Montar uma decoração de cozinha envolve mais que mexer na posição dos móveis ou mudar a cor das paredes. Também conhecido como o coração da casa, o espaço pode ficar funcional, confortável e, ao mesmo tempo, ganhar personalidade com algumas mudanças simples.

Se você está procurando por uma inspiração para mudar o visual do cômodo, a equipe do Eblog pode te ajudar! Confira algumas ideias do que fazer para transformar a decoração de cozinha de acordo com o tipo de espaço que sua casa ou seu apartamento tem.

Veja dicas gerais para seguir na sua decoração de cozinha

Para ter uma cozinha decorada, é bom levar em consideração alguns princípios básicos. Independentemente do tamanho ou do estilo, a aparência do espaço deve dar a sensação de limpeza, afinal, é desse cômodo que saem as receitas que deixam os familiares e os amigos com água na boca.

Outro ponto da decoração de cozinha é que a organização deve estar presente. Coloque os armários e outros móveis em posições que facilitem o uso no seu dia a dia e criem harmonia entre si. Com uma combinação bem feita, você ganha em funcionalidade, e o ambiente pode até servir como lugar para receber visitas.

Também é bom equilibrar a decoração para cozinha com o aproveitamento eficiente de espaços. O seu projeto deve focar em um cômodo que tenha área livre para usar bem os móveis e os eletrodomésticos, permitindo a circulação de pessoas.

Valorize o espaço na decoração de cozinha americana

No segmento de cozinhas modernas, o estilo americano tornou-se a opção ideal de quem quer fazer cada centímetro do cômodo ser útil. Feito para quem quer integrar ambientes, esse décor dá a sensação de que a área é maior. Por isso, é bom apostar no uso dos tons claros na parede e nos móveis.

Outro detalhe que faz o espaço ficar especial é a praticidade que os móveis e a bancada encostada na parede dão. A ideia principal dessa decoração é que, quanto mais versátil o ambiente for, mais simples fica a rotina. Veja algumas soluções que separamos para você aderir na sua cozinha:

  • bancada com espaço para pia, cooktop e forno;
  • armários com nichos,
  • ganchos para colocar utensílios.

Aposte na simplicidade com a cozinha com ilha

Parecida com o modelo americano, a versão com ilha diferencia-se por ter um móvel no meio e espaço para passagem de pessoas nas laterais. Esse estilo pode ganhar diferentes identidades, como a cozinha rústica, que lembra a simplicidade do interior. Para isso, use móveis de madeira, plantas e outros elementos naturais.

Aliás, os tons amadeirados da mobília são ótimos caso esteja procurando uma inspiração mais sofisticada. Isso também funciona com cores mais escuras, como o preto, desde que haja boa iluminação no ambiente.

Se o seu projeto envolve montar um cômodo com móvel central, é bom pensar nos detalhes para que esse estilo se encaixe no perfil da sua casa. Como comentamos no texto sobre cozinhas com ilha, você precisa de área livre para circulação e uso dos móveis, além de atenção para instalar os eletrodomésticos.

Aproveite os tons claros na cozinha pequena

Se você está preocupado em fazer uma decoração de cozinha pequena, fique tranquilo. O primeiro passo para isso é priorizar o uso de tons claros. O branco e as cores pastéis dão a sensação de um ambiente limpo, harmonioso e aconchegante. Pense nisso quando escolher os móveis e os detalhes para colocar nas paredes.

Aliás, falando na mobília, é bom que você dê preferência às que tenham bordas retas e aparência simples. Quanto menos detalhes, mais fácil encaixam-se na cozinha. Você até pode usar vasos e outros objetos decorativos com formas diferentes, mas sem exageros para manter o equilíbrio.

Além disso, quanto mais iluminado o espaço for, mais destacada a decoração de cozinha ficará. Por isso, aproveite a luz natural ao máximo com as janelas e as luminárias brancas. Como pôde perceber, a claridade é a base para valorizar a aparência dos espaços menores.

Use o espaço da cozinha grande ao máximo

Por outro lado, saber como decorar a cozinha grande também é motivo de dúvida para algumas pessoas. O segredo é focar nos seguintes pontos para deixar o cômodo bonito, aproveitando cada centímetro.

Iluminação

Aproveite a luz natural durante o dia, com janelas amplas para reforçar a sensação de conforto no ambiente. Coloque pontos de iluminação sobre bancadas e outras partes da cozinha para tornar o espaço acolhedor e útil.

Cor

Planeje o uso de uma paleta de cores em todo o espaço, explorando as variações ao máximo para criar um visual elegante. Se a sua cozinha tiver boa iluminação, você pode até colocar tons mais escuros.

Móveis

Para os móveis, a dica é dar preferência aos que ocupem todo o espaço disponível. Os armários modulados, por exemplo, são ótimos por preencherem toda a parede e darem a sensação de que foram feitos sob medida.

Renove o visual da sua cozinha no Ecadeiras!

Seja qual for o estilo que você deseja, o Ecadeiras tem os móveis certos para montar a decoração de cozinha que você quiser. Acesse nossa página e confira as opções de armários, balcões e muito mais para deixar o espaço com a sua cara!