Ter um espaço especial para preparar receitas e interagir com os convidados é um desejo de muitas pessoas. Pensando nisso, um local que se enquadra muito bem nessas qualidades é a cozinha com área gourmet.

Como o tradicional formato de sala de estar e cozinhas separadas está caindo em desuso, os ambientes integrados são a tendência do momento. Os motivos para isso são o formato contemporâneo e a funcionalidade.

Com todas essas vantagens, fica fácil montar um local para curtir momentos especiais entre amigos e familiares. Para saber como criar a sua cozinha com área gourmet, continue acompanhando o Eblog!

Conceito da área gourmet

Em meados do século XIX, o termo “gourmet”, em francês, se referia a uma pessoa que conhecia bem os vinhos e a boa mesa. Após sua expansão pelo mundo, ele se tornou uma ideia associada à apreciação da alta gastronomia.

A partir dessa junção de palavras, espaços dedicados à valorização da comida fora do cotidiano, como a sala e a cozinha com área gourmet, foram criadas. E não para por aí, já que, com o tempo, elas passaram a ser tendência na decoração.

Itens que não podem faltar na área gourmet

Ao contrário do que muita gente pensa, a cozinha com espaço gourmet não precisa ser o maior cômodo da casa. Para tê-la, você não precisará fazer reformas ou quebrar paredes. Uma simples troca de móveis é de grande valia.

Mas para que tudo isso aconteça de forma eficiente, o recomendado é que você meça o espaço e certifique-se de manter uma boa circulação. Evitar o excesso de itens também é essencial para manter a decoração equilibrada.

Outro ponto que precisa ser levado em conta é a sensação de conforto que a atmosfera do espaço traz para você e seus convidados. Afinal, é nesse espaço que vocês vão passar horas conversando enquanto desfrutam uma comida boa.

Escolher antecipadamente um estilo decorativo é um processo que pode te ajudar a gerar maior comodidade. Feito isso, aposte em móveis para cozinha que sejam charmosos e aconchegantes.

Tipos de estruturas para cozinha gourmet

Uma das maiores vantagens da cozinha com área gourmet é a variedade de opções que ela possui. Para descobrir qual modelo melhor se encaixa no ambiente que você tem, fizemos uma lista com os principais projetos. Veja abaixo!

Cozinha gourmet integrada

Como falamos anteriormente, com a alta dos apartamentos, a área gourmet integrada está sendo cada vez mais utilizada. Como nesse caso há dois cômodos para serem trabalhados, o ideal é apostar em composições complementares.

Para isso, você pode tanto seguir o mesmo estilo decorativo nos dois lugares como contrastar com propostas e cores similares. O estilo escandinavo, por exemplo, faz uma ótima contraposição ao rústico.

Caso você queira um ambiente alegre e receptivo, tons vibrantes, como o vermelho, o azul e o amarelo, são ótimas opções. Contudo, tente adicioná-los com equilíbrio para não pesar nem poluir sua decoração de cozinha.

Cozinha gourmet com churrasqueira

Se você faz parte do grupo de pessoas que amam reunir os amigos para comer um churrasquinho no final de semana, a versão temática é perfeita para você. Com ela, o espaço ganha a atmosfera perfeita para curtir os momentos de lazer sem sair de casa.

Assim como a anterior, a cozinha gourmet com churrasqueira deve ser decorada de acordo com os gostos dos moradores. Uma forma de criar um ambiente agradável para todos é mesclando suas principais preferências.

Antes de montar, ainda vale avaliar algumas opções de churrasqueiras e apostar naquelas que contam com saída para o ar quente. Esse ato preventivo ajuda a evitar aqueles a fumaça espalhada por toda casa.

Invista nos móveis do Ecadeiras!

Gostou de saber mais sobre a cozinha com área gourmet? No Eblog, você encontra diversos outros conteúdos sobre os modelos de sala de estar e muito mais. Continue navegando para ficar por dentro de todas as tendências.

Agora, se você está em busca de móveis que deixem sua casa ainda mais bonita, acesse o E-cadeiras. O site tem as melhores opções decorativas para áreas comerciais e residenciais. Confira e adquira já suas peças!