Sem dúvidas, pintar as paredes é uma das formas mais práticas de renovar o visual de um ambiente. Apesar de ser considerada uma técnica simples e comum, com um pouco de criatividade, você consegue transformar uma pintura simples em algo grandioso. A tendência meia parede é um excelente exemplo disso.

Perfeita para dar um toque especial à decoração de diversos cômodos da casa, a técnica pode ser feita em diversas cores, texturas e acabamentos. Interessou-se e quer saber como fazer a meia parede? Continue navegando pelo Ecadeiras e anote todas as dicas que preparamos para você.

Conheça os diferentes tipos de meia parede

Uma das maiores vantagens da meia parede na sala, no quarto, no banheiro, no hall ou na cozinha é a versatilidade que ela traz. Afinal, ela pode ser feita em diversos formatos, tons e acabamentos. Confira, abaixo, as principais opções e escolha a que melhor atende suas necessidades!

Meia parede na horizontal

A meia parede pintada na horizontal é uma das opções mais clássicas e comuns desse estilo. Isso porque sua linha deitada separa as duas cores, valorizando a decoração do espaço, mas não para por aí, já que ela ajuda a guiar objetos que serão pendurados, como quadros, nichos e prateleiras.

Outra vantagem é a sensação de amplitude que ela pode gerar ao espaço. Para isso, é necessário atentar-se à escolha das cores, que podem ser divididas entre tons claros e escuros. Contudo, é sempre bom lembrar que as maiores responsáveis pela iluminação do ambiente são as cores mais cleans.

Vale lembrar que a pintura meia parede na horizontal não precisa ser exatamente no centro do espaço. Em ambientes com o pé direito mais alto, por exemplo, você pode dividir as cores um pouco acima da altura dos móveis. Dessa forma, além de muito bonito, o cômodo ficará sofisticado e moderno.

Meia parede na vertical

A linha vertical é outra forma de dividir a parede. Nessa opção, você pode brincar com a divisão para decorar quartos compartilhados, como o do casal ou o das crianças. Assim, além do ambiente ganhar características que agradem os dois gostos, o ambiente fica muito harmônico e acolhedor.

Contudo, muitas pessoas têm receio de adicionar móveis próximos às linhas verticais. Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois, essa disposição da mobília é uma excelente forma de dar charme ao local. Fora que ela ajuda a deixar os ambientes diferenciados e originais.

Meia parede diagonal

Quer trazer um aspecto ainda mais moderno para a decoração do seu lar? A meia parede diagonal é a opção certa para você. Ideal para valorizar a ornamentação de diferentes tipos de quartos, ela combina diversos estilos, formatos e acabamentos de móveis decorativos.

Além disso, ela é uma ótima opção para destacar ambientes integrados, como a sala e a cozinha, de diversos apartamentos. Para deixar o lugar ainda mais requintado, apostes em diferentes desenhos e tons que se contrastam.

Brinque com os acabamentos

Engana-se quem pensa que apenas a tinta pode gerar o efeito de meia parede. Afinal, com tantas texturas e acabamentos diferentes, nada melhor do que dar um charme ao local saindo do padrão, não é mesmo? A boa notícia é elas podem ser feitas de forma cautelosa ou com muita ousadia.

A meia parede de tijolinhos, por exemplo, é uma ótima opção para ambientes mais cleans e minimalistas, como a área do jardim. Isso porque ela ajuda a destacar a fauna do local, deixando-o ainda mais aconchegante.

Agora, se a intenção é inovar, aposte na madeira. Resistente e duradouro, esse acabamento faz combinações entre diferentes tons e texturas, aumenta o isolamento térmico e acústico do local, além de criar uma atmosfera confortável.

Encontre o móvel dos sonhos no Ecadeiras!

Gostou de saber sobre as vantagens da meia parede e quer descobrir outras opções decorativas para repaginar a sua casa? Confira os demais conteúdos do Eblog. Com as nossas dicas, você fica por dentro de tudo sobre a decoração e a organização de casas e ambientes comerciais.

Os móveis são outros excelentes aliados na decoração. Com eles, você mantém seu espaço muito mais bonito e confortável. Para isso, contar com opções de qualidade, como as disponíveis no E-cadeiras, é fundamental. Portanto, não perca tempo e acesse nosso site para conferir peças em diversos tamanhos e acabamentos!