Quem mora em uma casa pequena sabe como dá trabalho repaginar o visual e deixar o espaço com cara nova. Cada detalhe é fundamental na hora de fazer os móveis e objetos ficarem bonitos e, ao mesmo tempo, funcionais, ocupando área suficiente para interferirem o mínimo possível no dia a dia.

Há quem pense que transformar a decoração seja uma tarefa difícil, ainda mais quando se trata de lugares com poucos metros quadrados. É pensando justamente nesse tipo de situação que a equipe do Eblog preparou um conteúdo especial, feito para te ajudar a valorizar seu espaço de um jeito simples. Confira!

Integre ambientes com móveis práticos e compactos

Que tal fazer uma otimização de espaço na sala e cozinha ao mesmo tempo sem aumentar nenhum centímetro em sua casa pequena? Isso pode parecer complicado, mas com o uso dos recursos certos, você consegue fazer uma grande mudança.

A principal dica relacionada ao assunto é fazer a integração de áreas comuns utilizando mobílias e objetos que sejam compatíveis. As bancadas, por exemplo, são ótimas opções de itens que, ao mesmo tempo que entregam a sensação de divisão de ambientes, dão uma sensação de que os cômodos são maiores.

Aproveite cada centímetro do espaço

No caso de quem tem casa pequena, escolher os móveis certos é um jogo de paciência e exige atenção aos mínimos detalhes. Cada centímetro é essencial na hora de colocar uma mesinha de estudos ou trocar a estante da sala de estar.

Por isso, pense em itens que possam se encaixar bem nos cantos do cômodo. As mesas, por exemplo, podem muito bem ser quadradas ou retangulares, pois se encaixam nas quinas de paredes. Em vez de utilizar uma estante robusta, considere opções menores e racks com painéis.

A integração de ambientes citada anteriormente está diretamente relacionada a esse ponto. Que tal montar sua área de home office no mesmo espaço do quarto? Este é só um caso dos diversos cenários possíveis nos quais as casas pequenas e modernas se inspiram para o espaço ser bem aproveitado.

Use tons claros à vontade

Já percebeu como um ambiente com boa luminosidade fica parecendo maior do que realmente é? Isso acontece pelo fato de a claridade diminuir a percepção de limites dentro dos cômodos, como quartos e sala de estar. Por isso, quando falamos em montar a decoração de casa pequena, a preferência é optar por tons mais leves.

Começando pelas paredes, explore as possibilidades de tons que você pode usar no espaço que deseja dar uma repaginada no visual. Além do branco, as tonalidades frias no estilo pastel — verde e azul, por exemplo —, transmitem calma e mais liberdade em áreas menores. Você pode conferir mais detalhes sobre esse tema no nosso texto sobre teoria das cores.

Os móveis seguem o mesmo padrão. Escolha sofás, estantes e camas que tenham cores suaves, pois isso cria harmonia com o restante do ambiente. Em alguns casos, você pode usar itens com tons mais fortes, mas pense nisso apenas se quiser dar um destaque na decoração de casa pequena.

Dê preferência a objetos retos

O uso de acessórios e ornamentos decorativos deve ser feito com atenção por parte de quem mora em uma casa pequena. Nesse ponto, a criatividade e a cautela devem andar juntas, de modo que você não crie um espaço sem padrão visual e, principalmente, que te faça sentir apertado.

Por isso, a etapa de elaboração de projetos de casas pequenas é muito importante. Nele, você consegue perceber que os móveis retos são boas alternativas, pois entregam área livre para você circular e, ao mesmo tempo, ocupam área reduzida.

Tanto a bancada, que comentamos anteriormente, quanto a mesinha lateral e até o sofá, são móveis para casa pequena com bordas retas e que têm aparência simples e bem atualizada. Pequenos objetos, como vasos e porta-retratos, podem possuir outros formatos, mas sem exageros para manter a harmonia da decoração.

Traga seu próximo projeto para o Ecadeiras!

Navegando pelo catálogo virtual do Ecadeiras, fica fácil entender que somos especialistas em móveis para espaços residenciais e comerciais. Monte seu próximo projeto, faça suas compras aqui e receba o que há de mais atual em termos de mobília e artigos decorativos do mercado!