Bancadas, mesas, armários… Estes são só alguns itens importantes na organização do nosso espaço, seja a sala do escritório ou a cozinha de casa. Mantê-los bem-cuidados é essencial, principalmente quando falamos sobre como limpar móveis de MDF, que é um material popular no mercado.

Que tal conferir como limpar MDF de um jeito simples e econômico? Fizemos este conteúdo para você aproveitar e deixar o ambiente impecável, pensando também na segurança do móvel. Veja mais!

Entenda melhor do que é feito o MDF

Como já comentamos no texto sobre a diferença entre MDP e MDF, ambos são feitos a partir de madeiras vindas de áreas de reflorestamento. Isso significa que o impacto ambiental da matéria-prima é baixo e a contribuição para a preservação da floresta nativa é maior.

Em relação aos aspectos técnicos, o MDF é um tipo de painel produzido com partículas extraídas das toras de árvores com crescimento rápido, como pinus e eucaliptos. Essas fibras são tratadas com resina sintética e se transformam em chapas com boa maleabilidade e resistência contra variações climáticas.

Justamente por essa facilidade em ser produzida em larga escala e ser de qualidade, a placa de madeira de média densidade, como também é conhecida, é usada na estrutura de diversos itens, principalmente no segmento de móveis. Um exemplo disso é a variedade presente no catálogo do Ecadeiras!

Outro destaque que faz o material ser ótimo está ligado aos detalhes. Se você reparar bem, a estrutura é feita para receber diferentes tipos de acabamentos, com boa aparência e superfície lisa. Isso já dá uma ideia de como limpar móveis de MDF exige pouco esforço.

Escolha os produtos certos para limpar móveis de MDF

Antes de começar a limpar o MDF, é essencial que você se atente aos detalhes referentes aos tipos de produtos usados em cada tipo de faxina. Mesmo com a maleabilidade e o reforço do acabamento sintético, que preservam as características naturais por mais tempo, os cuidados com a mobília são indispensáveis.

Confira qual produto para limpar MDF é o mais indicado de acordo com cada necessidade. Dependendo do tipo de limpeza, você consegue dar conta do recado sem precisar de muitos produtos complementares.

Limpeza leve é simples e exige poucos itens

Para quem se preocupa em como limpar o armário de MDF da cozinha ou a cômoda do quarto, principalmente quando se trata apenas de tirar o pó, é indicado usar um pano macio e seco. O tecido mantém o brilho natural da madeira sem danificar a estrutura.

Se necessário, você pode usar água para limpar a sujeira maior. Umedeça um pano com água e passe-o onde haja resíduos. Lembre-se de secar em seguida.

Limpeza pesada pede atenção especial

Se sua intenção é tirar uma sujeira incrustada ou alguma mancha mais difícil de sair, vale a pena usar uma solução caseira à base de água com detergente — de preferência neutro.

Em casos específicos, para facilitar a remoção de resíduos, é possível aquecer a água e misturá-la com sabão e bicarbonato de sódio. O pó reforça a eficácia dos outros componentes e ajuda a conservar o estado natural da madeira. Em ambas as situações, use pano macio.

Confira o que evitar na hora de limpar seu móvel de MDF

Depois de conferir as dicas de como limpar móveis de MDF dos modos simples e pesado, saber o que evitar fazer ao remover a sujeira também ajuda a manter sua cômoda, guarda-roupa ou outro item impecável. Veja as precauções necessárias para conservar o bom estado da mobília.

Mesmo para móveis que ficam em ambientes úmidos, como é o caso dos banheiros, evite deixá-los secando naturalmente ou próximos de focos de umidade. Isso faz com que as partículas de água não se infiltrem e distorçam o painel de madeira.

Outra dica que é muito útil para quem tem dúvidas de como limpar móveis de MDF branco ou escuro tem a ver com as substâncias que se devem deixar afastadas na hora da limpeza, que são:

  • Detergentes e sabões coloridos;
  • Lustra-móveis com base oleosa,
  • Palhas de aço e outros itens com textura áspera.

Renove a mobília da sua casa ou escritório no Ecadeiras!

Gostou de conhecer mais sobre como limpar móveis de MDF? Então, escolha a mobília para deixar seu espaço bonito e diferenciado com as opções do Ecadeiras. Acesse nosso catálogo virtual e conte com as ofertas especiais que te ajudam a renovar o ambiente.