Aprender como organizar gavetas é uma ótima ideia para quem tem uma rotina corrida e não consegue tempo para manter a casa em ordem. Com métodos que contribuem e facilitam a arrumação, fica mais fácil não deixar a bagunça tomar conta do ambiente. 

Pensando nisso, o Eblog separou algumas dicas para organizar gavetas em diferentes ambientes que irão te ajudar nessa missão e facilitar ainda mais a organização dos móveis com repartimentos. Confira!

Gavetas da cozinha

Sendo um ambiente repleto de itens, como alimentos, objetos e produtos em geral, a cozinha normalmente possui móveis, como armários e balcões, cheios de gavetas. Na hora de arrumá-las, é importante se planejar e pensar em alguns pontos.

A primeira dica é separar os utensílios em categorias, deixando uma gaveta diferente para cada tipo de objeto. Essa atitude garante praticidade na hora do uso e facilita até mesmo a limpeza. Por isso, deixe um compartimento para os talheres, um para os panos de prato e outro para os potes.

Além de separar, também é muito importante não deixar nada jogado dentro das gavetas. Então, itens como temperos e condimentos podem ser colocados em potes organizadores com tampa ou em diferentes frascos. 

Da mesma forma, a gaveta de talheres, que tem itens pequenos, não pode ser deixada de qualquer jeito. Para isso, uma boa alternativa é usar um organizador para gavetas com divisórias para cada utensílio, como garfos, facas, colheres e abridores. 

Gavetas do quarto

Independentemente do tamanho do quarto, saber como organizar gavetas dos móveis é fundamental. Com a organização, você não corre o risco de ficar procurando objetos e peças durante horas, e também garante uma aparência aconchegante para o ambiente. 

Nesses casos, a ideia de separar por categorias também é indispensável. Sejam nas cômodas, estantes ou no próprio guarda-roupa, com os itens separados você consegue mais espaço. Além disso, uma boa dica durante esse processo, é praticar a lei do desapego e escolher algumas peças para doar ou descartar.

Dobrar as peças também é uma boa sugestão e pode facilitar na hora de organizar. Ao fazer isso, você consegue dispor cada um dos itens de uma jeito prático e visível dentro das gavetas. Uma alternativa eficaz é dobrar em tubos as peças mais leves, como camisetas e toalhas. 

No caso de peças pequenas, acessórios e maquiagens, optar por organizadores pode ser uma ótima escolha. Com diferentes divisórias, o organizador facilita a distribuição dos objetos de modo que não fiquem jogados e também se mantenham visíveis.

Gavetas do banheiro

Em um lugar que exige limpeza, a organização é quase lei. Com diversos produtos à vista, planejar como organizar gavetas do banheiro é imprescindível e deve ser feita para que nada se perca no caminho. 

Para esse ambiente, a dica de ouro também segue à risca. Separar os produtos em categorias fará toda a diferença na hora da organização e pode dar um toque ainda mais higiênico. Por isso, a dica é deixar cada item com seu correspondente. 

Investir em potes de vidro ou divisórias em acrílico com tampa também é uma ótima sugestão para manter os repartimentos do banheiro organizados. Sendo um ambiente muito úmido, colocar cotonetes, algodão e itens mais delicados nesses recipientes garante que eles fiquem conservados e ainda facilita o uso diário. 

Ainda pensando na arrumação, apostar em um organizador para gavetas também é uma ótima alternativa. Com suas divisórias, ele ajuda a separar produtos e objetos menores, como laços para cabelos, escovas e acessórios. Além disso, eles asseguram a organização dos móveis e deixam o ambiente mais clean.  

Gavetas do escritório

No ambiente de trabalho, a desorganização pode resultar em grandes problemas. Uma gaveta desarrumada pode te fazer perder horas procurando documentos e criar grandes empecilhos. 

Nesses ambientes, uma boa dica é manter somente o que é útil. Com tantos papéis e objetos, é importante se certificar que o que está ali tem uma funcionalidade, para então começar a organização. Por isso, caso seja necessário, uma alternativa é esvaziar as gavetas e se desfazer do que não for aproveitável. 

Separar, categorizar e priorizar também é importante na hora de arrumar uma gaveta de escritório, por isso, depois de se livrar do que não é importante, separe cada item por categoria e os disponha nas gavetas de acordo com suas prioridades. 

Além dessas etapas, saber arrumar esses itens já dentro das gavetas é importante.  Para isso, as pastas e organizadores de gaveta colmeia, que são produtos com diferentes quantidade de divisórias, podem ser muito proveitosos e ajudam a deixar cada coisa no seu devido lugar. 

Organize e decore sua casa com os móveis do Ecadeiras!

Depois de todas essas dicas sobre como organizar gavetas de diferentes ambientes, que tal se inspirar e continuar lendo os conteúdos do Eblog? Com eles, você pode aprender como organizar seu armário da cozinha e muito mais!

Caso queira, você ainda pode conferir móveis de alta qualidade para compor todos os cômodos que desejar. Acesse o E-cadeiras para conferir as opções e aproveite os preços e condições especiais.