Uma forma de decoração criativa, útil e que transforma o ambiente, a horta em apartamento transforma a área onde é cultivada em um ambiente leve, descontraído e, de certa forma, terapêutico. Sabia que a prática de cuidar de plantas regularmente tem sido adotada para aliviar problemas de depressão e estresse?

Apesar disso, muita gente precisa lidar com o desafio de fazer a horta em apartamento, que normalmente possui espaço aberto menor que quintais de casas. Pensando nisso, a equipe do Eblog preparou um manual com orientações para você montar seu cantinho verde de um jeito muito prático. Confira!

Saiba o que é necessário para fazer a horta em apartamento

Para inovar na decoração ou apenas reforçar a tranquilidade do espaço de lazer, aproveitar o espaço disponível na sacada pode ser útil de diversas formas. Uma das que mais causam curiosidade nas pessoas é sobre como fazer horta em apartamento.

Uma das primeiras orientações para os que querem se aventurar na jardinagem é de montar a horta em lugares onde haja luz solar por pelo menos quatro horas por dia. Isso favorece a captação de nutrientes e o crescimento saudável dos vegetais.

Outro ponto importante é o da água para as plantas. Primeiramente, faça a rega no início ou fim do dia, pois isso evita a evaporação do líquido. Sobre a quantidade, o ideal é considerar as características de cada tipo cultivado na horta em apartamento. Alguns podem ser molhados na raiz e outros apenas as folhas.

Por fim, o tipo de terra a ser usada também deve ser estudado para você obter bons resultados. No caso da horta para apartamento, há opções já fertilizadas e que são encontradas em lojas de jardinagem. Esse tipo de solo deve ser esponjoso para permitir a circulação de oxigênio e facilitar a irrigação.

Confira quais sementes é possível cultivar na sua horta

Ao planejar o cultivo de uma mini-horta em apartamento, é bom ter em mente qual é o espaço disponível para aproveitar ao máximo cada centímetro do ambiente. Com isso, já é possível imaginar quais sementes você pode plantar.

As opções mais populares de quem costuma montar a horta em apartamento envolvem temperos e ervas aromáticas. É até mais prazeroso preparar um chá com o hortelã colhido dentro de casa, ou então dar um sabor especial na sua receita usando o orégano e o manjericão que você cuidou.

Até mesmo as árvores frutíferas pequenas podem ganhar espaço em sua horta na sacada. Neste caso, o cuidado deve ser redobrado para conservar o tamanho das raízes e galhos adequados ao espaço reservado às mudas.

Veja um passo a passo de como montar sua própria horta

Seja na montagem da horta em apartamento suspensa ou de chão, saber como cultivar as mudas favorecem o crescimento a longo prazo. Considerando esse ponto, veja o que fazer para começar e manter sua plantação saudável.

Para começar, escolha o vaso que seja compatível com o tamanho do espaço que você tem disponível e aplique uma camada de argila e manta na parte interna. Isso mantém a terra estável dentro do recipiente mesmo após ser regado.

Como comentamos antes, escolha a terra ideal para sua horta em lojas especializadas. O item já vem preparado para uso e tem os elementos necessários para fazer as mudas florescerem.

Depois disso, basta preencher o vaso com a terra e colocar a semente em profundidade adequada para a flora acontecer naturalmente. Em caso de mudas mais desenvolvidas, confirme que o recipiente tem espaço suficiente para as raízes crescerem bem.

Use a criatividade e inspire-se nos diferentes tipos de hortas

Seguindo a ideia do texto sobre decoração de apartamentos pequenos, separamos também algumas dicas do que fazer no cantinho que você pretende dedicar aos cuidados da sua horta em apartamento. A primeira observação é que você deve usar a criatividade e aproveitar cada centímetro do ambiente.

Em áreas maiores, onde os móveis para área externa ajudam a compor o cenário como as cadeiras para descanso e mesa de centro, aposte nas hortas feitas com vasos. Os itens se tornam parte do ambiente e ainda dão um toque de leveza ao espaço onde são colocados.

Caso sua área seja ocupada por móveis que você não abre mão, dê preferência à horta suspensa em apartamento. Nesta configuração, os potes são pendurados em altura que fique fácil para você alcançar e, ao mesmo tempo, seguros o suficiente para você circular no espaço tranquilamente.

Monte o espaço de lazer da sua casa com o Ecadeiras!

Seja com a horta em apartamento para a varanda ou a mesa do seu espaço de home office, o Ecadeiras tem de tudo no segmento de móveis e artigos decorativos! Navegue no nosso catálogo, aproveite as opções disponíveis e transforme o ambiente que desejar em um ambiente charmoso e personalizado.