A hora de escolher um lugar aconchegante para sentar em sua casa é um momento que precisa ser feito com paciência e cautela. Como existem vários tipos de tecido para sofá, pode ser que algum seja mais adequado para suas necessidades diárias.

Esse material pode fazer bastante diferença para os moradores e os visitantes da casa. Afinal, ninguém quer se sentir desconfortável sentado em um dos tipos de tecido para sofá.

Além disso, se há crianças e animais em casa ou o ambiente é mais frio, ou mais quente, o tecido impacta diretamente nisso. Por isso, o E-blog traz os tipos de panos mais comuns e mais usados nos sofás, atualmente, para que você possa conhecer cada um deles.

Tipos de tecidos para sofás

Cada tipo de tecido para sofá tem suas características, vantagens e desvantagens. É muito importante conhecer um pouco sobre cada um deles para fazer a escolha certa para sua casa.

Couro

Esse tipo de tecido nunca sai de moda, por isso, é tão presente nos sofás. Ele é um dos melhores tecidos para estofados, pois, além da alta durabilidade, não absorve sujeiras. Ou seja, é ideal para quem tem crianças, animais ou algum tipo de alergia respiratória.

Por ser um material mais resistente e de alta durabilidade, seu custo costuma ser um pouco mais alto. Contudo, comprar um sofá de couro é um ótimo investimento. Se for um couro sintético, os cuidados devem ser maiores para que o tecido não resseque e acabe rachando.

Suede

Atualmente, esse é um dos tecidos mais usados para os sofás. O tecido suede tem alta durabilidade e um custo bem mais baixo que o do couro. Ele é bastante confortável e macio, possuindo uma variedade de estampas a serem escolhidas. Assim, é possível optar pela que mais combina com sua decoração.

Porém, ele é um tecido de sofá que suja com facilidade. Isso porque o suede absorve manchas mais facilmente e, dependendo da profundidade, é mais difícil de removê-las. Às vezes, é necessária uma impermeabilização para conseguir realizar a limpeza profunda.

Chenille

O chenille é muito parecido com o suede, porém tem um custo um pouco mais elevado. Por isso, não é tão usado quanto antigamente. Ele tem uma textura aveludada e macia, sendo bastante confortável.

Entretanto, assim como o tipo de tecido para sofá anterior, o chenille não se dá bem com sujeiras e manchas. Por conter muitos vincos, que são os lugares preferidos dos ácaros, não é recomendado para quem tem alergias respiratórias.

Jacquard

Para quem procura um tecido para sofá estampado, o jacquard é uma ótima opção. Além disso, essa é uma escolha muito boa para quem tem crianças e animais domésticos.

Por ser um dos tipos de tecido para sofá com trama bem fechada, ele não acumula sujeira. Isso o torna muito resistente e com uma durabilidade muito grande. É um ótimo custo-benefício.

Linho

Bonito e elegante, o linho dá um toque sofisticado à decoração do ambiente. Ele é muito bom para locais quentes, pois é um tecido leve. Além disso, é macio e confortável.

Por outro lado, não é indicado para lugares com animais e crianças, pois absorve a sujeira e as manchas. Para limpá-lo, pode ser necessário ajuda profissional, impedindo que o tecido seja danificado.

Veludo

Ao contrário do linho, o veludo é ideal para lugares frios. É muito bonito e só de olhar dá para saber o quão confortável ele é! Tem várias cores que podem ficar superelegantes na sala de estar.

A única desvantagem é que ele mancha com facilidade e sua limpeza não é tão simples. Por isso, pode ser que não seja a melhor escolha para quem tem crianças e bichinhos de estimação. Para manter a limpeza desse sofá, é preciso ajuda de profissionais.

Móveis com lindos tecidos você encontra no E-cadeiras!

A escolha certa de um dos tipos de tecido para sofá pode ser levada em conta também para as cadeiras. Então, que tal dar uma olhada nos modelos disponíveis no E-cadeiras? Você vai adorar todas as opções de cores e formatos!

Além das belíssimas cadeiras e poltronas, há opções de sofás para você escolher na maior loja on-line de cadeiras do país. Aproveite a praticidade para a compra e garanta já o que precisa!