboard (painel perfurado) ou da grade para pendurar objetos e ferramentas. Assim como a sapateira ou o revisteiro, esses itens deixam o que você mais usa bem arrumado.

Transforme sua lavanderia com móveis do Ecadeiras!

Que tal dar uma cara nova ao seu lar com móveis e objetos decorativos? No Ecadeiras, você encontra o que precisar para organizar a lavanderia e outros cômodos de um jeito fácil. Acesse nosso catálogo, conheça a variedade de produtos e conte com as vantagens de comprar aqui!