Quem tem animais ou crianças pequenas em casa, sabe que, às vezes, eles podem fazer xixi em locais indevidos, causando odor no ambiente. Por isso, conhecer técnicas de como tirar cheiro de xixi do sofá é essencial para deixar a casa limpa e confortável para os moradores.

Pensando nisso, o Eblog separou algumas dicas práticas para te ajudar a tirar cheiro de xixi do sofá e nunca mais sofrer com esses problemas. Separe uma caneta e um lápis e anote todas as sugestões abaixo!

Elimine o cheiro de xixi com ingredientes caseiros

Entre os principais móveis para sala de estar está o sofá. Com ele, o espaço fica bem mais confortável tanto para os moradores quantos para os visitantes. Fora que nada melhor que curtir os momentos de folga em um estofado cheiroso e macio, não é mesmo?

No entanto, quando se tem crianças em desfralde ou animaizinhos de estimação em casa, esta nem sempre é a situação encontrada. Para piorar, o acúmulo de pelos e o cheiro de xixi no sofá costumam impregnar na mobília, causando bastante desconforto. A boa notícia é que isso pode ser resolvido com ingredientes caseiros!

Limpeza com bicarbonato

Tem sofá estofado de pano ou camurça e não sabe como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá? O bicarbonato pode ser um excelente aliado. Para isso, aplique uma pequena quantidade do produto no local e esfregue levemente. Deixe agir por alguns minutos e aspire o local.

Mistura com vinagre

O vinagre branco é outro excelente truque para eliminar o cheiro de xixi de cachorro no sofá. Nesse caso, você vai precisar de 250 ml do produto para um litro de água morna. Então, umedeça um pano com a mistura e passe-o no estofado. Feito isso, utilize um pano seco para retirar a umidade e espere secar completamente.

Produtos de limpeza

Apostar em eliminadores de odor para tecidos é outra opção de como tirar cheiro de xixi do sofá. Com eles, você ganha muito mais praticidade na aplicação e pode contar com um passo a passo prescrito pelo próprio fabricante. No entanto, a maioria apenas mascara o mau cheiro e não possui poder de redução de manchas. O ideal é ficar atento!

Papel-toalha e ventilador

Se seu filho ou animalzinho acabou de fazer xixi no sofá, coloque um pedaço de papel-toalha em cima da mancha para absorver a urina. Não ficou nenhum odor no ambiente? Retire o papel e deixe o ventilador ligado para acelerar a secagem. Caso tenha ficado, aposte em uma opção de limpeza caseira.

Contrate uma empresa especializada

As misturas caseiras podem ajudar a controlar a limpeza do dia a dia, porém, apenas a lavagem a seco é capaz de higienizar móveis muito sujos. Por isso, contar com uma empresa especializada é fundamental para manter a qualidade e a durabilidade do seu móvel.

Extremamente eficiente, esse processo quase não utiliza água e pode ser feito dentro da sua própria casa. Assim, ao utilizar esse método de como limpar xixi do sofá, você não terá a necessidade de desmontar o móvel.

O técnico de limpeza também fica encarregado de fazer um teste no produto, a fim de checar se a substância pode comprometer o estofado. Em seguida, ele aplica o produto em toda a extensão do móvel e faz a sucção da umidade com o auxílio de um aparelho apropriado.

A maior vantagem dessa técnica de como tirar cheiro de xixi do sofá é sua eficiência e agilidade, permitindo que a peça fique limpa por mais tempo. Para evitar todo esse trabalho, você também pode fazer a impermeabilização da mobília. Dessa forma, evita-se que o xixi dos pets ou das crianças penetre nos tecidos.

Conheça os móveis do Ecadeiras!

Agora que você já sabe como tirar cheiro de xixi do sofá, aproveite para conferir os demais conteúdos do Eblog. Por aqui, você encontra dicas de decoração, bem-estar e muito mais. Se o que você quer é móveis de qualidade, dê uma olhadinha nas opções disponíveis no E-cadeiras!