A cada dia crescem os números de pessoas afastadas do trabalho pelo estresse. Isso porque a constante pressão pode provocar muito desgaste emocional. Pensando em aliviar as tensões de seus colaboradores e aumentar a produtividade, muitas empresas apostam em uma sala de descompressão.

Esse novo conceito visa um espaço onde as pessoas podem passar um tempo relaxando e, depois, voltar revigoradas para o trabalho. Quer saber mais detalhes sobre o que é sala de descompressão e seus benefícios? Continue nos acompanhando aqui, no Eblog.

O que é sala de descompressão?

A sala descompressão é um espaço que a empresa oferece aos colaboradores para que eles se desliguem um pouco do trabalho. Seu principal objetivo é proporcionar um tempo de relaxamento com qualidade e, assim, fazer com que voltem prontos para mais um turno.

Além disso, a área de descompressão de uma empresa é fundamental para aliviar a tensão das pessoas. Fatores como a alta competitividade e a pressão podem minar o bem-estar e a produtividade do colaborador. E ter um ambiente em que os profissionais possam recuperar a plena capacidade cognitiva faz toda a diferença.

Como surgiram as salas de descompressão?

Se você está por dentro das tendências do mundo corporativo, deve ter percebido que esse conceito tem se tornado muito famosos nos últimos anos. Um dos principais motivos é que grandes empresas, como Google, Facebook e LinkedIn, se destacaram por oferecer ambientes descontraídos.

Essas empresas perceberam que precisavam de um esforço extremo de seus colaboradores, já que eles usam sua criatividade para inventar produtos e serviços. Como ninguém consegue viver nesse limite o tempo todo, elas apostaram na sala de descompressão como forma de aliviar o estresse.

Depois dessas experiências bem-sucedidas, a prática passou a ganhar cada vez mais força. Vale lembrar que apesar de começar a aparecer em empresas nos setores de tecnologia e inovação, atualmente elas estão presentes em negócios de diversos segmentos e portes.

Como funciona a sala de descompressão?

A sala de descompressão da empresa é basicamente um local estimulante e com decoração divertida. Além disso, oferece atividades interessantes ao colaborador, como jogos, por exemplo. Para completar, também pode apresentar alimentos e móveis que promovem a convivência.

O ambiente também precisa ser extremamente confortável e não ter características que o tornem parecido com um escritório. Isso porque a intenção é que ele seja um espaço de desconexão total com as atividades do dia a dia.

Quais as vantagens da sala de descompressão?

Como dissemos acima, desde que as empresas começaram a apostar nessa modalidade, muito benefícios começaram a surgir. Dentre eles, podemos ressaltar as seguintes atitudes:

Estímulo aos colaboradores

O espaço de descompressão faz os colaboradores se sentirem valorizados. Isso porque eles percebem que a empresa está investindo no bem-estar, o que faz o engajamento aumentar ainda mais.

Prevenção de doenças

Muitas pessoas são afastadas do trabalho por problemas de saúde mental e também na coluna. A boa notícia é que com a sala de descompressão, isso pode ser evitado. Até porque ela diminui o estresse e faz com que as pessoas saiam das posições comuns do trabalho e se movimentem.

Integração da equipe

Conviver com os colegas em um ambiente descontraído contribui bastante para a criação de vínculos entre eles. Afinal, eles têm a oportunidade de conversar sobre assuntos diferentes, descobrir afinidades e, quem sabe, se tornar mais próximos. Para isso, você pode apostar em sofás divertidos e confortáveis.

Como montar uma sala de descompressão?

Já deu para perceber o tanto de vantagens que esse espaço pode trazer ao seu ambiente de trabalho não é mesmo? Por isso, preparamos uma lista com dicas fundamentais sobre como montar uma sala de descompressão.

Estruture a partir da cultura da empresa

Antes de começar a decoração, é muito importante analisar a cultura da sua empresa. Para isso, avalie se apenas o espaço de relaxamento é suficiente ou se o ambiente precisa de atividades interativas. Outro ponto a ser observado é o comportamento das pessoas.

Defina onde será a sala

Existem duas principais formas de montar o seu ambiente. A primeira é apostar em um espaço separado, e a segunda fica integrada junto com o local de trabalho. Essa escolha vai depender das atividades previstas. Por isso, considere o foco que os colaboradores precisam ter para execução das tarefas.

Crie uma decoração estimulante

Como a ideia é quebrar aquela imagem de escritório, apostar em móveis coloridos pode ser uma excelente opção. O paisagismo também é bem-vindo, pois o verde traz relaxamento e ajuda a oxigenar o cérebro.

Melhore sua sala de descompressão com os móveis do Ecadeiras!

Agora que você já sabe todos os benefícios que essa sala pode oferecer, que tal construir uma? Com os móveis do E-cadeiras, você consegue montar um ambiente confortável e estimulante. Aproveite!