Você já notou o quanto as cores influenciam nossas escolhas diárias? Seja a roupa que escolhemos antes de sair de casa ou a comida que compramos, parte das nossas escolhas são influenciadas pelas tonalidades que enxergamos. Não à toa, existe um estudo sobre esse comportamento: a teoria das cores.

Essa pesquisa determina que a cor é um tipo de propriedade da luz, e não dos próprios objetos. Ou seja, ela é uma sensação produzida por meio dos nossos olhos, e não algo que existe de forma concreta. Pensando nisso, confira o artigo que o Eblog preparou para saber mais!

Como funcionam as cores?

A maneira como a cor reflete nos objetos e como estes interagem uns com os outros produz efeitos psicológicos nos seres humanos. Por isso, para atingir e causar sensações em determinados grupos, o design utiliza esse conceito em suas produções. Acompanhe abaixo e descubra o que é teoria das cores.

Cores aditivas (luz)

De acordo com a teoria das cores, os tons aditivos aparecem quando a luz é emitida pelo próprio objeto. Um exemplo disso é o sistema RGB (Red, Green and Blue), usado na produção de webdesign. Composto por vermelho, verde e azul, ele define as outras cores de acordo com a quantidade que cada uma possui.

Há também o sistema CMY (Cyan, Magenta and Yellow), que é o oposto do anterior. Nesse caso, a composição é feita pelas cores ciano, magenta e amarela. A junção desses tons aditivos resultam em branco.

Cores subtrativas (pigmento)

As cores subtrativas aparecem quando o tom refletido não é absorvido pelo objeto. Comum na indústria de tecelagem, o sistema RYB (Red, Yellow and Blue) é composto pelas cores primárias, vermelho, amarelo e azul, que, juntas, resultam em cinza. Você pode usar o branco para clareá-las ou o preto para escurecê-las.

Já as cores com pigmento transparente fazem parte do CMYK (Cyan, Magenta, Yellow and Black) e são muito utilizadas na impressão de materiais. Nesse caso, as cores primárias são ciano, magenta, amarelo e preto. O resultado da mistura de todos eles é um cinza-escuro.

Cores secundárias e terciárias

As cores secundárias e as terciárias são aquelas produzidas por meio das cores primárias. Ao combinar tons primários, tem-se um secundário e, combinando um primário com um secundário, tem-se um terciário.

Como funciona a combinação das cores?

Primeiramente, é importante entender que a combinação das cores não acontece por mera coincidência. Outro ponto a se destacar é o estudo dessas junções entre cada matriz — característica que diferencia as cores —, já que elas conseguem trazer sensações diferentes.

A teoria das cores explica como combinar essas matrizes criando similaridade, contraste e harmonia, ao analisar o círculo cromático. Para entender mais sobre como funcionam essas possibilidades, é necessário ter em mente alguns conceitos:

Cores complementares

As cores complementares são aquelas que ficam uma na frente da outra, em lados opostos do círculo cromático. Um exemplo disso é o azul e o alaranjado, o verde e o vermelho, e o amarelo e o roxo.

Na decoração, o interessante é escolher uma das cores como a principal e adicionar a outra em pontos de destaque. Assim, você consegue levar força e equilíbrio para a atmosfera do ambiente.

Cores análogas

As opções análogas são cores que se encontram lado a lado no círculo cromático. Nessa combinação, é comum que as matrizes tenham uma cor básica em comum, como é o caso do amarelo, do alaranjado e do alaranjado-escuro.

Vale lembrar que essa harmonização de cores é muito utilizada para trazer a sensação de uniformidade, tranquilidade e calma na decoração. Isso a torna ótima para quem busca opções mais certeiras.

Cores complementares divididas

Consideradas um pouco menos vibrantes e vivas que a opção anterior, as cores complementares são divididas de forma triangular. Aqui, ao invés de escolher a cor complementar direta, você escolhe duas adjacentes.

Na prática, se você escolher o alaranjado como tom principal, os dois outros tons serão o azul-claro e o azul-escuro. Com eles, a harmonização de cores do ambiente fica muito bonita e sofisticada.

Confira os modelos do Ecadeiras!

Agora que você já sabe como funciona a teoria das cores, aproveite para usá-la como base para fazer a decoração dos cômodos da sua casa. Com os móveis do E-cadeiras, você consegue fazer composições incríveis e que atendam a todos os gostos, estilos e necessidades. Confira nossas opções!