Passamos muito tempo de nossas vidas na cama. Inclusive, ela pode interferir em nossa saúde. Sendo assim, é essencial que ela esteja sempre limpa para que nosso sono seja seguro e tranquilo. Para isso, neste artigo, vamos dar dicas sobre como limpar cama box e mantê-la bem higienizada.

Esse modelo de cama é muito popular, já que proporciona mais conforto para dormir. Existem muitos tipos e tamanhos de cama box, porém, as dicas que daremos servirão para que você faça a limpeza em qualquer um deles.

Motivos para fazer a limpeza com regularidade

Antes de saber como limpar cama box, é preciso entender a importância de manter este móvel higienizado e limpá-lo com certa frequência. Isso porque, enquanto dormimos, nosso corpo sua. Com o tempo, pode haver um acúmulo de bactérias e ácaros no colchão, ocasionando problemas de saúde.

A limpeza mais pesada pode ser feita uma vez ao mês para certificar de que o colchão não fique manchado e a sujeira mais difícil de remover seja limpa. Isso porque, mesmo com o uso de lençol, impurezas podem chegar até ao colchão, escurecendo o tecido e promovendo o acúmulo de bactérias.

Veja, a seguir, nossas dicas sobre como limpar cama box em casa!

Técnicas para limpar cama box

Com alguns produtos simples que, talvez, você já tenha em casa, é possível remover a sujeira da sua cama box e mantê-la sempre limpa. Veja, a seguir, algumas técnicas fáceis e eficazes que podem te ajudar.

Limpeza com vinagre e álcool

Muitas pessoas se perguntam como limpar cama box branca. Esses dois ingredientes, que todo mundo tem em casa, podem ser muito poderosos para fazer a limpeza do seu colchão. Para usar essa técnica, você vai precisar de:

  • 1 copo de álcool;
  • 3 copos de vinagre;
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 3 colheres (sopa) de amaciante;
  • 2 panos,
  • 1 balde.

Primeiro, misture todos os ingredientes citados acima dentro do balde. Mergulhe um pano na mistura e esfregue a cama box com ele. Após esfregar tudo, pegue um pano seco e tire o excesso da mistura. Deixe a cama secar completamente antes de colocar o lençol.

Essa técnica pode ser utilizada para a limpeza de rotina, uma vez por semana ou a cada 15 dias. Ela serve para manter a cama limpa, porém, não é tão eficaz em tirar manchas muito profundas. Veja a próxima receita para limpar colchão encardido.

Limpeza profunda com água sanitária

A água sanitária é muito utilizada para tirar manchas profundas de tecidos, por isso, pode ser usada na limpeza profunda de colchões e camas. Veja a receita dessa mistura para limpar cama box:

  • 1 copo de água sanitária;
  • 3 copos de água,
  • 1 borrifador.

Após misturar a água sanitária com a água comum no borrifador, espalhe a mistura por toda a cama, principalmente, se houverem manchas no tecido. Se for necessário, esfregue a mancha com um pano limpo.

Depois, é importante deixar a cama em um local arejado, por isso, abra as janelas do quarto ou ponha a cama para o lado de fora. Espere secar antes de colocar o lençol.

Vale lembrar que a água sanitária é um produto forte, sendo assim, evite utilizar essa mistura constantemente. Também é preciso deixar que o colchão seque totalmente antes de se deitar, além de esperar que o cheiro do produto se suavize.

Limpeza com bicarbonato de sódio

Outra dúvida que sempre surge é sobre como limpar colchão box a seco. Para isso, o bicarbonato de sódio é perfeito, já que não é necessário misturar água para utilizá-lo nessa técnica.

O bicarbonato de sódio também é um ótimo produto para limpar cama box, já que é uma substância que elimina a sujeira e contribui para clarear o tecido. Essa dica é recomendada, especialmente, para camas que já têm um certo tempo de uso e começaram a apresentar um aspecto de envelhecimento.

Para utilizar essa técnica, basta polvilhar o bicarbonato de sódio pelo colchão e deixá-lo agir por, aproximadamente, 30 minutos. Depois, você pode utilizar um aspirador de pó para remover completamente a substância da cama. Esse produto também pode ser utilizado para limpar outros móveis do quarto ou até o chão.

Limpeza de mofo com hipoclorito de sódio

O mofo na cama pode ser muito prejudicial para a saúde, por isso, ele deve ser eliminado o mais rápido possível. Para isso, você pode utilizar o hipoclorito de sódio. Veja a receita para limpar cama box a seguir:

  • 900 ml de água;
  • 1 colher (sopa) de amaciante;
  • 1 colher (sopa) de detergente neutro,
  • 100 ml de hipoclorito de sódio.

Primeiro, é necessário misturar os ingredientes em um recipiente e colocá-los em um borrifador. Depois, aplique a mistura em todo o colchão, deixando agir por, aproximadamente, cinco minutos. A seguir, escove o tecido com delicadeza para retirar a sujeira.

Em seguida, utilize um pano para cobrir o bocal do aspirador de pó e passe-o pelo colchão. Deixe secar completamente antes de forrar com o lençol e se deitar. Dessa forma, sua cama box ficará limpinha e segura para dormir.

Encontre sua cama box no Ecadeiras!

Após saber mais sobre como limpar cama box e mantê-la sempre segura para dormir, confira os modelos disponíveis no Ecadeiras. Acesse nosso site e aproveite nossas condições especiais para adquirir a cama dos seus sonhos!