Quando decidimos repaginar a aparência do ambiente de trabalho, uma das partes mais importantes são as paredes. A escolha das novas cores para escritório envolve diversos pontos que devem ser levados em consideração, como identidade visual, mobília e sensação desejada para o ambiente.

Se você tem dúvidas de como fazer isso, por onde começar, quais cores escolher, fique tranquilo. Nós, do Eblog, pensamos em todos os detalhes para que seu ambiente de trabalho ganhe novos ares. Confira!

Saiba mais sobre a influência das cores no ambiente

Sabe quando chegamos a um lugar e, instantaneamente, nosso humor muda? Um fator que contribui para isso é a combinação de cores usada no espaço. Isso acontece pela influência direta que recebemos ao termos contato com o ambiente em questão.

Isso já foi comentado anteriormente em um conteúdo específico sobre o efeito das cores no escritório. Tanto as paredes quanto os móveis e os objetos decorativos formam um conjunto que pode transmitir uma infinidade de sentimentos e valores. Tudo depende das tonalidades usadas, o que explicaremos ao longo deste texto.

Confira as características dos grupos de cores para escritório

Antes de sair pintando seu espaço de trabalho, seja a área de home office ou a empresa, é importante entender o efeito que cada grupo de cores de tinta para escritório oferece. Sabia que cores vibrantes têm influência direta em aumentar nosso bom humor?

Separamos as cores para escritório em quatro grupos principais, conforme a popularidade que cada uma possui. Veja o que você pode ter em seu ambiente aproveitando variedade de tons existentes no mercado.

Cores neutras claras

Branco, bege e cinza-claro são considerados curingas por diversos motivos. Quem procura cores para escritório pequeno, por exemplo, aproveitam bem a sensação de amplitude de espaço que as tonalidades oferecem. Em ambientes com boa claridade, isso fica ainda mais perceptível.

Outra vantagem é a elegância que as cores citadas têm. Não à toa, os tons claros e neutros são um clássico da decoração, eles deixam o espaço mais leve e dão sensação de harmonia.

Cores neutras escuras

Avançando um pouco na paleta de cores para pintar escritório, as tonalidades neutras escuras são ótimas aliadas de quem quer apostar no básico. Além da facilidade de combinarem com móveis variados, o cinza e o preto dão um toque de sofisticação.

Essa elegância que as cores neutras escuras expressam acabam trazendo também a seriedade e um quê de atemporalidade. Em muitos casos, combinam até com a identidade visual da empresa.

Cores vibrantes

Em alguns casos, é normal que busquemos elementos para diferenciar o espaço de trabalho. As cores para escritório vibrantes — amarelo, laranja e vermelho — são ótimas alternativas para quem quer expressar criatividade, inovação e movimento.

Vale destacar que, para empresas que têm perfil mais sóbrio e discreto, o ideal é pensar em detalhes com as características comentadas acima. Você pode considerar colocar porta-canetas, moldura ou outro objeto sutil com esses tons para chamar atenção.

Cores frias

As cores frias, como o próprio nome diz, servem para transmitir calma e tranquilidade ao ambiente. Variando na escala entre o verde e o violeta, as tonalidades são opções que estimulam a harmonia e até a concentração.

O cuidado em relação ao uso do tom frio como cor de parede para escritório é o eventual risco de deixar o clima pesado. Apenas considere essa opção caso o lugar tenha boa iluminação.

Escolha as cores com atenção à mobília e identidade visual

Todas as considerações levantadas também devem ser pensadas na combinação das cores para escritório e na mobília do entorno. Uma parede com tons frios ou neutros vai muito bem com diferentes estilos de móveis, enquanto as paredes que tenham cores vivas precisam de um contraste maior para ter equilíbrio.

Também é importante considerar que a identidade visual da sua empresa seja levada em consideração na mudança estética. Opte por cores para pintar escritório que representem a marca. Ainda assim, caso queira colocar elementos diversificados, use-os em objetos e pontos específicos.

Tenha móveis para transformar seu escritório no Ecadeiras!

Aproveite as dicas e escolha os móveis que combinam com seu espaço de trabalho no Ecadeiras. Acesse nosso catálogo virtual e conte com ofertas e variedade para todos os gostos!