As épocas quentes e com muita chuva podem causar grandes problemas em uma residência. Isso porque esse clima gera o aumento da umidade dentro das casas, o que pode provocar bolor em paredes, mobílias e objetos. Para resolver isso, saber como tirar mofo de móveis é essencial.

Antes de tudo é importante entender que o bolor e o mofo não são a mesma coisa. O primeiro trata de uma camada inicial do mofo, que apesar de infectar os objetos pode ser facilmente removida. Enquanto isso, o segundo deixa pontos escuros que são mais difíceis de serem retirados, principalmente em tecidos e objetos fibrosos.

O mofo é formado por um fungo que se prolifera através da umidade e, em especial, nos lugares escuros. Esse fator o ajuda a se desenvolver em qualquer lugar da casa. Além do mais, ele também pode aparecer no inverno, pois esse clima nos faz deixar os ambientes fechados por mais tempo.

Além de estragar a mobília, o mofo também faz muito mal à saúde. Isso acontece porque, ao fazer a inalação, os fungos penetram no corpo humano e encontram condições favoráveis, e posteriormente desencadeiam o processo alérgico. Para te ajudar, o Eblog separou dicas especiais sobre como tirar mofo de móveis. Confira!

Mantenha o ambiente bem ventilado

A primeira dica de como tirar mofo de móveis é manter os ambientes muito bem ventilados, pois isso ajuda a minimizar a umidade. Deixar a luz do sol entrar também faz toda a diferença, por isso, quando tiver oportunidade, deixe as janelas abertas para que ele adentre.

Na hora de montar a decoração do seu ambiente, é importante prestar atenção na posição dos sofás ou cadeiras. Sempre que possível, dê preferência às paredes que pegam sol para encostar guarda-roupas, armários ou qualquer outra peça que seja produzida em madeira.

Considere os cuidados preventivos

Detectou uma superfície com umidade elevada? Procure deixar a área sempre limpa e arejada a fim de evitar o aquecimento do mofo. Caso haja goteiras e infiltrações na sua casa, conserte-as o mais rápido possível. Essa atitude pode te ajudar a evitar problemas futuros.

Verifique constantemente se há a formação de mofo nos cômodos da sua residência. Fazer essa inspeção poderá te ajudar a tirar mofo antes que ele comece a se espalhar pelos demais móveis presentes no local. Além disso, dê atenção especial às peças fechadas, como os armários.

Apostar em um giz escolar ou saquinhos cheios de cal são outras práticas fáceis para evitar a proliferação de mofo na sua mobília. Afinal, esse produto para tirar mofo é capaz de absorver a umidade local. No entanto, sua área de alcance é limitada, sendo necessário investir em outros métodos em casos extremos.

Elimine o mofo dos móveis

Você está sofrendo com esse problema e quer saber o que é bom para tirar mofo de móveis? Com algumas receitas caseiras é possível se livrar dessa adversidade. O vinagre, por exemplo, pode ser um excelente aliado, já que se trata de uma solução de ácido acético.

Para isso, misture o vinagre branco com um pouco de água morna e passe nos seus móveis. Depois da limpeza percebeu que o cheiro do mofo ainda está impregnado nas peças? Coloque uma panela fervendo com um litro desse produto dentro do armário e deixe por duas horas.

Vale lembrar que para ter bons resultados nessa técnica de como tirar cheiro de mofo dos móveis é preciso deixar a panela destampada e a mobília fechada. Isso fará a solução penetrar na madeira. Após o tempo indicado, retire a panela e passe um pano úmido com vinagre por dentro e por fora da peça.

O álcool em gel é outra maneira de como tirar mofo de móveis, principalmente a parte que fica encostada na parede. Coloque o produto em uma esponja bem macia e passe-a lentamente sobre a madeira mofada. Depois, utilize um pano seco para remover o excesso. Para finalizar, utilize um lustra-móveis.

Navegue pelo E-cadeiras!

Considerada uma das maiores lojas de móveis on-line, o E-cadeiras conta com opções para todos os gostos e estilos decorativos. Por lá, você faz suas compras com segurança e ainda conta com atendimento especializado, diferentes formas de pagamento e entrega para todo Brasil. Confira nossas opções!