Receber um novo integrante na família é sempre um momento muito especial para os pais, principalmente se eles são de primeira viagem. Por isso, saber como organizar a cômoda de bebê pode ajudar muito no dia a dia, já que esse móvel é essencial para guardar as coisinhas do pequeno.

Assim como o guarda-roupa, existem inúmeras formas de como organizar roupas de bebê na cômoda a fim de melhorar a praticidade. Pensando nisso, nós, do Eblog, separamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença na rotina de cuidados com o seu pequeno. Acompanhe!

Escolha a cômoda ideal

Muito presente nos quartinhos das crianças, a cômoda de bebê é conhecida por sua funcionalidade. Afinal, ela é uma ótima opção para auxiliar durante as trocas de fraldas e roupas que os papais farão ao longo do dia. Para atender aos mais diversos ambientes, ela conta com uma enorme variedade de modelos.

A primeira dica para acertar na escolha do seu móvel é medir o tamanho do quarto infantil. Fazer isso te dará uma noção maior sobre quais tipos de peças podem ajudar a otimizar o espaço, facilitando as atividades do dia a dia.

Outra coisa para se ter em mente é o estilo decorativo que pretende seguir. Se a intenção é deixar o espaço mais clean e minimalista, cômodas brancas e em tons mais claros podem ser ótimas alternativas. Já em propostas mais alegres e divertidas, os tons vibrantes são ideais.

Passo a passo para organizar a cômoda de bebê

Depois de escolher o móvel ideal, é hora de arregaçar as mangas para organizar a cômoda de bebê. Como se trata de uma tarefa para preparar o cantinho que receberá o novo integrante da família, os papais podem trabalhar em conjunto, deixando o momento ainda mais divertido.

Limpe o móvel

Antes de colocar as roupinhas e as fraldas dentro do móvel, é muito importante garantir a limpeza dele. Como a pele do recém-nascido é mais sensível, evite produtos convencionais, pois eles podem deixar o quartinho com um cheiro muito forte, causando alergias. Em vez disso, use apenas um paninho umedecido.

Na hora da limpeza, lembre-se de que ela deve ser feita em toda a extensão da mobília, passando por todas as gavetas. Afinal de contas, é lá que ficarão guardadas as fraldas e as roupinhas do mais novo membro da família.

Acomode o kit de higiene na parte superior

Outro passo de como organizar a cômoda de bebê é acomodar itens de higiene na parte superior do móvel. Como esse vai ser um dos locais em que mais ocorrem as trocas de fraldas, é muito importante que ele seja funcional para os papais. Para deixar a criança mais segura, vale apostar em um bom trocador.

Ter esse móvel em casa pode ser um ótimo auxílio para evitar dores nas costas dos papais. Apesar da cama parecer ser um móvel superconfortável para os bebês, acaba prejudicando a saúde postural por ser mais baixa que a cômoda.

Coloque os itens de troca na primeira gaveta

Fraldas, toalhas umedecidas, pomadas e cremes podem ser guardados na primeira gaveta para facilitar o acesso de quem estiver trocando o bebê. Acessórios de uso frequente, como chupeta, itens de amamentação, talco, termômetro, cortador de unha e escovinha de cabelo também podem ser acomodados nessa gaveta.

Com tantos itens para acomodar, a dúvida que fica é como arrumar a cômoda de bebê. Uma boa dica para isso é apostar em organizadores de gaveta, que permitem a divisão de itens por grupos. Dessa forma, eles melhoram a visualização de cada item.

Separe as roupas por tamanho

Durante os primeiros meses de vida os bebês trocam de numeração rapidamente, por isso, o ideal é organizar as gavetas de acordo com o tamanho das peças. Nesse caso, a primeira dica de como organizar a cômoda de bebê é verificar a numeração de todas as roupinhas. Veja abaixo o padrão brasileiro:

  • RN (recém-nascido);
  • 0 a 3 meses;
  • 3 a 6 meses;
  • 6 a 9 meses,
  • 1 ano.

Feito isso, que tal organizar as gavetas em ordem numérica? Com o passar dos meses essa organização será essencial, uma vez que você conseguirá visualizar aquelas roupas que não servem mais no pequeno.

Guarde luvas, sapatinhos e fraldas de pano

Depois de arrumarmos os espaços mais importantes da cômoda, as próximas gavetas podem ser organizadas como você achar melhor. No entanto, já que nas primeiras gavetas nós guardamos as roupinhas, uma boa ideia é utilizar as próximas para acomodar sapatos, meias, luvas e fraldas de pano.

Use as gavetas baixas para acomodar bolsas e mantas

Como as gavetas baixas exigem mais esforço para serem alcançadas, você pode utilizá-las para guardar itens de pouco uso, como cobertores, bolsas, mantinhas, entre outros.

Conte com os móveis do Ecadeiras!

Agora que você já sabe tudo sobre como organizar a cômoda de bebê, aproveite para conferir os móveis disponíveis no E-cadeiras. Por lá, você encontra opções incríveis para adicionar no quartinho no pequeno. Aproveite nossas condições especiais e faça já suas compras!