Foi-se o tempo em que a cozinha era apenas um cômodo usado para preparar as refeições do dia e armazenar itens de utilidades domésticas. Para a alegria dos amantes de decoração, há diversos tipos de cozinha para serem explorados antes de decidir qual é a opção perfeita para a sua casa.

Para atender às diferentes funcionalidades que esse local necessita, separamos alguns modelos de cozinha que podem ser adicionados à sua casa. Acompanhe o post que nós, do Eblog, preparamos para você, e inspire-se em modelos que têm tudo a ver com seus gostos e necessidades.

Cozinha contemporânea

As cozinhas contemporâneas representam estilos e tendências mais atualizadas. Caracterizadas por uma estética limpa, elas não possuem um projeto padrão, o que te deixa mais livre para fazer suas escolhas. Para deixar a decoração mais característica, vale escolher cores fortes e linhas retas.

Esses tipos de cozinha também são pensados para manter o máximo de organização no local, evitando o excesso de detalhes. Caso o seu ambiente seja planejado, aposte em móveis com acabamento em vidro, aço inoxidável, concreto, laminado e madeiras exóticas.

Cozinha rústica

Que tal trazer um visual de fazenda para o seu ambiente? Com o estilo rústico isso é possível, pois ele é caracterizado por itens inspirados na decoração de cozinhas de casas do campo. É por esse motivo que é muito comum encontrar diversas peças com acabamento em madeira e materiais naturais como destaque.

Inclusive, essa é uma ótima alternativa para quem tem cozinha paralela, deixando o espaço ainda mais charmoso e receptivo. Você também pode incrementar a proposta decorativa com uma mobília rústica, objetos artesanais e acabamentos coloridos, complementando a atmosfera acolhedora do espaço.

Cozinha tradicional

Definida por sua estética limpa e elegante, a versão tradicional utiliza cores neutras e elementos do design clássico. Não é à toa que ela está presente em diversos tipos de cozinha americana, promovendo bem-estar na hora de cozinhar e de se deliciar com as refeições.

É muito comum que esse espaço tenha azulejos brancos, armários com portas de vidro ornamentadas, detalhes decorativos e móveis de madeira em tons quentes. Aproveite também para adicionar bancos na bancada. Com eles, você consegue fazer refeições rápidas, como o café da manhã, com comodidade.

Cozinha escandinava

Conhecido também como estilo nórdico, o design escandinavo nasceu no inverno nórdico e tem o objetivo de trazer praticidade, simplicidade e elegância. Esses tipos de cozinha utilizam móveis e propostas decorativas limpas e modernas, além de contarem com elementos naturais, como a madeira.

O branco é o tom principal desse estilo, pois maximiza a luz natural do espaço, mantendo o visual minimalista. Para dar um ponto de cor, você pode incluir alguns objetos decorativos em tons pastel ou em cores neutras, como o cinza. Inclusive, essa é uma boa alternativa para a cozinha linear.

Cozinha industrial

Canos expostos, vigas de madeira, paredes de tijolos e iluminação aparente são características comuns no design industrial. Se você gosta dessa estética e quer levar a aparência descontraída dos lofts nova-iorquinos para a sua casa, essa é uma ótima proposta decorativa para sua cozinha ilha.

O conceito “aberto” é um dos traços mais marcantes dessa composição. Isso porque ele ajuda a proporcionar uma sensação de amplitude muito maior. Além disso, o estilo utiliza peças com materiais opostos para fazer combinações, visando o equilíbrio estético perfeito.

Ao optar por essa proposta decorativa, você pode abrir mão da mobília planejada e investir em opções que, além de práticas, complementam a decoração. Uma boa dica para deixar o local organizado é apostar em prateleiras com acabamento em metal para realçar a estética.

Cozinha eclética

Essa alternativa utiliza elementos de todos os estilos abordados anteriormente, a fim de criar um ambiente único, transmitindo a personalidade dos moradores. Mas atenção: a linha tênue que diferencia um ambiente bonito de um visualmente poluído é o equilíbrio durante a escolha dos estilos.

O truque para não pesar a mão na hora de montar a sua decoração é usar o bom senso e a criatividade a seu favor. Caso tenha uma cozinha em formato de “U”, vale a pena buscar peças que valorizem o espaço, proporcionando praticidade durante a preparação das comidas.

Encontre móveis para cozinha no Ecadeiras!

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de cozinha, que tal dar uma olhadinha nos móveis disponíveis no catálogo on-line do E-cadeiras? Em nosso site, você encontra opções que se encaixam em todos os tipos de decoração, proporcionando o ambiente perfeito para preparar suas refeições. Acesse!