Trabalhar home office é uma modalidade que cada vez mais as empresas procuram aderir. E é também o sonho de consumo de muitos trabalhadores, pois as vantagens são muitas. A mais apontada é o fato de economizar as horas que normalmente são perdidas no deslocamento.

Porém, pode acabar sendo uma tarefa difícil para algumas pessoas que ainda não estão acostumadas com esse modelo. Além disso, existem alguns fatores em casa que podem acabar trazendo distrações para realizar seu trabalho. Um exemplo é se você mora com crianças, pois elas podem acabar distraindo sua rotina.

Trabalhando em casa

Pensando nisso, o Eblog preparou este post para te ajudar a aumentar sua produtividade e tornar o ato de trabalhar home office parte da sua rotina. Acompanhe as dicas abaixo para se preparar da melhor forma.

Estruture seu ambiente de trabalho

A primeira coisa para quem procura começar como trabalhar em casa é separar um local especificamente para isso. Procure se isolar de distrações em algum ambiente mais silencioso da sua casa. Busque cômodos que possuam bastante luz, principalmente natural, para arejar o ambiente.

Uma das dicas home office é: fique longe de televisores e projete uma decoração leve, que te traga paz. Podem ser fotos da família ou de alguém que você gosta, uma planta ou flores para trazer mais cor, enfim, monte tudo como se fosse um escritório fora da sua casa mesmo.

Alguns móveis são essenciais para montar seu cantinho de home office. Mesa, estantes para organização, cadeira, entre outros itens são muito importantes. É necessário planejar de quais você precisa para exercer seu trabalho, de maneira prática e organizada.

O mais importante acaba sendo a cadeira, porque é nela que você passará várias horas do dia enquanto trabalha. Por isso, é muito importante que escolha um modelo confortável e que sustente seu corpo, de maneira a não ocasionar possíveis lesões.

Lista de tarefas

A maior dificuldade em como trabalhar home office acaba sendo a falta de disciplina. Com tantos cômodos mais confortáveis ao nosso redor — como a nossa cama, por exemplo —, podemos acabar nos distraindo.

Por isso, faça uma lista de tarefas para aumentar sua produtividade no trabalho em home office. Divida melhor seu tempo durante o dia. Uma dica para aproveitar mais ainda e otimizar esse momento é seguir a técnica de pomodoro. Ela consiste em dividir seu trabalho em períodos de 25 minutos divididos por pequenos intervalos.

Faça pequenas pausas

Apesar de estar em casa, trabalhar home office pode ser tão cansativo quanto trabalhar fora. Ainda que você poupe o tempo de deslocamento e evite o estresse do trânsito — que, a depender da região onde você mora, pode ser muito intenso — por estar em casa, você pode acabar trabalhando mais do que o habitual.

Por isso, sempre que possível, levante-se, vá ao banheiro e beba água. Aproveite o momento para mexer suas articulações um pouco, evitando assim, desenvolver problemas na coluna ou em outras partes do seu corpo. Use esse momento para espairecer e tentar relaxar um pouco.

Além disso, se você trabalha com computador, lembre-se que passar muitas horas com o olhar fixado a tela, pode ocasionar dores de cabeça, entre outros problemas. Por isso, invista nessas pausas de modo a evitar problemas futuros e melhorar sua produtividade.

Organize seu local de trabalho

Para ter uma produtividade mais otimizada, procure manter seu ambiente de trabalho sempre em ordem. Assim como em um escritório fora de casa, mantenha os mesmos hábitos em casa. Além disso, um ambiente organizado facilita a sua vida.

Ainda que não tenha um chefe ou supervisor para conferir a sua organização, manter tudo dessa forma só traz benefícios para você e sua produtividade. Nisso, inclui-se a limpeza do lugar, pois nada como trabalhar em casa em um ambiente confortável e limpo, certo?

Você viu as dicas sobre trabalhar home office. Se você gostou das nossas sugestões, não deixe de continuar acompanhando nosso Eblog para ficar sempre por dentro de todo nosso conteúdo.