Além de tendência na arquitetura e na decoração, a cozinha com ilha é perfeita para quem ama cozinhar pertinho dos amigos e familiares. Isso acontece porque ela funciona como uma ilha. Para isso, a bancada principal fica isolada no meio do cômodo, permitindo que as pessoas circulem de forma livre.

Essa proposta também é indicada para locais que dão acesso a dois ambientes, proporcionando a integração entre os espaços. Quer saber mais sobre cozinha planejada com ilha? Continue acompanhando o artigo que o Eblog preparou para você!

Tipos de cozinha com ilha

Em geral, não há uma regra que determine como compor uma cozinha com ilha central. Contudo, é importante definir previamente quais são seus principais objetivos para aquele local. Para te ajudar a discernir esses pontos, confira abaixo algumas modelos e funcionalidades:

  • Ilha com pia;
  • Ilha com gavetas, armários e estantes;
  • Ilha com bancada ou mesa para refeições;
  • Ilha com balcão refrigerado,
  • Ilha com fogão ou cooktop.

Você também pode fazer uma mistura dessas possibilidades, criando uma composição multiuso em sua ilha para cozinha. Mas, antes de começar a obra, faça o planejamento com um arquiteto de confiança.

Planejamento de cozinha com ilha

Fazer uma boa cozinha com ilha requer escolhas bem pensadas, visando o bem-estar dos moradores e a praticidade do local. Pensando nisso, separamos alguns pontos aos quais você precisa se atentar.

Pense na função da cozinha

Embora a mesa de almoço retangular possa funcionar como uma espécie de ilha para sua cozinha, você pode incrementá-la ainda mais com o fogão. Os gaveteiros também fazem toda a diferença na praticidade ao dia a dia.

Vale lembrar que, dependendo do projeto escolhido, a cozinha moderna pode atender a diversas outras necessidades. Caso você precise de um ambiente para trabalho, por exemplo, esse é um excelente local.

Preste atenção às medidas

A ideia de utilizar um móvel no centro do cômodo é incrível. Contudo, nem sempre é uma boa escolha, principalmente quando se trata de cozinhas pequenas. Nesses casos, o recomendado é utilizar opções menores, que valorizem o espaço.

Agora, quando se fala em projetos convencionais, a distância entre a ilha e a parede deve ser de 70 a 120 cm. Já a altura da peça deve seguir a mesma da pia. Se ela tiver 75 cm, use cadeiras na ilha. Caso tenha até 110 cm, o ideal é apostar nas banquetas.

Deixe o local bem iluminado

Apesar de a iluminação ser um ponto crucial na decoração da casa, na cozinha com ilha simples ou requintada, ela tem um peso ainda maior. Isso porque ela auxilia quem está preparando os alimentos.

Caso você esteja criando um ambiente do zero, verifique a quantidade de luz natural que o espaço possui. Afinal, ela é fundamental para manter o ambiente sempre bem iluminado durante o dia, evitando o uso de energia.

Outra forma de garantir esse benefício é apostando em luzes artificiais, como as de led. Ideais para economizar energia, elas podem ser encontradas em diversas cores. Para melhorar ainda mais a decoração, invista em pendentes.

Atente-se aos detalhes

Seja para reformar ou construir uma cozinha com ilha, é importante ter cuidados básicos, a fim de evitar possíveis problemas, como ter que quebrar algo já pronto. Escape dessas surpresas atentando-se às plantas de hidráulica e elétrica da casa.

Definir os lugares onde as tomadas serão inseridas também é essencial para garantir o bom funcionamento da cozinha. Lembrando que o ideal é adicionar duas voltagens, diferenciando-as por módulos vermelhos.

Além disso, a escolha de itens como a geladeira, a lava-louças e o fogão deve ser feita no começo do processo. Assim, você poderá definir com maior precisão os pontos hidráulicos e elétricos do ambiente.

Inspirações de cozinha com ilha

A cozinha com ilha pequena ou grande deve ser pensada para atender a diferentes funções, estilos e gostos. Mas como saber qual é a opção certa para seu espaço? Confira algumas soluções abaixo!

Cozinha com ilha central

Típica do estilo americano, essa opção combina com ambientes espaçosos, sendo ideal para levar praticidade ao dia a dia. Super moderna, ela não deixa a pessoa que está cozinhando isolada dos que vão desfrutar da refeição.

Cozinha pequena com ilha

Como falamos anteriormente, se a sua cozinha for pequena, é preciso ter cuidado ao adotar o modelo ilha, visando a circulação. Pensar na acomodação dos móveis e no tamanho deles é essencial para um espaço otimizado e harmônico.

Cozinha planejada com ilha

Uma boa alternativa para ambientes pequenos ou integrados é o investimento na mobília planejada. Isso porque ela é feita sob medida para atender às necessidades daquele lugar. Por isso, não deixe de considerar essa opção.

Aposte nos móveis do Ecadeiras!

Gostou de saber o que é cozinha com ilha e quais as formas de montar esse ambiente na sua casa? Aproveite para ver diversos outros conteúdos sobre planejamento, aqui, no Eblog.

Aproveite para conferir também as oportunidades do E-cadeiras. Por lá, você encontra móveis incríveis para deixar sua cozinha ainda mais bonita e confortável. Confira os preços e promoções!