Reconhecida pelas suas diversas funcionalidades, a edícula é um espaço que ganhou outros significados com o passar do tempo e, hoje, é sinônimo de lazer, descanso e até trabalho, dependendo da preferência de cada pessoa.

Por mais que o conceito pareça ser complicado de entender, nós, do Eblog, preparamos um texto especialmente sobre isso. Tire suas dúvidas sobre o que é edícula, como fazer uma na sua casa, entre outros questionamentos que eventualmente surgem sobre o assunto aqui!

Saiba mais sobre o que é a edícula

Uma herança arquitetônica, a edícula é um tipo de espaço usado originalmente como casa de hóspedes. Nessa estrutura, normalmente havia um pequeno quarto, sala, cozinha e o banheiro.

As famílias que tinham essa construção no terreno a usavam como casa de aluguel, o que servia como renda extra no fim do mês, que possibilitava uma condição de vida melhor. Em outras situações, a edícula simples também era usada como casa para empregadas domésticas.

Conforme o passar do tempo, as pessoas perceberam que a edícula também poderia ganhar mais funções importantes e úteis para o dia a dia. Seja como área gourmet ou espaço para churrasco perto da piscina, a área extra da residência é sinônimo de praticidade.

Confira formas de uso que a edícula possibilita

Como comentamos antes, fazer um projeto de edícula hoje em dia passa muito pelo que cada pessoa deseja ter no espaço adicional à casa. Aliás, engana-se quem pensa que as edículas são exclusivamente pequenas como as existentes no passado.

Pensando nesse detalhe, separamos algumas dicas de tipos de edículas que podem ser montadas na sua casa. As opções listadas abaixo são só alguns exemplos para você ter como base e imaginar como o cantinho que está sobrando no seu lar pode ser aproveitado. Confira!

Área gourmet

A pequena edificação, como também é conhecida, tem utilidade como uma área gourmet externa. Nesse formato, o modelo de edícula costuma ser feito com espaço para reunir pessoas e bancada para organizar louças.

É até comum que a edícula seja usada como ponto de reunião de amigos e familiares em datas festivas. Afinal, as refeições podem ser finalizadas e servidas no ambiente, como a ceia de Natal ou o churrasco do fim de semana.

Nesse caso, é normal que o espaço tenha móveis para área externa para oferecer conforto às visitas. Assim, a lista de compras no segmento de mobília pode envolver mesas, poltronas, cadeiras e sofás.

Casa de hóspedes

Parecida com a opção acima, a edícula com cozinha também pode servir como casa de hóspedes em algumas situações. Como dissemos antes, o espaço é feito para ter o essencial em termos de móveis e itens usados no dia a dia de um lar comum.

Nesse caso, a edícula com cozinha, quarto, sala e banheiro pode receber visitantes que costumam passar a noite em casa e empregadas domésticas ou até mesmo ser alugada. Enfim, é possível contar com a área para várias finalidades.

Espaço de home office

Há também aqueles que preferem contar com um espaço dedicado ao trabalho para dar conta das tarefas do escritório em casa. Pensando nisso, alguns projetos envolvem a transformação de edículas em ambientes de home office, com os objetos e os móveis mais usados.

Armário, cadeira, mesa… São vários os itens que podem ser pensados para tornar a rotina de trabalho na edícula mais confortável e prática. Colocando na ponta do lápis, montar um espaço dedicado a tal atividade aumenta o espaço livre dentro de casa e ajuda na concentração durante as tarefas diárias.

Faça sua própria edícula com itens do Ecadeiras!

Que tal montar uma edícula na sua casa com a praticidade de poucos cliques? No Ecadeiras, você pode escolher móveis e objetos para transformar o ambiente e deixá-lo com a sua cara. Aproveite as ofertas do nosso site e conte com as opções disponíveis para pronta-entrega.