O lar é o ambiente mais importante na vida de uma pessoa, pois, é por lá que seus principais laços afetivos são construídos. No entanto, com a correria do dia a dia, a arrumação vai ficando de lado, deixando o espaço poluído e desconfortável. Para solucionar isso, saber como organizar a casa é fundamental.

Afinal, esse cuidado deixará os cômodos mais práticos, otimizando atividades do dia a dia, como questões de higiene, ida ao trabalho, momentos de lazer e afins. Continue navegando pelo Eblog para descobrir as melhores dicas de organização e aumentar a sensação de bem-estar da sua casa.

Estabeleça uma rotina

Quem não gosta de chegar em casa e encontrar um ambiente limpinho e organizado? Mas para que isso aconteça, os moradores precisam fazer a sua parte adotando as seguintes medidas:

  • limpe todos os itens que sujar;
  • descarte aquilo que não tem mais serventia;
  • deixe em destaque os itens mais utilizados;
  • coloque os utensílios no lugar certo após o uso;
  • jogue fora tudo aquilo que não tem mais utilidade.

Vale lembrar que o bom funcionamento dessas ideias de organização depende da colaboração de todos, sejam eles homens, mulheres, crianças ou idosos. Depois de reavaliar isso, o próximo passo é cuidar para que cada cômodo conte com uma disposição de móveis pensadas no aumento de sua funcionalidade.

Comece pela organização da cozinha

Para muitas pessoas, a cozinha é o coração da casa, pois, é lá que os alimentos são preparados, portanto, ela deve ser bem limpinha e organizada. A melhor maneira de fazer isso é dando prioridade para os itens utilizados com mais frequência, como pratos, copos, garfos e panelas. Confira, abaixo, como pôr isso em prática!

Organize os armários

O armário é responsável por guardar os principais itens do cômodo. Por esse motivo, precisam estar sempre bem arrumadinhos. Comece separando as panelas e os acessórios por ordem de tamanho e grau de utilidade. Os alimentos devem ser organizados da mesma maneira, deixando em destaque os mais utilizados.

Conte com organizadores de gaveta

Outro excelente auxiliar na organização da casa é o acessório com divisões para as gavetas. Com ele, você consegue manter o espaço arrumado, já que oferece espaços específicos para cada objeto.

Aumente o conforto da sala de estar

Apesar de a sala de estar ser o ambiente perfeito para receber os amigos e os familiares, ela também é responsável pelos momentos de descanso. Mas para que eles sejam vividos com muito conforto, o cômodo precisa contar com móveis decorativos que potencializam essa sensação.

Opte por móveis funcionais

Observar o tamanho dos móveis da sala e o quanto eles influenciam na funcionalidade e na circulação também é uma forma de como organizar a casa. Isso porque, ao fazer a escolha correta, o ambiente ganha uma receptividade muito maior, além de trazer mais requinte e sofisticação.

Escolha bem suas estantes e racks

Não tem tanto espaço disponível? As estantes e os racks são fundamentais para a organização de casas pequenas. Isso porque eles contam com gaveteiros e compartimentos que ajudam a guardar objetos, organizar o visual do móvel e garantir que itens importantes, como a televisão, fiquem seguros.

Cuide da organização do quarto

Os quartos são ambientes extremamente pessoais. Por esse motivo, podem sofrer mais com a desordem do que os demais cômodos da casa. Pensando nisso, para manter a organização doméstica, é importante avaliar os objetos e deixar apenas o que é importante.

Invista em divisórias para gavetas

Assim como os organizadores de armário, as divisórias para gavetas são fundamentais na arrumação das peças, já que facilitam a visualização de cada uma. Desse modo, fica muito mais fácil separar as roupas de sair das de ficar em casa, guardar as bijuterias, roupas íntimas e muito mais.

Tenha prateleiras a seu dispor

Para finalizar, outros itens que podem fazer toda a diferença em como organizar a casa são as prateleiras. Inclusive, elas são ótimas para acomodar objetos colecionáveis, como livros, produtos de beleza e artigos decorativos. Além disso, ajudam a trazer personalidade decorativa.

Aposte nos móveis do Ecadeiras!

Agora que você já sabe tudo sobre como organizar a casa, que tal continuar lendo os conteúdos do Eblog? Com eles, você aprende tudo sobre a decoração do quarto infantil e outros diversos ambientes.

Caso queira móveis de alta qualidade para compor os cômodos da sua casa, acesse o E-cadeiras e confira opções exclusivas. Por lá, você faz suas compras em poucos cliques e recebe a entrega no conforto do seu lar.