A sala é o cartão de visitas de qualquer casa, pois, é o lugar ideal para acomodar os convidados de forma confortável. Por isso, saber quais são os modelos de sala de estar é fundamental para encontrar uma opção que valorize seu espaço.

Além disso, é muito comum que esses cômodos tenham mais de um ambiente, principalmente, se você mora em um apartamento. Para organizar tudo da forma certa, confira os tipos de sala de estar que o Eblog separou para você!

Móveis para sala de estar

Quando pensamos na sala de estar, a primeira coisa que vem à nossa cabeça são os móveis que compõem esse lugar. Afinal, eles são os principais responsáveis por gerar aconchego durante os momentos de descanso e lazer.

Pensando nisso, podemos dividi-los em dois grupos: os essenciais e os complementares. No primeiro, ficam itens como o sofá e o apoio para TV, enquanto o segundo tem mesas de centro, poltronas e aparadores.

Ao fazer essa divisão no começo do projeto, você garante uma boa decoração de sala de estar, já que a versão completa depende dos dois grupos. Deste modo, o ambiente fica bonito e funcional.

Tipos de sofá

Na hora de escolher o sofá ideal, é importante ter em mente qual será a utilidade dele. Se a intenção for utilizá-lo apenas para recepcionar as visitas, opte por um móvel mais curto e rígido.

Agora, se você quer um modelo confortável para curtir os momentos de folga em frente à televisão, busque uma alternativa com maiores recursos. Um bom exemplo disso é o sofá retrátil, pois, ele pode ser regulado de acordo com a sua preferência.

Apoio para TV

Caso haja uma televisão no local, você deve pensar em móveis como o rack, a estante ou o painel para apoiá-la. Feito isso, fica fácil escolher a versão ideal para a composição do ambiente.

Mas como escolher uma boa opção? Antes de começar a decoração, o recomendado é medir toda a extensão do espaço. Lembrando que essa dica vale para todos os modelos de sala de estar.

Poltronas decorativas

As poltronas são ótimas alternativas para a sala de estar moderna, pois, conferem assento extra para recepcionar as visitas. Nas propostas mais intimistas, ela também pode ajudar na criação de um cantinho de leitura.

Vale lembrar que, assim como os sofás, elas contam com uma enorme variedade de modelos. Deste modo, para quem busca versões dinâmicas, as poltronas sem braços são ideais, enquanto as com apoio são mais formais.

Mesas e aparadores

As mesas laterais ou de centro são ótimas opções de apoio para copos, livros, controle de TV, comidas ou itens decorativos. Contudo, antes de adicioná-las na sala de estar pequena, verifique se isso não prejudicará a circulação do local.

Outra alternativa são os aparadores, que, apesar de terem funções parecidas com os móveis anteriores, podem ser utilizados como divisão de ambientes. Essa característica faz toda a diferença nas salas de estar e jantar integradas.

Estilos decorativos para a sala de estar

Independentemente de quais modelos de sala de estar você prefere, é importante saber que ela deve representar o estilo de todos os moradores da casa. No entanto, esse processo precisa ser feito com cautela para que não gere desconforto em seus convidados.

Para isso, o ideal é que a proposta escolhida seja incrementada em pequenas doses, potencializando os detalhes com itens decorativos. Se você está procurando algo pré-definido, inspire-se nas opções a seguir.

Decoração escandinava

A decoração escandinava é a pedida certa para quem está buscando uma proposta mais clean e minimalista. Com tons claros, linhas neutras e redução de excessos, ela promove a convivência social e a funcionalidade.

Decoração moderna

Em geral, a decoração moderna segue uma linha mais simples, clean e com móveis em linhas retas. Porém, ela também pode trazer peças ousadas, aliadas a designs charmosos e requintados, proporcionando uma sala de estar de luxo.

Decoração rústica

Na decoração rústica, a maior aposta são os materiais brutos, como couro, madeira, pedra e metal. Já a paleta de cores segue um padrão entre tons terrosos e off-white, destacando o marrom em todas as suas tonalidades.

Conheça os móveis do Ecadeiras!

Depois de descobrir tudo sobre os modelos de sala de estar, que tal conferir dicas de otimização do espaço? Ao acessar esse conteúdo, você encontra técnicas incríveis para deixar o ambiente bonito e organizado.

Também aproveite para dar uma olhadinha nos móveis exclusivos que o E-cadeiras possui. Por lá, além de usufruir de uma plataforma 100% segura, você conta com preços e condições imperdíveis. Veja as novidades!