Uma tendência cada vez mais comum no mercado imobiliário são as opções com poucos metros quadrados. Contudo, surgem dúvidas sobre a decoração, mas todas essas questões podem ser resolvidas quando é feita uma boa proposta de decoração de apartamento pequeno.

A primeira coisa que deve ser levada em conta é que o apartamento pequeno não impede que você faça uma boa decoração. Mas, para que isso aconteça da melhor forma possível, ela precisa ser adaptada de acordo com seu espaço e suas necessidades.

Para te ajudar nessa missão, o Eblog preparou algumas dicas para você aprender como escolher opções que valorizam o ambiente. Continue nos acompanhando para não perder nenhuma sugestão. Inspire-se!

Verifique as características do ambiente

Como falamos anteriormente, apesar de se tratar de um ambiente enxuto, a decoração de apartamento pequeno pode ser feita de forma prática e funcional. Entretanto, para não perder espaço, é muito importante seguir os seguintes passos:

  • Tire as medidas do ambiente para aproveitá-lo melhor;
  • Em seguida, monte uma planta para conseguir visualizar como ficará a disposição dos móveis, lembre-se de que isso deve ser feito antes de comprá-los,
  • Estabeleça uma distância de, pelo menos, 60 centímetros entre os móveis, pois isso ajudará a garantir a circulação pelo cômodo.

Ao seguir essas três principais dicas, você consegue pensar melhor no estilo decorativo que pretende adicionar em seus ambientes. Para deixar isso ainda mais claro, separamos algumas sugestões específicas para a organização de projetos de apartamentos pequenos.

Evite os exageros decorativos

Você não precisa seguir uma decoração minimalista se esse não é seu objetivo ao decorar o apartamento pequeno. No entanto, é muito importante equilibrar as cores, as estampas e os objetos decorativos, para que o espaço não fique com um aspecto “cheio demais”.

Além disso, abra mão do que não tem lugar para se encaixar e que não vai fazer diferença no seu dia a dia. Desse modo, você garante que o espaço ficará aconchegante para você e os demais moradores. A iluminação também faz toda diferença, por isso, priorize sempre os pontos de luz natural.

Mantenha o ambiente organizado

Um espaço sem organização, com objetos espalhados para todos os lados, transmite a impressão de ser ainda menor do que realmente é. Como, nesse caso, a intenção é justamente o oposto, essa atitude deve ser evitada ao máximo para que você faça uma otimização de espaço.

Para isso, entre as principais dicas de decoração para apartamento pequeno está: assegurar-se que todos os objetos tenham um lugar para serem guardados. Caso você não consiga atribuir-lhes um espaço, uma boa opção é apostar em móveis multiuso, como as estantes, que promovem a harmonia do local.

Embora não sejam exatamente planejados para a decoração de apartamento pequeno, os móveis estilo box também são ótimos aliados. Isso porque eles geralmente contam com formatos compactos que ajudam na organização do espaço, como os baús da cama box, por exemplo.

Aproveite cada cantinho

Sabe a sugestão dos armários multiuso? Eles também são muito úteis para aproveitar melhor a disposição do espaço. Inclusive, esse tipo de item é uma ótima forma de dar um up na decoração, sem gastar muito dinheiro, já que mesmo sendo um só, o móvel pode oferecer diversas funções.

Vale lembrar que os móveis funcionais, em geral, são ótimas opções para a decoração de locais pequenos quando conseguem atender a suas necessidades diárias. Se você trabalha em casa, uma boa ideia é apostar em uma escrivaninha que também tenha espaço para acomodar itens de papelaria.

Outra vantagem que você ganha ao adquirir esses móveis é a versatilidade decorativa, pois eles podem ser usados para dividir ambientes. Em espaços interligados, como a cozinha e a sala, uma boa opção é apostar em uma mesa ou uma banqueta para fazer a divisão.

Aposte em móveis planejados

Agora, se você quer ter certeza de que os móveis escolhidos não vão atrapalhar a circulação do espaço, mas, sim, deixá-lo amplo e bonito, aposte nos móveis planejados. Feitos sob medida, eles se encaixam perfeitamente em cada cantinho da sua casa, proporcionando uma ótima disposição.

Como, nesse caso, as peças são totalmente personalizadas pelos profissionais responsáveis, elas tendem a ser um pouco mais caras que as demais. Por outro lado, na hora de decorar o apartamento pequeno, você terá certeza de que está aproveitando todo o seu espaço.

Veja as opções do Ecadeiras!

Já sabe como fazer a decoração de apartamento pequeno? Aproveite para conferir os móveis exclusivos que o E-cadeiras oferece! Por lá, você encontra opções para todos os gostos, estilos e personalidades, com preços incríveis. Confira nossas promoções e renove a decoração do seu lar.