A busca por um sofá-cama confortável, muitas vezes, pode ser considerada uma escolha difícil, afinal, a peça conta com diversas opções. A boa notícia é que, com um pouco de informação sobre as medidas do espaço, é possível agregar beleza e comodidade ao ambiente.

Pensando nisso, o Eblog separou algumas características que precisam ser levadas em conta antes da compra da sua peça. Confira abaixo os diferentes tipos de sofá-cama e aposte no que melhor se encaixa na sua sala de estar.

Quais são os principais modelos do sofá-cama?

Assim como os demais móveis da casa, há modelos de sofá-cama com diversos tipos de acabamentos, tecidos e materiais. E não para por aí, já que ele também tem opções com e sem braços, de dois ou mais lugares e com diferentes tipos de regulagens. Confira abaixo as características e as vantagens de cada um:

Sofá-cama de dois ou três lugares

Apesar de ter uma função semelhante à da poltrona, o sofá-cama de solteiro conta com modelos mais robustos e largos. Além disso, todos eles possuem uma alça, que, quando acionada, revela uma forma comprida e aconchegante ao móvel.

Nesse modelo, a cabeça fica voltada para o encosto e, na hora de dormir, as almofadas do próprio móvel funcionam como travesseiros. Para aumentar a comodidade, o recomendado é utilizar um jogo de lençol do sofá.

Agora, se a sua escolha for o sofá-cama de casal, além de usufruir das mesmas vantagens que o anterior, você desfruta de um encosto reclinável. O benefício dessa função é que o item não precisa ser aberto para que ela possa ser utilizada.

Esse modelo também pode ser encontrado sem braços e com dois ou mais lugares. Desse modo, é possível otimizar os ambientes da casa, além de suprir as necessidades de todos os moradores.

Sofá-cama reclinável, de puxar ou de abrir

Como falamos anteriormente, o sofá tipo cama pode apresentar uma estrutura feita para puxar, reclinar ou abrir. Quando o assunto são os reclináveis, há uma função a mais, já que eles contam com regulagens na altura dos braços e do encosto.

As opções de puxar contam com uma estrutura de cama embaixo do sofá, que é adicional ao estofado. Enquanto as peças de abrir, literalmente, abrem o móvel, transformando-o em uma versão maior.

Qual a melhor opção: sofá com ou sem braço?

A resposta a essa questão vai depender da quantidade de espaço disponível na sua casa e das suas principais necessidades. Apesar de um sofá-cama confortável exigir um ambiente maior, as versões sem braços podem aumentar a sensação de amplitude e aconchego dos locais menores.

Até porque, se a intenção é fazer um melhor aproveitamento do cômodo, as opções sem braços são mais assertivas. Agora, se isso não for um problema para você, use e abuse dos móveis amplos.

Como selecionar o tecido do sofá-cama?

Um sofá-cama confortável pode ser produzido em diversos tipos de tecidos. Entre os principais estão o sintético, como corino, suede e couro ecológico, e os naturais, como couro, camurça e linho.

A diferença entre eles está, basicamente, na sensação que cada um pode oferecer. Os tecidos sintéticos, por exemplo, são ótimos para dias em que a temperatura está mais alta, pois eles são mais frios. No entanto, podem ser um pouco desconfortáveis nos dias mais frescos.

Vale lembrar que, caso seu espaço seja muito pequeno, as peças em tons mais claros podem fazer toda a diferença. Isso porque elas geram a sensação de amplitude e luminosidade no lugar.

Aposte nos móveis do Ecadeiras!

Após descobrir todas as características que um sofá-cama confortável precisa ter, que tal fazer suas compras no E-cadeiras? Considerada uma das maiores lojas on-line de móveis, ela oferece um serviço de entrega para todo o país.

Agora, se você quiser aprofundar seus conhecimentos no mundo decorativo, continue navegando pelo Eblog. Por aqui, você encontra tudo sobre tipos de sofás, mesas de centro, racks e muito mais. Aproveite!