Sejam pendentes ao lado do sofá ou sobre a mesinha de centro, as plantas para sala são ótimas opções para quem quer transformar a decoração do espaço. Afinal, elas conseguem trazer uma atmosfera muito mais agradável e prazerosa.

Está pensando em adotar uma plantinha? Este artigo traz indicações sobre as melhores plantas para sala. Confira algumas espécies abaixo e descubra quais são os cuidados necessários com cada uma.

Plantas mais indicadas para a sala

Para ter plantas na decoração, é importante verificar as características de cada espécie e as condições que o ambiente oferece a elas. Se o seu cômodo é cheio de luz natural, aposte em alternativas que gostem desse tipo de ambiente.

Agora, se o espaço recebe pouca iluminação, o ideal é investir nos tipos de plantas para sala que se adaptam à sombra ou meia-sombra. Veja abaixo algumas opções e escolha a sua!

Pleomele

A pleomele é a pedida certa para quem procura arbustos que podem atingir até dois metros de altura. Muito utilizada na decoração, ela tem um aspecto rústico e pode ser cultivada em baixa luminosidade. Além disso, regar frequentemente e manter a terra adubada ajuda a mantê-la bonita.

Antúrio

Considerada uma planta de aparência rústica, o antúrio tem folhas verde-escuras e flores que podem ser encontradas em cores variadas. Essa espécie floresce durante todo o ano e é ótima para decorar mesas de centro, aparadores e vasos maiores em algum canto da sala de estar.

Lírio da paz

Bonito e elegante, o lírio da paz é ideal para quem busca uma opção delicada. Contudo, é válido lembrar que ele gosta de ambientes frescos e sombreados. Essa espécie também precisa de solo úmido para se manter bonita.

Palmeira areca

Entre os principais tipos de plantas para sala de estar está a palmeira-areca, uma opção que se adapta muito bem à meia-sombra. Para cuidar dela, basta regar regularmente e manter a terra adubada. Nos ambientes com ar-condicionado, dobre a atenção com a umidade dessa planta.

Palmeira ráfis

Muito utilizada na decoração com plantas na sala, a palmeira ráfis pode alcançar 1,5 metros de altura. Portanto, se essa for a sua escolha, prepare um cantinho especial para acomodá-la adequadamente no espaço, deixando a decoração bonita e equilibrada.

Dracena

Também conhecida como pau d’água e coqueiro de vênus, a dracena é indicada para locais que recebam luz direta do sol. Para isso, o recomendado é que essas plantas para sala sejam cultivadas ao lado ou o mais próximo possível da janela.

Singônio

Está procurando alternativas versáteis das plantas para sala de estar? Opções como o singônio são ótimas, pois elas mudam de cor à medida que amadurecem, tornando-se excelentes propostas decorativas.

Jade

Excelente pra quem tem pouco espaço, a Jade tem a vida semelhante à de uma árvore. Conhecida também como árvore-da-vida ou da amizade, ela é uma espécie de suculenta que ama ficar na sombra. Essa característica a torna ideal para casas que não contam com muita luminosidade natural.

Cacto

Tendência na decoração de interiores, os cactos são considerados alternativas mais simples de cuidar. Isso porque eles não precisam de tratamentos como a adubação. Além do mais, a variedade de tamanhos permite que sejam usados em diferentes espaços.

Samambaia

Encontradas em diferentes versões, as samambaias são perfeitas para adornar armários altos ou prateleiras elevadas, deixando a decoração ainda mais destacada. Seus cuidados exigem meia-sombra e drenagem frequente.

Ripsális

A ripsális ou cacto de macarrão é uma alternativa que combina muito bem com cômodos modernos e propostas divertidas. Para incrementar ainda mais o ambiente, uma boa ideia é colocá-la em um vaso diferente e colorido, destacando as particularidades de sua folha.

Orquídea

Se a intenção é deixar o local sofisticado e elegante, as orquídeas são ótimas opções. Apesar de não florescerem durante todo o ano, elas precisam de cuidados constantes para que não morram e nem percam a saúde e a vitalidade.

Conheça as oportunidades do Ecadeiras!

Agora que você já sabe tudo sobre as plantas para sala, que tal conferir as melhores técnicas para a escolha de móveis desse espaço? Com os conteúdos do Eblog, além de ficar por dentro de todas as tendências, você encontra várias dicas incríveis de decoração.

Aproveite para conferir também os móveis do E-cadeiras. Considerada uma das maiores lojas on-line de móveis, o site conta com modelos exclusivos em alta qualidade e diversos tamanhos. Aproveite!