Entender como organizar guarda-roupa de uma forma fácil e prática é essencial para mantê-lo em ordem. Na rotina diária, muitas vezes, não temos tempo para nos preocupar com a organização, por isso é importante desenvolver métodos que ajudem a deixar tudo arrumado.

É por isso que, neste artigo, falaremos mais sobre como organizar guarda-roupa. Assim, você conseguirá achar as peças de maneira fácil e manter tudo no lugar certo ao longo do seu dia a dia. Confira!

Técnicas para organizar guarda-roupa

Para facilitar sua rotina, primeiro, você precisa fazer uma arrumação geral no guarda-roupa e estabelecer um método de organização. É importante que você respeite essa metodologia no futuro para não precisar fazer uma grande arrumação sempre. Veja o passo a passo de como organizar o guarda-roupa.

Separe peças para se desfazer

Antes de saber como organizar guarda-roupa, é preciso analisar todas as suas peças e determinar quais podem ir embora, principalmente, aquelas roupas que você não usa há um tempo ou já nem servem mais. Separe-as em pilhas diferentes, entre aquelas que podem ser doadas e as que precisam ser descartadas.

Use como critérios: se você usou aquela peça nos últimos seis meses, ela possui algum valor sentimental e ainda serve. Assim, além de ganhar mais espaço no armário, fica mais fácil achar as roupas que você realmente gosta e usa. Essa dica vale para outros tipos de arrumação, como a organização do armário da cozinha, por exemplo.

Categorize as roupas

Categorizar as peças é fundamental para encontrá-las mais rápido e manter a organização na hora de guardá-las. Portanto, ao armazenar as roupas, deixe calças com calças, blusas com blusas e assim por diante.

Também vale separar as roupas de verão e inverno. Assim, conforme as estações mudarem, você pode deixar as que mais usa em lugares de fácil acesso. No caso das peças dedicadas às baixas temperaturas, por exemplo, quando estiver sol e clima quente, você pode guardá-las em baús ou espaços do tipo.

Organize por cores

Outra forma de organização de guarda-roupa é categorizar as peças conforme a cor. Além de ficar visualmente bonito, essa é uma maneira de encontrar as tonalidades que você quer para compor os looks mais rápido.

Para ficar ainda mais legal, você pode seguir a ordem das cores do arco-íris, principalmente, no caso das peças que vão penduradas no guarda-roupa. Se você guarda as roupas em araras, essa opção também é muito boa, já que elas ficam expostas, deixando o ambiente mais bonito.

Invista em divisórias para gavetas

Para manter as gavetas mais organizadas, a dica é investir em divisórias personalizadas. Principalmente, no caso das roupas íntimas e das meias, essa solução facilita muito a manutenção da ordem no dia a dia.

Essa dica é ótima para entender como organizar blusinhas no guarda-roupa. Você encontra divisórias de diversos tamanhos e formatos, então, selecione o que mais se adequa às suas gavetas para começar a arrumar suas roupas. Você também pode optar por mandar fazer divisórias personalizadas, conforme suas necessidades.

Opte por organizadores e caixas

Sempre há peças ou roupa de cama que acabam ficando entulhadas por falta de um espaço específico no guarda-roupa para guardá-las. Para solucionar esse problema, invista em organizadores e caixas. Porém, antes de adquirir um desses itens, analise onde ele se encaixará.

O organizador de guarda-roupas é ideal para aqueles espaços vazios no armário, onde não há como guardar nada direito. No caso das caixas, você pode rotulá-las para saber o que há dentro de cada uma, sem precisar abri-las.

Escolha cabides padronizados e adequados

A escolha dos cabides também é um dos aspectos sobre como arrumar guarda-roupa. Isso porque é preciso ter cabides que suportem o peso das peças, além de evitar que elas deslizem e fiquem amontoadas no fundo do armário.

Visualmente falando, quando os cabides são padronizados, a visão do guarda-roupa fica mais agradável e com aparência mais organizada. Sendo assim, você pode escolher cabides da mesma cor ou do mesmo modelo, para pendurar suas roupas.

Utilize sacos protetores em peças delicadas

Você armazena roupas delicadas, como vestidos de festa, ternos e peças feitas de tecidos delicados? Então, a solução é investir em sacos protetores, para evitar o desgaste do item ao mantê-lo guardado.

Opte por guardar vestidos longos nos locais mais amplos do armário, para evitar que a barra fique muito amarrotada. Porém, se não houver espaço, o ideal é dobrá-los uma vez no cabide e colocá-los dentro do saco protetor.

Tenha móveis espaçosos

Os móveis do quarto precisam estar de acordo com a quantidade de roupas e sapatos que você possui, além de levar em conta o tamanho do ambiente. Por isso, é essencial contar com um guarda-roupa bem dimensionado e com compartimentos que permitirão organizar as peças facilmente.

Investir em cômodas também pode ser uma solução para ganhar espaço extra e guardar peças como calças, blusas e roupas íntimas. Assim, ficará mais simples encontrar os itens desejados.

Conte com o Ecadeiras para encontrar seu guarda-roupa!

Agora que você já sabe tudo sobre como organizar guarda-roupa, encontre o modelo ideal em nosso site. Aproveite nossas condições especiais e garanta já o seu!