A decoração de sala pequena é uma das propostas que mais exigem dedicação. Isso porque a boa disposição dos móveis pode fazer toda diferença no resultado final. Para isso, atentar-se ao tamanho das mobílias é fundamental para manter a harmonia do ambiente.

Mas como fazer tudo isso? Existem muitos truques na decoração da sala de estar pequena que vão te ajudar a valorizar o espaço. Pensando nisso, o Eblog separou dicas que podem transformar o cômodo em um lugar funcional e acolhedor.

Escolha o estilo decorativo

Antes de iniciar a escolha dos móveis e dos itens de decoração da sala pequena, é preciso definir um estilo que se encaixe no perfil dos moradores da casa. Por isso, não se esqueça de pesquisar quais tons, formatos e acabamentos podem trazer a personalidade da família para o ambiente.

Consultar os diversos estilos decorativos pode servir como inspiração, aumentando a clareza na hora de montar a sua decoração de sala pequena. Afinal, na proposta minimalista, a composição de móveis e tons é totalmente diferente do que as opções modernas e despojadas.

Ficou em dúvida de qual opção escolher? É normal encontrarmos a sala pequena decorada com a mistura de dois ou mais estilos. No entanto, é preciso ter muito cuidado para não poluir o espaço com um grande número de itens.

Selecione bem os móveis

Ter certeza de que sofás, racks, puffs e afins cabem na sua sala é fundamental para manter a boa circulação. Por isso, tire as medidas do cômodo e selecione antecipadamente o lugar que cada móvel deve ocupar. Isso te ajudará a comprar apenas o necessário, mantendo o conforto e a organização.

Os móveis menores ou com soluções criativas são ótimas opções para a decoração de sala pequena. Ao trocar um sofá tradicional por um retrátil, por exemplo, você ganha a vantagem de um móvel dois em um. Isso porque ele pode contar tanto com a versão compacta quanto a estendida.

Se você não abre mão do sofá na sala de estar, aposte nas opções sem braço ou em formato de L. Assim, é possível aproveitar melhor cada cantinho do ambiente sem prejudicar o conforto. Os racks em formatos menores também são excelentes opções para acomodar a televisão.

Dê preferência aos tons claros

A tonalidade de um ambiente é capaz de mudar a percepção que temos de diversas salas pequenas e modernas. Apostar em tons claros pode trazer uma sensação de amplitude muito maior, por exemplo. Lembrando que essa dica não é uma regra.

Se você ama o colorido, saiba que sempre dá para adicionar cores vibrantes de forma equilibrada e harmoniosa. Um exemplo disso são os sofás coloridos. Com eles, o espaço ganha vida e personalidade sem poluir sua decoração.

Outra dica é usar os tons claros apenas nas paredes grandes e deixar a mobília como um ponto de destaque no espaço. Assim, você o deixa alegre e requintado na medida certa. Mas lembre-se de tomar cuidado com os exageros.

Use espelhos

Além de uma boa escolha de sofá para sala pequena, o uso de espelhos pode renovar e ampliar o cômodo. Isso porque eles geram a impressão de um lugar maior e iluminado. Para isso, é importante verificar locais estratégicos para a adição desse item.

Com tantos modelos disponíveis, pode ser difícil escolher o espelho certo. Por isso, é sempre bom lembrar que as opções redondas podem trazer mais requinte e charme ao ambiente. Enquanto isso, as retangulares ajudam a promover a impressão de profundidade no espaço.

Aposte em um painel de TV

O painel de TV é outro excelente recurso para economizar espaço, já que aproveita bem as paredes da sala de estar. Além disso, ele pode ser encontrado em diferentes tamanho e espessuras, te deixando livre para escolher a opção mais adequada.

Assim como o rack, esse modelo também conta com saídas especiais para esconder e remanejar os cabos da televisão. Com essa vantagem, você mantém o ambiente organizado e muito mais bonito.

Confira as opções do Ecadeiras!

Gostou das nossas dicas de decoração de sala pequena e quer conferir como decorar os demais cômodos da casa? Continue navegando no Eblog e confira tudo sobre a criação de ambientes residenciais e comerciais.

Verifique também os móveis disponíveis no E-cadeiras, uma das maiores lojas de móveis on-line do país. Por lá, você faz suas compras com segurança, conta com condições especiais e atendimento especializado. Acesse!