Ter um quarto de estudos exclusivo para as atividades escolares ou profissionais faz toda a diferença para quem busca qualidade no aprendizado. Mas para que isso aconteça com o máximo de conforto possível, considerar fatores como ventilação, iluminação e cores é fundamental.

Outro ponto a ser pensado é se o local alcança ruídos, como o barulho de vizinhos, animais, carros, entre outros. Afinal, esse fator pode dificultar sua concentração e, consequentemente, prejudicar os estudos. Pensando nisso, o Eblog separou algumas ideias de mesa de estudo para quarto!

Encontre o espaço ideal

É claro que é sempre bom ter um cômodo especial para fazer suas atividades. No entanto, se você mora em apartamento, qualquer cantinho é válido. No quarto de estudos pequeno, aposte em uma mesa compacta ou retrátil. Assim, você ocupa o menor espaço possível ou conta com a possibilidade de guardá-la após o uso.

Agora, se você mora em uma casa grande e tem a possibilidade de separar um cômodo para essa finalidade, abuse na escolha dos móveis. Uma boa opção é investir na estante de livros para manter seus materiais importantes sempre por perto. Também vale colocar algumas opções para lazer e descontração.

Invista em uma mesinha

Não dá para estudar direito em cima da cama, não é mesmo? Por isso, contar com uma mesa apropriada ao tamanho do espaço é fundamental. Com ela, é possível apoiar seus livros, aparelhos eletrônicos e até mesmo alguns itens de papelaria, como porta-canetas e post-its.

Além disso, essa peça conta com diferentes modelos que variam desde os mais simples até as opções com gavetas e prateleiras. Ao investir na mesa para estudo quarto pequeno, por exemplo, você mantém o ambiente sempre organizado e confortável para o uso diário.

Quer uma opção ainda mais versátil? A mesa em L pode ser a pedida certa! Isso porque ela se encaixa em qualquer cantinho do quarto de estudos e pode ser utilizada por duas pessoas ao mesmo tempo. Contudo, se você tiver crianças em casa, tome cuidado para que isso não se torne uma forma de distração.

Conte com uma cadeira confortável

O conforto é um dos pontos essenciais na área de estudo no quarto, pois ocasiona menos distrações e não prejudica a saúde da coluna. Para isso, contar com a cadeira correta é fundamental. Mas como fazer essa escolha? Atente-se à ergonomia e ao estofamento que a peça oferece.

Além de beleza, ela precisa contar com características que aumentem o aconchego, como os apoios de braços. As regulagens também potencializam esses quesitos, já que permitem ajuste na altura do banco, posição do encosto e muito mais.

Aposte em uma boa iluminação

A iluminação é outro tópico que não pode ser deixado de lado, mesmo que sua proposta seja um quarto de estudos simples. Ao optar pela escolha certa, você ganha a vantagem de fazer uma leitura muito mais prática e confortável, evitando possíveis problemas na vista.

Se você tem um ambiente repleto de janelas, escolha uma área bem iluminada e que não bata sol. Seu cômodo não tem essa possibilidade ou você vai utilizá-lo apenas durante a noite? Considere a aquisição de um abajur ou uma luminária e mantenha a comodidade em qualquer horário do dia.

Dê personalidade ao ambiente

Assim como as outras áreas da casa, o quarto de estudos precisa ter uma decoração que atenda seus gostos e personalidade. Os itens decorativos são excelentes opções para trazer esse clima, mas lembre-se que para isso acontecer é necessário manter o equilíbrio.

Outro ponto a ser pensado são as cores das paredes. Em ambientes pequenos, aposte em tons claros, como o branco e o cinza, pois eles ampliam o espaço e destacam móveis e itens coloridos. Já em cômodos grandes, que tal inovar com um azul para criar uma atmosfera calma e descontraída?

Adquira móveis de qualidade no Ecadeiras!

Pegou todas as dicas de como montar o quarto de estudos e quer saber um pouco mais sobre decoração? Continue navegando o Eblog e confira diversos conteúdos que preparamos para você.

Aproveite também para incrementar o seu lar com os móveis do E-cadeiras, a maior loja on-line de móveis do país. Por lá, você confere modelos exclusivos em diferentes designs, acabamentos e tons. Acesse!