A decoração de interiores é uma área que está em constante evolução, mas consegue aproveitar bem características de estilos que nem sempre são atuais. Uma prova disso são as variações de cadeiras famosas, que criaram tendências durante e depois do seu surgimento.

Conheça alguns desses modelos e veja o quanto é possível ter criatividade e originalidade fazendo releituras de opções que marcaram época. Com as dicas do Eblog, você pode perceber como seu espaço pode ganhar charme e um toque de personalidade.

Entenda o que torna as cadeiras famosas na história

Os modelos de cadeiras mais conhecidas na história da decoração de interiores são fruto de muita criatividade e funcionalidade. Essas duas características são indispensáveis na elaboração dos projetos não só da mobília, mas do ambiente como um todo.

Em alguns casos, costumamos admirar as cadeiras famosas como se fossem obras de arte, o que, de certa forma, é verdade. Isso porque cada peça é feita com atenção aos detalhes, para entregar a originalidade que desperte curiosidade e impacte as pessoas, assim como quadros, esculturas, entre outros itens.

Como vamos conferir ao longo do texto, o design de cadeiras é a parte que define a identidade do item e, quando é acertado, torna-se inspiração para produções futuras. Em outras palavras, quanto mais diferenciada, prática e inovadora a mobília for, mais provável é a chance dela ficar marcada na história.

Conheça os principais modelos de cadeiras famosas

Depois de conhecer mais sobre o que inspira o surgimento das cadeiras icônicas que conhecemos, também mostraremos uma breve história de alguns dos modelos mais populares. Alguns foram planejados, outros sequer tinham a intenção de serem produzidos em larga escala, porém todos conquistaram admiradores.

Veja melhor a descrição de cada uma das cadeiras famosas e escolha a sua preferida. Seja para montar uma sala de estar elegante ou fazer um projeto com móveis de cozinha simples, aqui você encontra a que mais combina com seu estilo.

Barcelona

O minimalismo misturado com sofisticação se tornou símbolo dos trabalhos desenvolvidos pelo arquiteto Ludwig Mies Van der Rohe. O alemão, que foi muito famoso na primeira metade do século 20, desenvolveu a Barcelona, que se tornou uma das cadeiras de design famosas mais importantes da história.

Pensado originalmente para que o espanhol Rei Afonso XIII se acomodasse no Pavilhão Alemão da Feira Internacional de Barcelona de 1929, o projeto consagrou Van der Rohe. O metal cromado curvado, a superfície estofada e o design baixo são vistos até hoje como sinônimo de luxo.

Diamond

Outro exemplo entre as cadeiras famosas e que, ao mesmo tempo, são confortáveis, a Diamond foi desenvolvida em 1952 pelo italiano Harry Bertoia. O artista, escultor e designer era especialista em maleabilidade e ergonomia dos metais. O móvel se tornou uma obra-prima e inspiração para móveis usados até hoje.

A cadeira Diamond possui fios metálicos que se cruzam e dão forma a: assento, encosto e apoio aos braços, reforçando o foco no conforto, ao mesmo tempo que entregam elegância. Tanto em ambientes internos quanto externos, vale a pena adicioná-la ao arranjo decorativo.

DSW

A DSW — assento para sala de jantar com base em madeira, da sigla em inglês — é a cadeira com design simplista que marcou época no segmento de móveis de baixo custo na década de 1940. O item foi desenvolvido por Charles e Ray Eames, dois estadunidenses que são referências no segmento.

A DSW se baseia em um design clean, que tem assento baseado em linhas curvas e formato que envolve o corpo. O modelo se transformou no símbolo de móveis versáteis e é uma das diversas cadeiras de design famosas da dupla Eames.

Eames Lounge

Contrastando com o modelo acima, a Eames Lounge é um tipo de cadeira que lembra as poltronas pelo conforto e sofisticação de sobra. O projeto é do mesmo casal que criou a DSW e recebe o devido reconhecimento desde sua criação.

A elegância do revestimento de couro se destaca pelo formato curvado do encosto e assento. Além disso, por ser reclinável, permite o uso livre, de acordo com o desejo de cada pessoa. Para se ter uma ideia do quanto a Eames Lounge se tornou icônica, a cadeira virou obra de arte de museu.

Ovo

Seguindo a linha de cadeiras de arquitetos famosos, o modelo Ovo, desenvolvido pelo dinamarquês Arne Jacobsen, teve como objetivo atender à necessidade do Hotel Royale, em Copenhague. Logo de cara, é possível perceber que a simplicidade é a característica principal do móvel.

Feita em 1958, esse móvel tem o desenho que lembra realmente um ovo, o que o colocou entre as cadeiras famosas mais populares da história. Hoje em dia, o estilo do modelo é aproveitado para ser o centro das atenções onde estiver.

Inove na decoração do seu espaço com móveis do Ecadeiras!

Ficou inspirado nos modelos de cadeiras apresentados? Então, escolha a opção que mais te agrade no catálogo virtual do Ecadeiras! Somos especialistas em móveis e artigos decorativos que fazem seu espaço ganhar personalidade.