Quem já ouviu o ditado “menos é mais” vai entender muito bem do que se trata a decoração minimalista. Baseado na simplicidade, este estilo de decoração está ganhando cada vez mais espaço e é ideal para quem deseja praticar a lei do desapego. 

Se você é uma dessas pessoas, a equipe do Eblog pode te ajudar. Neste artigo, você encontrará informações sobre o que é a decoração minimalista e como ela pode fazer parte da sua casa. Confira!

Decoração minimalista: entenda o que é!

A decoração minimalista tem como estrutura uma estética sóbria, com poucos móveis e elementos decorativos. Basicamente, ela é representada pela ausência do excesso, deixando de lado aquilo que não é essencial. 

Nesse conceito, o importante é criar um lugar acolhedor, sem muitas extravagâncias, de modo que o conforto seja a principal finalidade. Por meio de um ambiente limpo, funcional e organizado, a ideia é transmitir comodidade para quem o frequenta.

Dessa forma, ter uma decoração minimalista é saber desapegar do que não é necessário, evitar acúmulos e focar na organização. No geral, é criar um espaço onde tudo está em seu devido lugar. 

Como decorar ambientes no estilo minimalista?

Garantir uma decoração estilo minimalista pode ser uma tarefa difícil, principalmente devido à necessidade de limpeza, organização e planejamento. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa jornada. 

Sala de estar

A sala de estar é uma área comum da casa, geralmente, onde todos os moradores e visitantes se reúnem. Para garantir uma sala de estar minimalista, a dica é começar buscando por uma identidade. Nesse caso, é importante decidir se o local será moderno ou clássico. 

Com isso, a sugestão é começar apostando em uma iluminação convidativa, que torne o local acolhedor. Lugares com janelas, que favorecem a luz natural, são ótimas opções para garantir um cômodo atraente. 

Focar em tons neutros, como bege ou cinza, também ajuda bastante na decoração. Além disso, optar por móveis multifuncionais, como um rack com linhas simples ou uma TV instalada diretamente na parede, proporciona o estilo clean que o minimalismo exige ao cômodo. 

Cozinha

Uma cozinha minimalista proporciona mais praticidade para os afazeres do dia a dia. Nessa decoração, a organização é fundamental, servindo de base de todo o processo. Buscar diminuir a quantidade de objetos e incrementar com armários ou gaveteiros é um bom caminho a seguir.

Apostar em móveis simples, em cores neutras, como preto e branco, também é uma boa escolha e garantirá um tom mais sofisticado ao local. Se a ideia é modernizar, optar por peças com detalhes dourados ou em rosa gold deixará o cômodo ainda mais charmoso.  

Pensando na funcionalidade, apostar em móveis e eletrodomésticos realmente úteis é o toque principal para a decoração. Objetos em cores sóbrias garantirão ainda mais leveza ao espaço.

Sala de jantar

Nesse ambiente, apostar em mesas e cadeiras com detalhes diferenciados garantirá um destaque ao local sem dispensar a funcionalidade. 

Para incrementar utilizando elementos decorativos, a dica é não abusar. Nessa situação, escolher um vaso básico de plantas ou um lustre mais inovador, com formas geométricas, dará muita elegância ao cômodo. 

Quarto

Para decorar um quarto minimalista, o primeiro passo é pensar na paleta de cores. Tons neutros, como cinza e bege, são os mais indicados e transmitem mais serenidade ao local. Porém, apostar em um ponto de cor, como almofadas coloridas, pode garantir mais personalidade ao cômodo. 

Além das cores, pensar em móveis funcionais é fundamental para essa decoração. Dessa forma, a dica é investir apenas na mobília indispensável, como a cama e o guarda-roupa. 

Em casos em que é necessário um toque especial, como em um quarto minimalista feminino, uma opção pode ser apostar em itens úteis de decoração, como uma poltrona com tecido confortável ou uma penteadeira. 

Banheiro

Em um banheiro minimalista, a iluminação é fundamental. Por isso, é importante investir em fatores que a intensificam. No caso das cores, apostar em tons claros, como o branco e o bege, é uma ótima alternativa, tendo em vista que eles proporcionam mais claridade ao local.

Em relação aos móveis, optar por balcões e armários com gaveteiros auxilia muito na hora da organização. Para isso, a mobília de madeira é uma ótima alternativa, tendo em vista que ela dá um visual aconchegante ao ambiente. 

Além disso, investir em espelhos quebra as barreiras visuais, o que garante maior sensação de amplitude e conforto. Peças com formatos geométricos, como um círculo ou um retângulo, deixam o espaço ainda mais moderno e refinado. 

Decore sua casa com os móveis do Ecadeiras!

A decoração minimalista já é uma realidade em diversos imóveis. Além dela, outras tendências, como maximalismo e paredes geométricas, têm ganhado o coração da galera. Por isso, se você faz parte desse time, continue lendo os conteúdos do Eblog e fique por dentro de todas as novidades.

Se der vontade, você pode escolher entre os diferentes móveis disponíveis no Ecadeiras para decorar sua casa. No site, você encontra produtos com preços e condições especiais. Aproveite!