Quando falamos em decoração e revestimento de interiores, a madeira é um dos materiais mais cotados para dar um up no visual da casa. Porém, com a produção lenta e escassa, foi necessário adaptar sua fabricação para chapas reconstituídas em MDP ou MDF.

Essa modificação trouxe diversas vantagens. Entre as principais, estão a contribuição na preservação do meio ambiente e o excelente custo benefício, mas não para por aí, já que eles podem ser encontrados em diferentes cores e acabamentos. Continue no Eblog para entender a diferença entre MDP e MDF!

O que é MDP?

O MDP (Medium Density Particleboard) é um painel formado por três camadas de partículas da madeira, duas finas na superfície e uma grossa no miolo. Criado a partir de uma alta temperatura de pressão, ele oferece boa resistência por isso, é muito utilizado em portas, gavetas e prateleiras.

Além disso, muitas pessoas ainda confundem esse produto com a madeira compensada, mas vale ressaltar que eles não são a mesma coisa. Na verdade, o MDP trata de uma evolução dos materiais compensados, que foram os primeiros painéis de madeira industrializados.

Considerado a pedida certa para quem procura estabilidade, ele funciona bem em cortes retos, sendo resistente e uma ótima opção para a estrutura dos móveis. Contudo, não aceita muitas aplicações de acabamentos, nem processos de usinagem.

O que é MDF?

Se o MDP é uma nova forma de industrialização de madeira, o que é MDF (Medium Density Fiberboard)? Muito utilizado no artesanato, na decoração, na construção civil e na fabricação de móveis, o material é composto por uma mistura de fibra de madeira com resinas sintéticas.

O MDF também é comercializado tanto na forma natural, quanto com revestimentos, sendo encontrado comumente em diferentes tons. Para isso, o material é revestido com BP, um elemento tratado com tecnologias específicas para aumentar a resistência da peça.

Vale lembrar que sua maleabilidade se assemelha à madeira, já que ele pode ser cortado em vários sentidos, suportando trabalhos de usinagem. Ele também aceita a aplicação de diversos revestimentos, é ecologicamente sustentável e não sofre com a variação de temperatura.

Qual é a diferença entre MDP e MDF?

Mas, afinal, qual é a diferença entre esses tipos de madeira: MDP ou MDF? A principal distinção está na estrutura interna. Por conta da composição, o MDF é mais maleável, permitindo uma manutenção sem estragos no material, seja na fabricação ou no acabamento de móveis.

Já o MDP tem maior resistência devido às suas três camadas internas. Deste modo, não oferece tanta maleabilidade, funcionando melhor em superfícies planas, como fundos de gavetas, painéis, prateleiras e muito mais.

Qual é o melhor?

Depois de descobrir as vantagens de cada um, a dúvida que fica é qual a melhor opção: MDP ou MDF? Para responder essa pergunta, é necessário considerar algumas questões, como o local onde o móvel será adicionado.

Em um ambiente aberto e exposto à umidade, por exemplo, a melhor opção é o MDP. Isso porque sua composição de partículas de madeira conta com um espaço vazio entre as fibras. Dessa forma, ao entrar em contato com a aquosidade, ele absorve a água internamente, diminuindo o impacto na espessura externa da peça.

Quando a mesma situação acontece com o MDF, o material incha com maior facilidade. Essa reação ocorre porque ele é composto por camada de madeira maciça, que apresenta uma expansão mais rápida ao obter contato com a umidade.

Outro ponto a ser considerado é o peso que você pretende colocar na peça. Para essa função, o acabamento em MDP costuma ser mais resistente. Contudo, o MDF é a pedida certa para compor acabamentos de mesas da sala de jantar, oferecendo muito requinte ao espaço.Compre móveis de qualidade no Ecadeiras!

Compre móveis de qualidade no Ecadeiras!

Gostou de saber um pouco mais sobre MDP ou MDF? Aproveite para conferir os demais conteúdos que o Eblog preparou para você. Aqui, você fica por dentro de tudo sobre design de cadeiras, decoração geral e muito mais.

Agora, se o que você quer são móveis de qualidade, acesse o E-cadeiras. Com uma plataforma 100% segura, você faz suas compras em poucos cliques, ainda conta com condições especiais e atendimento especializado. Confira!