Para quem deseja uma casa completa e aconchegante, é essencial pensar bem na hora de escolher entre os diferentes tipos de sofá. Esse móvel é um dos itens mais marcantes em uma decoração, além de ser uma das primeiras opções quando o assunto é comodidade em casa. 

Pensando nisso, a equipe do Eblog preparou um conteúdo recheado de informação para te ajudar a escolher o sofá certo na hora de decorar a casa. Confira e fique por dentro!

Conheça os tipos de sofá 

Para descobrir qual o melhor tipo de sofá para apartamento ou casa, é importante conhecer a variedade de modelos que existem. Por isso, confira quais são os principais a seguir.

Tradicional

O sofá tradicional é o tipo mais comum, encontrado com opções de diversos tamanhos, geralmente, com dois ou três lugares. Sendo um item clássico, ele possui encosto e assento fixo. Normalmente, é utilizado junto de uma segunda peça, como uma poltrona

Muito versátil, esse modelo é ideal para cômodos de diferentes metragens. Diferente de alguns estilos, ele não é reclinável, nem expansivo. Além disso, pode conter pés de tamanhos variados, que são aparentes ou revestidos. 

Sofá de canto

Também conhecido com sofá em L, o sofá de canto é ideal para quem deseja amplitude e conforto, podendo ser definido como dois sofás emendados por um assento.

Esse modelo pode auxiliar na otimização do cômodo, ocupando somente um lugar. Além disso, até um sofá de canto pequeno pode contribuir muito na hora de dividir ambientes integrados, como uma sala de TV e uma cozinha. 

Sofá com chaise

O sofá com chaise também é perfeito quando o assunto é conforto. Como o próprio termo francês “chaise” diz, ele é um móvel que possui um dos assentos fixos alongados, de forma que seja possível esticar as pernas. 

Esse modelo pode ser encontrado em diferentes tamanhos. Assim como o sofá em L, é uma excelente opção para otimizar o espaço e dividir alguns ambientes que interagem. 

Sofá-cama 

Como o nome diz, o sofá-cama é uma excelente aposta para quem deseja um móvel com dupla funcionalidade. Além de ser versátil como sofá tradicional, esse item se transforma em uma cama, que pode ser montada quando for necessário. 

Muito prático, ele é perfeito para quem busca um móvel aconchegante. A função atende, principalmente, quem necessita de uma cama, mas não deseja ou não tem como colocá-la em outro cômodo. 

Sofá retrátil ou reclinável 

Tanto o sofá retrátil, quanto o reclinável, são opções ótimas para quem deseja comodidade. No modelo retrátil, normalmente, o sofá possui assentos expansivos, que podem ser abertos e fechados durante o uso. Já no modelo reclinável, o sofá possui um encosto variável, que garante a visão em diferentes ângulos.

Muito aconchegantes, esses tipos de sofá podem ser encontrados em diferentes tamanhos, com dois ou mais lugares, tendo até as duas funções. Por conta dessa versatilidade, são indicados para compor a decoração de salas de estar ou livings. 

Os principais tipos de tecidos

Além dos diferentes tipos de sofá, existe uma variedade de tecidos que os compõem. Confira os principais abaixo. 

  • Suede: com toque aveludado e macio, que pode ser comparado a camurça, o tecido suede é um dos mais populares na linha de sofás;
  • Poliuretano: para quem sonha com um sofá de couro, o PU, conhecido como couro sintético, é a opção sustentável ideal. Além de ser resistente, esse tipo de tecido tem alta duração e dá um toque moderno ao sofá;
  • Linho: o linho é um tecido de aparência delicada, porém muito resistente. Apesar de não ser um tecido impermeável, ele absorve menos sujeira e umidade que os demais;
  • Veludo: carregado de atitude e elegância, o sofá de veludo é supermacio e um dos mais indicados para quem deseja um toque quente no móvel — ideal para lugares frios. 
  • Algodão: Leve, natural, macio e fácil de limpar: este é o sofá composto por algodão. Esse modelo é a opção mais viável para quem deseja resistência e alta durabilidade. 

Como escolher o sofá ideal? 

Entre tantos modelos e tecidos diferentes, encontrar o sofá perfeito depende de muitos fatores. O clima do lugar em que você mora, a quantidade de pessoas com que vive e até o espaço disponível na casa são pontos a serem analisados.

Por isso, seja um sofá 3 lugares tradicional ou um modelo reclinável para muitas pessoas, conheça bem todas as opções antes de finalizar a compra. A dica é optar pelo que agrada, se encaixa no cômodo destinado e está dentro do orçamento. 

Complete sua casa com os móveis do Ecadeiras! 

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de sofá, que tal aprender um pouco sobre como escolher uma poltrona ideal para sala pequena? Com os conteúdos do Eblog, você garante todas as informações que precisa. 

Acesse o catálogo do Ecadeiras e escolha os móveis certos para completar a sua casa. Com preços e condições especiais, não tem jeito melhor de aproveitar!