Você comprou um apartamento, casa ou, então, quer modificar a decoração de varanda e não sabe como? Saiba que, com toques e detalhes simples, esse lugar pode se tornar o preferido do seu lar.

É importante aproveitar um espaço como esse e ter uma varanda decorada é algo muito lindo. Afinal, esse lugar é um cantinho mais livre e aberto que o restante dos cômodos, principalmente, em apartamentos.

Mas, antes de você conhecer algumas dicas especiais de decoração para varanda, aqui, no E-blog, entenda o que é esse espaço. Confira!

O que é uma varanda?

A varanda é um espaço ligado a alguma área mais social da casa, como sala ou cozinha. Ela é uma espécie de extensão desses lugares, por isso costuma ter um tamanho significamente amplo.

Exatamente por ter essa ligação com espaços sociais, a varanda é um lugar perfeito para receber pessoas. Assim, atualmente, as chamadas varandas gourmet, que possuem até churrasqueiras, são bem comuns.

Diferentemente das sacadas, por exemplo, uma varanda pode estar no andar térreo de uma casa, desde que seja um espaço coberto. É possível criar diversas opções para decorá-la. O importante é seguir os gostos dos moradores e colocar móveis e objetos que conversem entre si para não ficar uma bagunça.

Defina a utilidade do espaço

Antes de planejar o tipo de decoração de varanda que vai escolher, pense para que esse espaço será utilizado. Por exemplo, se quer receber os amigos, colocar uma mesa e churrasqueira, se for permitido, é legal. Agora, pode ser que esse ambiente seja mais tranquilo, dedicado para a leitura. Dessa forma, terá outros tipos de objetos.

Inclua algumas plantas

Apesar de as varandas serem mais amplas, você pode apostar nos jardins verticais para ganhar ainda mais espaço. Ali, podem caber seus móveis escolhidos, sem prejudicar as suas plantinhas.

Integre os ambientes

Como dito anteriormente, as varandas são uma extensão de espaços sociais. Se você quiser deixar isso ainda mais claro, pode integrar os ambientes. Isso pode ser feito pela remoção de portas, paredes ou níveis de pisos. Uma decoração de varanda pequena pode ganhar outra visão e possibilidades incríveis!

Veja móveis planejados

Os móveis planejados ajudam a otimizar bastante cada cantinho. Faça um projeto bacana para decoração de varanda gourmet ou um espaço de sossego com tudo bem pensado. Além de cada objeto ficar em um lugar certo, seu ambiente ganha muita elegância e beleza.

Outros itens indispensáveis na decoração de varanda são as cadeiras e as mesas. Se deseja receber muita gente, elas precisam ser em maior quantidade e tamanho. Contudo, se é um espaço para você ficar sozinho, que tal colocar uma cadeira confortável para o descanso com uma mesa para o café?

Pense em objetos práticos

Após escolher os móveis, você terá que acrescentar alguns itens para complementá-los. Pense em objetos multiuso, assim, você ganha em praticidade e espaço. Quadros ficam muito bonitos, dependendo, é claro, do que for escolhido e se combina com o restante.

Invista em cadeiras e mesas resistentes

Ao colocar móveis na sua varanda, lembre-se de que eles precisam ser resistentes ao Sol e, eventualmente, à chuva. Como se trata de um local mais exposto, pode ser que haja desgaste por conta das alterações climáticas. Pesquise bastante qual material deseja usar em suas cadeiras e mesas para não ter que trocá-las a curto prazo, comprometendo sua decoração de varanda.

Dê um toque especial à sua varanda com o E-cadeiras!

Pensou em sua decoração de varanda e já sabe como vai querer? Agora, confira a variedade de cadeiras e poltronas no site do E-cadeiras. Você vai adorar os modelos, as cores e os tecidos que estão disponíveis!

A maior loja de cadeiras do Brasil tem muita facilidade e praticidade para sua compra. Então, vai ser bem fácil escolher as peças perfeitas para sua nova decoração!