A escolha dos tipos de madeira para móveis impacta diretamente a qualidade e a durabilidade que a mobília da casa terá. Outro ponto importante é que o material escolhido pode sofisticar ainda mais a decoração e o design do ambiente.

Por isso, antes de realizar a compra, vale a pena pesquisar sobre os tipos de madeiras existentes, suas qualidades, vantagens e desvantagens. Pode ser que um determinado material seja excelente, mas não sirva para a necessidade de sua casa.

Pensando em ajudar você nessa pesquisa e escolha, o E-blog traz alguns exemplos de madeiras mais comuns. São materiais muito fáceis de encontrar no mercado e de providenciar para sua casa.

Tipos de madeira para móveis

A madeira para móveis pode ser comprada em três formas: peças que já tenham o material de lei, placas de madeiras ou madeira reaproveitada. Caso escolha comprar apenas o material e não o móvel pronto, é preciso encontrar alguém que saiba criar o objeto que deseja.

Madeira maciça

Esse tipo de material encontra-se em estado puro, sem adição de produtos químicos ou sintéticos. Ele é um dos tipos de madeira para móveis rústicos. Dela derivam outras variações que vamos trazer aqui.

Cedro

Esse tipo de madeira para móveis tem um tom avermelhado, um cheiro característico que afasta insetos e é ótimo para ser usado na sala de estar. Além disso, é mais mole e pode ser cortado e lixado facilmente. No mais, pode ser usado em portas em locais abertos, pois dificilmente apodrece.

Mogno

O mogno tem uma cor castanha avermelhada, é durável e resistente, inclusive, contra fungos e cupins. É também fácil de ser trabalhado, por isso é bastante usado para os móveis.

Pinho

Essa madeira é um pouco mais barata, mas é bem resistente e bastante usada para móveis. Talvez, seja o tipo mais rústico, por isso deixa o ambiente com esse tema. Pode ser encontrada nas cores creme e amarelo.

Carvalho

De nome bastante conhecido, esse é um dos tipos de madeira para móveis mais utilizados. É bastante resistente, até para umidade, por isso pode ser usado em locais externos e abertos. Está disponível nas cores vermelho ou branco, sendo a segunda cor um pouco mais cara.

Madeira MDF

A madeira MDF, diferente da maciça, é feita a partir de fibras de madeiras e resina sintética. Ela é mais fácil de ser cortada, por isso é ideal para ser usada em objetos que necessitem de detalhes e acabamentos pequenos.

Apesar de ser bastante flexível, ela tem alta durabilidade e ainda pode ser encontrada em acabamentos variados.

Madeira MDP

A madeira MDP é feita com três camadas de material: uma grossa, no miolo, e duas finas, na superfície e na extremidade. É essa combinação que faz da MDP ainda mais resistente e duradoura.

Apesar de ser bastante parecida com a madeira maciça, a MDP é mais barata e costuma ser usada em móveis mais simples, sem detalhes. É ideal para objetos que sejam retos!

Madeira de demolição

Esse tipo não é muito usado porque as pessoas costumam pensar que não é de boa qualidade. Isso é devido a sua extração, que é feita de peças prontas ou madeiras de construção. Contudo, todas elas são submetidas a um processo de tratamento industrializado para garantir sua qualidade.

Encontre móveis com madeira de qualidade no E-cadeiras!

Na maior loja on-line de cadeiras do país, você encontra uma grande variedade de móveis também. Todos eles são feitos com material de muita qualidade, disponibilidade de cores e tamanhos que só o E-cadeiras tem!

Vai ficar muito mais fácil encontrar os tipos de madeira para móveis desejados e ainda dar uma olhadinha nas maravilhosas cadeiras do site. Não perca tempo e confira. Aproveite as facilidades e as praticidades incríveis para sua compra!