Para quem trabalha em casa, a decoração home office está relacionada com um bom desempenho. Isso porque, em um lugar organizado, fica mais fácil concentrar-se e exercer bem as funções.

Por isso, se você trabalha em casa, não sabe por onde começar a arrumação e precisa de dicas de decoração home office, continue acompanhando este artigo!

 

O que é home office?

Também conhecido como “trabalho remoto”, basicamente, o home office significa “trabalhar à distância”, ou seja, longe do escritório da empresa. Nessa modalidade, o colaborador pode prestar os serviços em casa ou em espaços de coworking. 

Quem trabalha remotamente tem mais liberdade durante o expediente. Porém, para isso, é muito importante ter um local bem estruturado e com uma decoração home office que auxilie as demandas.  

 

Como escolher o lugar certo?

Para escolher o lugar certo para exercer o home office, é importante atentar-se a alguns pontos. Por isso, separamos algumas dicas para você não errar. Confira! 

 

Procure por uma boa iluminação

Uma boa iluminação é muito importante para a concentração na hora de cumprir tarefas. Por isso, procure por lugares com luz natural e artificial. Locais com janelas grandes e luminárias de mesa são ótimas opções. 

 

Busque por móveis adequados

Os móveis são peças essenciais na hora de organizar um escritório. Como a cadeira e a mesa são itens indispensáveis, é necessário que sejam adequadas para o ambiente profissional. Por isso, busque por peças compactas e ergonômicas, que favoreçam o conforto e permitam cumprir as horas de trabalho sem preocupações!

 

Aposte nas cores certas

Você sabia que as cores são grandes responsáveis pelo que sentimos nos lugares, inclusive, capazes de estimular a concentração? Então, aplique-as na sua decoração home office. As cores quentes, como amarelo, rosa e laranja, podem auxiliar na criatividade, enquanto as frias, como azul e verde, ajudam no relaxamento e na tranquilidade. 

 

Dicas de decoração de escritório para cada cômodo

Encontrou o lugar ideal para instalar seu escritório, mas ainda não sabe como decorá-lo? Fique tranquilo! Aqui estão algumas dicas de decoração home office para cada cômodo.

 

Quarto

Se você deseja montar um home office pequeno no quarto, o primeiro passo é reservar um espaço para comportar os instrumentos de trabalho. Esse lugar pode ser próximo à janela, ao lado dos móveis ou embutido na cama.

Para quem tem um quarto pequeno com escritório, quanto menos objetos e mais espaço, melhor. Por isso, uma dica é usar as paredes para instalar prateleiras. Você também pode procurar por móveis compactos e funcionais, com escrivaninhas modernas e mesas em L. 

 

Sala 

Para montar seu escritório na sala de estar, a dica é procurar por um cantinho longe das distrações do cômodo. Sabe aquele espacinho distante da TV e do sofá, de frente para uma janela? Este é o lugar ideal!

Nessa área, procure instalar somente o essencial, como uma mesa e a cadeira de trabalho. Opções com gavetas e lixos embutidos são ainda melhores para tirar sujeiras de vista e guardar papéis importantes. 

 

Varanda

Por serem lugares abertos e arejados, as varandas são ótimas para criar um escritório home office. Além de causarem uma sensação de liberdade, elas possibilitam uma boa iluminação e uma ótima vista, impulsionando a criatividade. 

Nessas áreas, é possível montar um home office minimalista, com poucos elementos. Recorra a móveis retráteis ou com rodinhas, que caibam no espaço e não atrapalhem a circulação em outros momentos. Assim, você cria um ambiente multiuso, para o lazer e para o trabalho. 

 

Cômodo próprio (escritório)

Quem tem um cômodo próprio para o escritório pode abusar da criatividade na hora da decoração home office. Nesse ambiente, o ideal é procurar por itens que ajudem na organização, como armários e gaveteiros. 

Objetos de decoração para home office, como planners, lousas de anotações e caixas, podem ser muito úteis no espaço. Além disso, itens decorativos, como quadros e plantas, podem dar um toque ainda mais aconchegante ao ambiente. 

 

Saiba como organizar seu escritório home office

Se você já sabe onde seu escritório home office vai ficar, é hora de colocar a mão na massa e organizá-lo. Para isso, alguns passos podem facilitar a arrumação.

 

1 – Separe a vida profissional da pessoal

Ao levar seu ambiente de trabalho para casa, fica mais fácil confundir as coisas e misturar sua vida profissional com a pessoal. Por isso, uma sugestão é tentar ao máximo afastar as duas realidades. Mantenha seu escritório como se estivesse na empresa, sem objetos que não fazem parte da rotina. 

 

2 – Mantenha sua mesa limpa e arrumada

Ter uma mesa limpa e organizada dá a sensação de que tudo está no lugar certo para seguir com as tarefas. Por isso, evite deixar a mesa do escritório bagunçada e tente estabelecer um cronograma para organizá-la.

 

3 – Organize os documentos importantes

Quem trabalha com muitos papéis precisa ter um espaço para armazená-los. Por isso, a dica é investir em caixas e gavetas para comportar os documentos a fim de evitar que tudo se misture.  

 

4 – Invista em organizadores

Organizadores são excelentes peças para quem gosta de ter um ambiente funcional. Com eles, é possível separar os itens e categorizá-los por importância. Por exemplo, em uma pasta organizadora, você pode manter os papéis menos consultados ao fundo e os mais frequentes à vista, facilitando o uso no dia a dia.

 

Encontre os melhores móveis para o seu escritório no E-cadeiras!

Com todas essas dicas, ficou fácil decorar e organizar seu escritório home office, né?! Por isso, se quiser explorar conteúdos sobre tipos de decoração e muito mais, é só acompanhar todas as publicações do Eblog! 

Também acesse o site do Ecadeiras e garanta os melhores móveis para o seu escritório home office! Lá, você encontra produtos de alta qualidade a preços superacessíveis. Aproveite!